quarta-feira, 31 de julho de 2013

Apoio para implantação da escola de pais: uma meta da Secretaria Municipal De Educação De Fraiburgo.


Um dos objetivos da Secretária Municipal de Educação é aproximar sempre mais os pais da escola, neste sentido, uma das metas é implantar a Escola de Pais no município de Fraiburgo. A Escola de Pais é uma associação da sociedade civil, de abrangência nacional, voluntária, sem fins lucrativos, e que possui um reconhecido e experiente trabalho em ajudar os pais a entenderem melhor as atuais transformações e mudanças constantes da vida moderna, no que se refere a educação dos filhos.
Nesta perspectiva, a Secretária de Educação Elionete Francescatto Konkol acompanhou e disponibilizou sua equipe e comissão de trabalho, constituída pela Assistente Social Mavis G. Schleder Cezar Borszcz, Coordenadores do Ensino Fundamental: Elizabete Francescatto, Frederico Idalcir Colombelli e a Nutricionista Cecília Riegert para conhecerem e acompanharem a Escola de Pais que há 18 anos atua no município de Videira.



Os primeiros encontros com a Escola de Pais de Videira iniciaram no mês de julho. A partir daí, começa a próxima etapa que é buscar voluntários na comunidade, entre estes, a Sra. Vilma Mathias é uma das primeiras voluntárias, disposta a receber a preparação necessária por meio de capacitações que serão realizadas com a Escola de Pais do município de Videira, para somente a partir daí com um grupo de voluntários preparados pela Escola de Pais de Videira, iniciarem-se as atividades na comunidade, por meio de um trabalho conjunto com as escolas de Fraiburgo. 

Fraiburgo realiza a VII Conferência Municipal De Assistência Social


O Município de Fraiburgo, através da Secretaria de Ação Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram na tarde desta Terça Feira (30) a VII Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro de Convivência da Melhor Idade “Flor de Maçã”. O objetivo foi avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maves Gislaine Schleder Cezar Borszcz, considerou que o evento foi positivo, alcançando os objetivos previstos, entre eles: A participação de representantes da sociedade civil, usuários da política de Assistência Social, além da participação de servidores públicos municipais. Todos assistiram a Palestra sobre Gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS ministrada pela Professora Universitária Cleony Figur e ao final os presentes contribuíram para a avaliação local e nacional da política de Assistência Social, indicando ações propositivas nesta área.  O resultado da avaliação foi positivo, principalmente da palestra que para todos foi muito esclarecedora. 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Secretaria de Educação receberá Biblioteca Itinerante


O hábito da leitura é um dos momentos mais prazerosos cultivados pelo ser humano ao longo da história. Não só como passatempo. Ler é um exercício para o corpo e para a mente. Mas assim como todo hábito, a leitura também precisa de estímulo para se tornar algo realmente prazeroso.

Para aumentar a quantidade de leitores em Fraiburgo, o município receberá uma “Biblioteca Itinerante”. O Serviço de Bibliotecas Itinerantes foi criado em 1958 com o objetivo de ser uma “biblioteca circulante” e foi motivado sobretudo pelo fato de grande parte da população não ter contato com este tipo de serviço.

Pensando nisso a equipe da Secretaria de Educação desenvolveu um projeto que atenda Fraiburgo num todo e entregou nas mãos da Secretária Elionete Francescatto Konkol. Durante a Expofrai, a Secretária conversou com o Deputado Romildo Titon, o qual lhe pediu que encaminhasse este projeto para seu gabinete em Florianópolis.

A Secretária foi a Florianópolis no inicio do mês de Junho e levou o projeto de uma brinquedoteca para o Deputado José Nei e outro projeto de um Laboratório de Ciências para o Deputado Reno Caramori e o Projeto da Biblioteca Itinerante para o Deputado Romildo Titon

Para alegria de toda a equipe o Projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Fraiburgo foi aprovado e logo Fraiburgo estará recebendo sua Biblioteca Itinerante.

Você sabe o que é uma Biblioteca Itinerante?

A biblioteca é um instrumento de democratização da informação. Na atualidade, a biblioteca itinerante é um espaço privilegiado de informação para a sociedade, sejam idosos, crianças, jovens, adultos, estudantes, trabalhadores, independentes de raça ou classe social. Em um país como o Brasil, onde o livro é caro, é na biblioteca itinerante que o povo tem acesso à cultura escrita de forma “gratuita”.

Biblioteca itinerante: quando o cidadão não vai à biblioteca, ela vai até o cidadão. Podendo ser uma mala, bicicleta, moto, carro, caminhão, furgão, animais e ônibus. Qualquer tipo de transporte que leve o livro até o leitor é uma Biblioteca Itinerante.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Auxiliares de Alimentação dos Centros de Educação Municipais participam de curso de capacitação


Nesta semana de 22/07 à 24/07 os Auxiliares de Alimentação e Nutrição dos Centros de Educação Municipais participaram de um curso de capacitação. Este curso é uma parceria da Secretaria de Educação, SENAI e EPAGRI, sob coordenação da nutricionista da Secretaria de Educação, Cecília Regert e da Extensionista Social, Gerusa Rossi.

No dia 22/07 a instrutora Raquel Guzzi do SENAI aplicou o MÓDULO I: Boas práticas de fabricação e no dia 23/07 as instrutoras Cecília Regert da Secretaria de Educação e Gerusa Rossi da EPAGRI aplicaram o MÓDULO II: Oficina Culinária: "Saúde e Sabor".

Ao todo foram desenvolvidos 4 módulos para serem trabalhados com os participantes do Curso, porém devido as condições climáticas do dia 24/07, os módulos III Gestão Pessoal E IV Procedimentos Operacionais serão aplicados no final do mês de Agosto.

RECEITAS TRABALHADAS NO MÓDULO II


GOMA DE BATATA DOCE

INGREDIENTES

1 kg de batata doce cozida e esmagada;
800 gramas de açúcar;
2 pacotes de gelatina sem sabor e incolor;
2 caixas de gelatina (1 de cada sabor).

MODO DE PREPARO

Dividir todos os ingredientes pela metade;
Levar a metade da receita ao fogo (em uma panela);
Apurar até que desprenda do fundo;
Coloque numa travessa untada com margarina;
Repetir o mesmo processo da primeira parte com a segunda;
Colocar na geladeira  por duas horas;
Cortar e passar no açúcar.


BISCOITOS DIVERTIDOS /PÃO DE MINUTO

INGREDIENTES

1 ovo;
1 xícara de leite;
1 colherinha de sal;
4 xícaras de farinha de trigo;
3 colheres de açúcar;
1 colher de margarina;
2 colherinhas de fermento químico.

MODO DE PREPARO

Junte o ovo, o açúcar e a margarina;
Bata até fazer um creme;
Junte os outros ingredientes;
Por último o fermento;
Faça pãezinhos ou use a criatividade para e faça em formato de biscoitos de estrela, coração, bonecos,... e asse em forno bem quente.


NEGA MALUCA DE FEIJÃO PRETO

INGREDIENTES

1 xícara de feijão preto cozido, sem sal e sem temperos;
½ xícara de óleo;
½ xícara de água;
2 xícaras de açúcar;
2 colherinhas de fermento em pó;
1 colher de achocolatado;
4 ovos;
1 e ½ xícara de farinha de trigo.

COBERTURA

1 colher de sopa de margarina;
3 colheres de  achocolatado;
1 xícara de açúcar;
5 colheres de sopa de leite.

MODO DE FAZER MASSA

1. Cozinhe o feijão, espere esfriar e liquidifique;
2. Bata as claras em neve e reserve;
3. Bata as gemas com açúcar e adicione o óleo de soja;
4. Acrescente o feijão e a farinha de trigo e, aos poucos, a água;
5. Quando chegar a uma massa homogênea, acrescente o fermento em pó, e suavemente, às claras em neve;
6. Unte a forma e polvilhe com farinha;
7. Despeje a massa e leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar.

MODO DE FAZER COBERTURA

1. Misture todos os ingredientes da cobertura e leve ao fogo até dar o ponto de calda grossa;
2. Espalhe sobre a massa pronta.

PIZZA DE ARROZ (Reaproveitamento de arroz)

INGREDIENTES

3 xícaras de arroz cozido;
2 ovos;
1 colher de sopa de margarina;
2 colheres de sopa de ervilha;
2 colheres de sopa de milho verde;
1 xícara de leite morno;
1 colher de fermento químico;
2 xícaras de farinha de trigo;
Sal a gosto.

MOLHO

1 kg de carne moída;
2 cebolas médias;
2 tomates médios;
2 colheres de extrato de tomate;
1 colher de sopa de óleo;
Sal a gosto.

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes em uma tigela manualmente, bem misturados, assar em uma forma untada e enfarinhada em forno médio por mais ou menos 20 minutos.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Colégio de Rio do Sul elogia delegação Fraiburguense que participa da Olesc 2013

Foto: FME

A Escola de Ensino Fundamental Luís Ledra de Rio do Sul recebe a delegação fraiburguense que participa da Olesc 2013, em suas dependências. Na manhã desta quarta-feira (24) a direção da Escola enviou um e-mail para a Fundação Municipal de Esportes elogiando a educação e disciplina de nossos atletas.

Leia na íntegra o email:

"Olá SENHORES da FME

A Escola de Ensino Fundamental Luís Ledra de Rio do Sul - OLESC - precisamos pontuar que:
* A delegação de Fraiburgo, ora hospedada em nossa Unidade de Ensino está de Parabéns pela organização, pela disciplina e da forma que os ATLETAS são tratados pelo GRUPO GESTOR. Percebemos também que a parceria entre ATLETAS e GRUPO GESTOR há uma grande afinidade, motivando-os, estimulando - os com reuniões, orientações enfim, conjugando juntos por melhores resultados.
Parabéns mais uma vez por terem o conhecimento e a sabedoria de conduzir toda a EQUIPE com afetividade e precisão e acima de tudo razão.

Um abraço do POVO da EEF LUÍS LEDRA."

Sendo assim, compartilhamos com toda a população, pois, se nossos atletas têm educação e disciplina é por causa de nossa educação, oriunda dos pais e professores de nossa terra.

terça-feira, 23 de julho de 2013

ATENÇÃO: COMUNICADO IMPORTANTE

Seguindo orientação da Defesa Civil devido a previsão do tempo para os próximos dias, as atividades nos Centros de Educação Infantil - CEI´s - (creches) de TODO O MUNICÍPIO, estão suspensas AMANHÃ, QUARTA-FEIRA (24/07), os pais dos alunos já estão sendo comunicados nas empresas.
A suspensão pode seguir na quinta-feira dependendo das condições do tempo e a liberação da Defesa Civil.

Um Super jogo para um grande objetivo


No próximo dia 31/07/2013 às 20 horas no Centro de Eventos em Fraiburgo, acontece o Super Jogo entre CSM Jaraguá Futsal x Concórdia Futsal, é uma partida válida pela Divisão Especial do Campeonato Catarinense, ambos estão entre os melhores times da Liga Nacional de Futsal.
O principal objetivo é arrecadar fundos para o Hospital de Fraiburgo. Todo dinheiro arrecadado deduzido as despesas será repassado integralmente ao Hospital. A equipe do Jaraguá aceitou o desafio e virá disputar esta partida em Fraiburgo.
O custo será apenas do transporte de vinda e volta, taxa de arbitragem e refeições para as equipes. O valor dos ingressos ficaram definidos da forma que todos possam colaborar.
1 - R$ 10,00 meio ingresso
2 – R$ 20,00 ingresso normal
3 – R$ 30,00 Ingresso Colaborativo, para quem quer colaborar com um valor maior.
6 camarotes serão comercializados para o jogo com o valor de R$ 1.500,00 cada, com direito a 10 ingressos e espaço para divulgação na frente do camarote, lotação por camarote 15 pessoas.

É por uma grande e justa causa, contamos com seu apoio e sua presença. Vamos lotar novamente o Centro de Eventos. 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Secretaria de Educação promove semana de estudos




A Secretaria Municipal de Educação promove entre os dias 22 e 26 de julho a I Semana de Estudos dirigida a todos os professores da rede municipal. O evento objetiva criar um ambiente de aprendizagem entre os profissionais da educação através de palestras, oficinas e estudos dirigidos nas Unidades Escolares, propiciando a troca de experiências e a consolidação na formação dos profissionais da educação.

Objetivo da semana de estudos:

Tem como objetivo principal promover um ambiente de aprendizagem entre os profissionais da educação através de palestras, oficinas e estudos dirigidos nas Unidades Escolares, objetivando a troca de experiências e a consolidação na formação dos profissionais da educação.

Nesta semana de estudos teremos as seguintes atividades:

Palestra com o Sr. Humberto Dalpizzol - AMARP
Palestra com o Sr Thiago Muniz - Praticando Saúde no Trabalho
Preenchimento do PDE Interativo
Oficinas: A Tecnologia como colaboradora nas aulas de Filosofia e Arte
O uso das tecnologias nas aulas de Educação Física
Escolha dos livros didáticos - Séries Finais
Projetos voltados para a Alfabetização
A Arte da Contação de Histórias na Educação Infantil
Era uma vez...brincando com sucatas
A Arte da música e da dança na Educação Infantil
Encontros pedagógicos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3256-3042.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Fraiburgo discute gestão do SUAS na VII conferência municipal de Assistência Social.

O município de Fraiburgo, através da Secretaria de Ação Social e o Conselho Municipal de Assistência Social deram início à organização da VII Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada em 30 de julho, no Centro de Convivência da Melhor Idade “Flor de Maçã”. O objetivo é avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social –SUAS.

A conferência é aberta a todos os interessados em discutir a questão. As inscrições são recebidas na Secretaria de Ação Social. Para isto, basta solicitar o formulário junto a Secretaria ou acessar a página do município de Fraiburgo, www.fraiburgo.sc.gov.br, imprimir o formulário, preencher e entregar na recepção da Secretaria de Ação Social. Outras informações podem ser obtidas através do telefones (49) 3256-3041 (Mavis); 3908-2025 (Jarciane); 3246-2724 (Monica).

Conselheiros de Alimentação Escolar visitam fornecedores


No último dia 15 de julho o Conselho de Alimentação Escolar- CAE, acompanhado da nutricionista da Secretaria de Educação, Cecília Regert,  realizou visitas aos fornecedores da alimentação escolar do Município de Fraiburgo.

Foram visitados os fornecedores da bolacha caseira, carne moída e músculo- pão- leite tipo "c"- arroz e feijão. Os conselheiros que participaram da visita foram Elinilce Dalagnol, Marcia Aparecida Cruz, Rosecler Pimental de Paula e Ruthenea Fritzen.

A nutricionista considera positiva a visita do conselho aos fornecedores, visto a importância da fiscalização constante na  alimentação escolar,objetivando sempre a qualidade.

Na próxima reunião do CAE, no mês de agosto, serão elaborados os relatórios referente as visitas com sugestões , se necessário, aos fornecedores e planejamento de visitas aos fornecedores de outros municípios.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Resultado do Concurso Transcatarina em Fraiburgo







A Prefeitura de Fraiburgo, em parceria com a SC Racing, promoveu o Concurso de Desenho Transcatarina em Fraiburgo. Durante uma semana de inscrições, foram recebidos 121 trabalhos de crianças de todas as escolas da cidade.

Os vencedores, que ganharam um passeio de jipe pela cidade, durante a largada promocional do Transcatarina no dia 17 de julho, são:

Eduardo Batista (6 anos)
Guilherme Crestani (7 anos)
Bruno Duarte Furtado (8 anos)
Guilherme dos Passos Trevor (9 anos)
Matheus Bongiovani de Matos (9 anos)
Mariele Corrêa (10 anos)

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Escolas municipais realizam conselho de classe participativo


Na semana que passou as Escolas Municipais entraram em período de Conselho de Classe. O diferencial que está sendo aplicado neste ano em todas as unidades escolares, é a participação dos pais. Um momento de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, onde professores, pais e alunos interagem sobre como avançar no sentido de uma educação de qualidade e o desempenho do aluno dentro de sala de aula.


Escolas municipais 24 de Junho e Nossa Senhora Aparecida realizam conselho


Na quarta- feira, 10 de julho de 2013, no período matutino e vespertino nas escolas municipais 24 de Junho e Nossa Senhora Aparecida, foi realizado o conselho de classe participativo, onde houve a participação de praticamente todos os pais. É importante ressaltar que avaliado por todos, momentos como esse deve continuar.

Aberto processo para contratação temporária de professores

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Fraiburgo abriu nesta segunda-feira, 15/7, inscrições para o Processo Seletivo para Contratação de Professores em Caráter Temporário.

As vagas são para Educação Infantil, Anos Iniciais e disciplinas de História, Geografia, Ciências e Programas de Saúde, Língua Inglesa, Filosofia ou Teologia, Língua Portuguesa, Matemática e Libras. As inscrições são recebidas no Departamento de Gestão de Pessoal da Prefeitura, em dia e horário de expediente.

Informações na Prefeitura Municipal ou pelo fone (49) 3256-3013. O edital completo pode ser acessado na página www.fraiburgo.sc.gov.br link Editais ACT.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Concurso de desenho Transcatarina em Fraiburgo


Na próxima semana, Fraiburgo vai receber o Rally Transcatarina pelo quinto ano consecutivo. Para estimular a participação das crianças, estamos promovendo o concurso de desenho Transcatarina em Fraiburgo.

Para participar, crianças de 6 a 10 anos devem fazer um desenho sobre o rally e entregar na Prefeitura de Fraiburgo, com nome, nome do responsável, idade, escola, série e telefone para contato, escritos no verso. O período de inscrição é de 9 a 15 de julho e o resultado sai no dia 16. Como prêmio, cinco crianças serão selecionadas para dar um passeio de jipe pela cidade, no dia 17 de julho, durante a largada promocional.

sábado, 6 de julho de 2013

Centro Educacional Municipal Faxinal dos Carvalhos reativa a horta escolar


Com o objetivo de fornecer alimentos mais saudáveis para os alunos, nesta semana iniciou-se a reativação da horta escolar no Centro Educacional Municipal Faxinal dos Carvalhos. Todas as atividades realizadas na horta são orientadas pelos professores, merendeiras e monitores do programa Mais Educação e utilizadas como um instrumento de ensino que torne o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso e significativo para o aluno.

Este ano foram formados grupos de 3 e 4 alunos, onde cada um ficará com um canteiro para cultivar legumes, chás e verduras. Os alunos estão muito empolgados com essa nova atividade. Primeiramente limparam, trocaram idéias e dividiram os canteiros.

No futuro teremos um bom resultado, parabéns a todo pelo empenho .

FONTE: http://escolafaxinaldoscarvalhos.blogspot.com.br

Feliz aniversário!


Feliz aniversário muitos anos de vida....felicidades Secretária Elionete Francescatto Konkol

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Diretores, professores e secretárias participam de curso de Capacitação em tecnologias educacionais


Na manhã desta quarta-feira (03) na sala informatizada da E.E.B.M Padre Biagio Simonetti, aconteceu o curso de capacitação em Tecnologias Educacionais para Diretores, Professores e Secretárias das Escolas e Centros de Educação Infantil do Município. O objetivo do curso é ampliar o conhecimento e interação dos profissionais com as tecnologias presentes dentro da sala de aula.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Presidente da CDL e Secretária de Educação planeja parcerias


O encontro teve como objetivo traçar planos para parceria da Secretaria Municipal de Educação e a CDL Local para desenvolver o “RECICLA CDL NA ESCOLA”. Este ano será a primeira vez que a entidade fraiburguense irá participar deste que é uma realização da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina-FCDL/SC em parceria com as CDLs e as Secretarias de Educação de cada município. Neste ano o Recicla CDL na Escola abordará o tema “COMO POSSO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE”, a onde será desenvolvida um concurso de redação e de desenho sobre o tema. Este concurso se destina aos alunos matriculados no Ensino Fundamental das escolas que compõem a Rede Pública Municipal de Ensino de Santa Catarina.De acordo com Emerson Zabloski, o evento tem como objetivo promover entre os estudantes do ensino fundamental, a conscientização sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente. “E nada mais justo e certo do que promover este concurso com alunos do ensino fundamental, pois, é na base inicial que iremos alcançar o nosso objetivo, que é a preservação do meio ambiente”, enfatizou Zabloski. Somente poderão participar deste Concurso, os alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino, sendo que os alunos de 1º ao 5º ano participarão da modalidade de Desenho e os alunos do 6º ao 9º ano participarão da modalidade de Redação. Para a Secretária de Educação de Fraiburgo, o tema veio em boa hora “pois já estamos projetando a conferência municipal sobre o meio ambiente, seremos parceiros deste projeto sim, irei levar o assunto ao conhecimento dos nossos Diretores e Coordenadores das escolas, na próxima quinta feira (4) onde terei uma reunião de trabalho com eles”, disse Elionete Konkol. O concurso terá duas etapas, a municipal e a estadual e terá como premiação dos trabalhos vencedores na modalidade redação e desenho um kit escolar, contendo mochila, cadernos, estojos de lápis, estojos de canetas diversas, bonés, e camisetas. Na fase final que é a estadual os trabalhos vencedores (cinco de cada modalidade) ganharão 01 netbook. Os professores orientadores dos vencedores estaduais, em ambas as modalidades, receberão um notebook. A CDL e a Secretaria Municipal de Educação deverão realizar a seleção da redação e do desenho que representará o município até o dia 30/09/2013 com envio para a FCDL /SC até o dia 15/10/2013.

Fonte: FLÁVIO FURTADO Assessor de Comunicação CDL Fraiburgo