quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Fraiburgo recebe Projeto Rondon – Operação Rio do Peixe


Realizou-se na tarde de 25 de fevereiro no município de Curitibanos a abertura oficial do projeto Rondon – Operação Rio do Peixe. Sendo Fraiburgo um dos 11 municípios contemplados com a iniciativa estiveram presentes no evento o Sr. Prefeito Ivo Biazzolo, a Secretária de Educação Claudete Gheller Mathias e alguns representantes da Secretaria de Educação.

O Projeto Rondon – Operação Rio do Peixe visa promover a integração da Comunidade Universitária com a sociedade, trabalhando com diferentes setores e idades, desenvolvendo a cidadania e o espírito solidário em contato com servidores públicos, lideranças comunitárias e sociedade civil para atuar, de forma multidisciplinar, nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Justiça, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção. Dessa forma, colabora com a formação profissional dos acadêmicos, aproximando-os da comunidade.

Fraiburgo recebe 18 Universitários, acompanhados de 1 Monitor e 1 Professor que desenvolverão atividades nas escolas públicas e Centros de Educação Infantil em busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável da comunidade e amplie o bem-estar da população durante o período de 26 de fevereiro a 07 de março.





sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sala Multifuncional

Escola de Educação Básica Municipal Padre Biagio Simonetti: Sala Multifuncional: Nova Aquisição Play Table     A sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE - recebeu da Secretaria de Educação uma mesa P...

EDUCAÇÃO DE FRAIBURGO INVESTE EM NOVAS TECNOLOGIAS E CONQUISTA APOIO DO MEC EM PROJETO

           Em 2012 o município de Fraiburgo ganhou destaque regional por ser o único a contar com salas informatizadas para todos os alunos matriculados entre o segundo e o quinto ano. Perseguindo a ampliação deste projeto a Secretaria Municipal de Educação prospecta que até o final de 2015 todas as salas de aula - do primeiro ao nono ano - nas 17 escolas da rede municipal, estejam 100% informatizadas.
         Uma tarefa que exige esforços contínuos, mas que ao final será recompensadora, pelo menos e essa a avaliação da Secretária Municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias. Nesse sentido, um dos projetos que ganhou força foi a implantação do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM. “Nós elaboramos e encaminhamos a proposta ao Ministério de Educação – MEC e conquistamos a aprovação do Ministério para implantação”, lembrou a secretária.
O Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM é uma estrutura descentralizada do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, especializada em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação. Entre as principais vantagens do NTM está a facilidade em proporcionar aos educadores qualificação nas novas tecnologias. 
Vale ressaltar também que além de prestar suporte pedagógico e técnico às escolas, a principal função do NTM é a capacitação de profissionais da educação para o uso das tecnologias disponíveis no ambiente escolar. “Acreditamos que com esse projeto será possível integrar as tecnologias de informação e comunicação no currículo escolar abrangendo todos os profissionais, e consequentemente, atingindo todos os alunos com um melhor desempenho na sua aprendizagem”, ponderou Claudete. 
Os equipamentos enviados pelo Governo Federal já estão no município e o espaço físico - na própria Secretaria de Educação - é readequado para atender as exigências do projeto. Também vão ser disponibilizados técnicos e educadores especialistas em tecnologias educacionais, os quais serão responsáveis pelo planejamento, organização e execução das ações do NTE.
A metodologia prevê que os cursos sejam desenvolvidos na modalidade de Educação a Distância – EAD, semipresencial, utilizando diferentes mídias digitais, materiais impressos e encontros presenciais sob a supervisão de um multiplicador.
“Com a instalação nossos professores terão fácil acesso a cursos de formação inicial e continuada, principalmente o conjunto de processos formativos do Programa Proinfo Integrado: Introdução à Educação Digital; Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s” , Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem”, explicou a secretária. Claudete ainda avaliou que “oportunizar aos professores formação continuada é o primeiro passo para que eles reconheçam as potencialidades do uso das tecnologias, planejem e vivenciem novas experiências, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação inovadora e de qualidade”, explicou a secretária.
Mapa do município 
Atualmente a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes coordena dezessete Escolas Municipais, quinze Centros de Educação Infantil e dois polos de Educação de Jovens e Adultos, abrangendo cerca 5627 alunos, sendo 3870 de Ensino Fundamental e 1.604 de Educação Infantil e 153 de Educação de Jovens e Adultos. 
Além das salas de aula, o município de Fraiburgo conta com todas as secretarias de escolas informatizadas e com internet para atividades administrativas. Também conta com salas de Atendimento Educacional Especializado que recebem anualmente recursos do FNDE/MEC. 


Ascom Município de Fraiburgo - Jornalista: Andréa Melo

LAYOUT DO NTM


EQUIPAMENTO A SER INSTALADO

PROFESSORES DE A.E.E. RECEBERAM CAPACITAÇÃO PARA USO DAS MESAS INTERATIVAS

   Em dezembro de 2014 o município de Fraiburgo adquiriu um novo recurso pedagógico que irá facilitar o trabalho desenvolvido para os alunos que frequentam as salas de Atendimento Educacional Especializado - AEE. Integrada com jogos e atividades lúdicas especialmente construídos para desenvolver o lado cognitivo da criança, a Mesa Interativa é o que há de mais moderno quando o assunto é explorar as habilidades de raciocínio, concentração, percepção, classificação e compreensão, além da coordenação motora da criança. 
Na última sexta-feira, 13/2, a coordenação pedagógica da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e um grupo formado por professores das salas de A.A.E. e psicopedagogas participaram de capacitação para o uso da tecnologia, fornecida pelos técnicos da empresa desenvolvedora do sistema. O encontro foi realizado no Centro Educacional Antonio Porto Burda. 
A mesa interativa touchscreen pode ser utilizada simultaneamente por até 6 alunos. As atividades contemplam as disciplinas de matemática, língua portuguesa, ciências, inglês, entre outras. A mesa também conta com sistema Wi-Fi, que permite a fácil atualização do material já adquirido. 
Hoje o município conta com seis salas de Atendimento Educacional Especializado contemplando as escolas Nações, Santo Antônio, Padre Biagio, São Sebastião, São Miguel e Antônio Porto Burda. Outras três estão em fase de implantação nas escolas Faxinal dos Carvalhos, Carlos Gomes e São Cristóvão. 
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) está definido no Decreto Federal nº 7.611. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP considera que este atendimento gratuito deva ser oferecido aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e deve ser oferecido de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.





Ascom Município de Fraiburgo - Jornalista: Andréa Melo

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

FNDE libera R$ 173 milhões para bolsas do Pacto do Ensino Médio e Alfabetização na Idade Certa

Ao todo, 423 mil participantes do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa receberão as parcelas de suas bolsas nos próximos dias, movimentando um total de R$ 173 milhões, liberados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As bolsas são um eixo importante de ambos os programas, que permitem aos educadores participar de programas de formação continuada. Segundo Idilvan Alencar, presidente do FNDE, “os programas são estratégicos para o Brasil, e as bolsas fazem muita diferença para os profissionais do dia-a-dia da educação”.
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.
Já o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pacto pela Alfabetização terá novo ciclo a partir de abril

Está previsto para abril o início do terceiro ciclo do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com universidades públicas e os sistemas de ensino de estados e municípios. O curso, presencial, qualifica professores das redes públicas da educação básica que lecionam em turmas de alfabetização, do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental.
Na primeira etapa do pacto, em 2013/2014, os professores receberam formação em letramento; na segunda, em 2014/2015, em matemática, curso que será concluído em março próximo, de acordo com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB). O terceiro ciclo, que será desenvolvido em 2015 e 2016, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças.
De acordo com dados da coordenação de formação continuada de professores da SEB, dos 317.207 educadores inscritos no ciclo do letramento, 313.598 concluíram o curso; no ciclo de matemática, que está em fase final, 311.194 educadores estão em aula e devem finalizar a formação em março próximo.
A qualificação dos docentes alfabetizadores tem duração de 120 horas por ano, com metodologia que propõe estudos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados.
Parceria – O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é realizado por uma parceria que reúne quatro segmentos com responsabilidades compartilhadas: o Ministério da Educação, uma rede de universidades públicas federais e estaduais, as redes estaduais e municipais e os professores alfabetizadores.
São responsabilidades do MEC os encargos das bolsas de estudos pagas aos alfabetizadores e das demais bolsas – para educadores das universidades envolvidas na formação, aos coordenadores no pacto nos estados, Distrito Federal e municípios e aos professores orientadores dos cursos em cada município. Também é atribuição do ministério providenciar, produzir e distribuir cadernos de formação dos educadores e enviar material didático, paradidático, dicionários, obras literárias e jogos às escolas que tenham classes de alfabetização.
Cabe às instituições públicas de ensino superior que aderiram ao pacto – hoje elas são 41 e representam as cinco regiões do país – coordenar, supervisionar e qualificar os professores formadores. As tarefas dos estados, Distrito Federal e municípios que aderiram ao pacto são criar condições para que os alfabetizadores tenham acesso à formação continuada, designar coordenadores das ações do pacto em âmbito estadual e municipal e selecionar alfabetizadores experientes em cada rede para orientar os cursos.
As escolas também têm responsabilidades no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Elas devem liberar os educadores para a formação, presencial, e fazer avaliação diagnóstica anual das suas turmas de alfabetização.
Ionice Lorenzoni

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – CONHEÇA ALGUNS NÚMEROS NO INÍCIO DO ANO LETIVO

Após duas semanas do retorno às aulas a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes fez um balanço positivo dos primeiros dias. Em 9 de fevereiro 4.292 alunos começaram as atividades nas 17 escolas municipais e também nos Centros de Educação de Jovens e Adultos e já no primeiro dia receberam do município o Kit Escolar.
Como é praxe a Secretaria de Educação optou pela entrega de kits diferenciados, os quais atendem as necessidades específicas de cada grupo escolar. O kit infantil, por exemplo, foi composto por apontador, borracha, cadernos de linguagem, caderno de cartografia, lápis de cor e lápis grafite. Já o kit para alunos do ensino fundamental séries iniciais contemplou apontador, borracha, cadernos de linguagem, de cartografia e caligrafia, caneta azul, cola branca, régua, lápis de cor e lápis grafite. Os alunos do ensino fundamental - séries finais – e os alunos da Educação de Jovens e Adultos receberam apontador, borracha, caderno 10 matérias, caderno de cartografia, caneta azul, cola branca, régua, lápis de cor e lápis grafite.
O investimento do município na compra dos kits foi de R$ R$ 94.485,00 
Merenda Escolar 
Em média por ano o município, com recursos próprios e do Governo Federal, custeia a merenda escolar que é servida diariamente aos mais de 6 mil alunos. Em 2014 foram preparadas 2.200.948 servidas nas Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil e Educação de Jovens de Adultos.
As refeições são elaboradas com intuito de atender as necessidades nutricionais diárias de cada faixa etária. Por este motivo, a Secretaria de Educação conta com nutricionista que é responsável pela elaboração dos cardápios e fiscalização das cozinhas, essa última atribuição também a cargo do Conselho Municipal de Alimentação Escolar. 
Em 2015 com a implantação do Programa Mais Educação nas escolas Santo Antônio e Antônio Porto Burda, que atendem 250 alunos em tempo integral, são preparadas mais 500 refeições diárias além do habitual. 
Transporte Escolar
A Secretaria Municipal de Educação conta com uma frota própria e também terceiriza uma parte do serviço. Diariamente são transportados pelo município 1900 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno num total de 54 linhas que atendem o interior. Por dia são percorridos 4.210 quilômetros. 








Fotos: SME Fraiburgo


Ascom Município de Fraiburgo - Jornalista: Andréa Melo

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Início do Ano Letivo



O ano letivo iniciou na manhã de 09 de fevereiro com o retorno de aproximadamente 4292 alunos do Pré II ao 9o. ano e Educação de Jovens e Adultos.

Créditos EEBM Padre Biagio Simonetti

Créditos: CEM Antonio Porto Burda
Créditos: CEM São Sebastião


Volta às aulas.

Escola de Educação Básica Municipal Padre Biagio Simonetti: Volta às aulas.:   Bom Dia !!   Estamos retornando. Os trabalhos na escola Padre Biagio Simonetti tiveram início na primeira semana de fevereiro para...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Capacitação JEEP

Aconteceu entre os dias 04 a 06 de fevereiro nas dependências da EMEF PROF EURICO PINZ a segunda etapa do curso de formação JEEP. Poderiam participar desta etapa professores que já haviam participado das primeiras orientações em 2014.

As escolas contempladas serão EMEF Prof Eurico Pinz, CEM Antonio Porto Burda e CEM Prof Juviliano Manoel Pedroso.

FOTO: EMEF Prof Eurico Pinz

FOTO: EMEF Prof Eurico Pinz

FOTO: EMEF Prof Eurico Pinz
 O JEPP, que já é aplicado com sucesso em vários estabelecimentos de ensino públicos e privados de outros Estados, é destinado a crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para cada ano do Ensino Fundamental existe um tema específico, com uma metodologia que favorece o desenvolvimento da coletividade, que é de suma importância para a iniciação das crianças no empreendedorismo. Objetivo é estimular o comportamento empreendedor, tornando-os protagonistas de suas próprias vidas. A metodologia do projeto, que possui abrangência nacional, tem como base dois eixos: o plano de negócios e o comportamento empreendedor.

No JEPP, o Sebrae capacita os professores para que sejam os facilitadores em sala de aula e ainda acompanha o programa nas escolas através de visitas periódicas para monitoramento e avaliação.
FOTO: EMEF Prof Eurico Pinz

FOTO: EMEF Prof Eurico Pinz

Sobre o projeto

O JEEP tem o objetivo de despertar características empreendedoras em estudantes desde a infância. O curso é uma iniciativa do Sebrae e foi criado há mais de 10 anos em São Paulo. O projeto visa preparar crianças e adolescentes para o mercado de trabalho seja seguindo carreira em uma empresa, seja abrindo o próprio negócio. Na metodologia do curso, os alunos interagem e vivenciam experiências que estimulam a vontade e o interesse em planejar e empreender.
De forma transversal, também são trabalhadas a cultura da cooperação, a cultura da inovação, a eco sustentabilidade e a ética e cidadania.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

EDUCAÇÃO PARA O HOJE FOI O TEMA EM PAUTA EM EVENTO QUE ABRIU OFICIALMENTE ANO LETIVO

Aproximadamente 900 pessoas entre professores, diretores, agentes de serviços gerais e auxiliares de alimentação e nutrição lotados na Secretaria Municipal de Educação, participaram na manhã desta quarta-feira, 4/2, do evento que marcou a abertura do ano letivo 2015, realizado no Centro Municipal de Eventos.
Por mais de uma hora e meia o palestrante de renome nacional, Nailor Marques Junior abordou o tema ‘Educação para o hoje’. Na visão do professor aprender implica em quatro estágios, curiosidade (não sei que não sei), confusão (querer saber é uma arma contra o tédio), entendimento (sei que sei, mas preciso pensar) e excelência (sei sem precisar pensar). Neste sentido defendeu assertivas que devem ser levadas em conta para que se tenha qualidade no processo, tais como, sem sentido e confiança não há aprendizagem, ensinar é conectar tradição e contemporaneidade, o futuro é hoje, precisamos parar de prever o passado.
Fotos: Andrea Melo
Fotos: Andrea Melo
Fotos: Andrea Melo

Presente no evento, o prefeito Ivo Biazzolo ponderou que investimentos têm sido feitos para garantir que os fraiburguenses tenham sempre qualidade e que eles são sempre pensados também para o futuro. “Prefeitos vão e vem, mas a educação fica. É nisso que temos que pensar, em oferecer o melhor pela educação que deixaremos aos nossos filhos, netos e outras gerações”, concluiu.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Claudete Gheller Mathias considerou que, para garantir um bom aproveitamento o ano todo, é primordial que todos os funcionários estejam bem preparados para receber os estudantes. “Mais um ano letivo que se inicia, com ele novas expectativas, novos projetos, novos desejos que tudo aconteça dentro do esperado, mas para isso se faz necessária muita dedicação e acima de tudo planejamento”, ressaltou Claudete.
A secretária relembrou ainda que entre as metas da Secretaria Municipal está o foco nos quatro pilares da Educação, quais sejam, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, e aprender a ser. “Acrescento ainda as competências que defende o sociólogo suíço Philippe Perrenceud, saber cooperar em rede, conceber a escola como uma comunidade educativa , aprender a se sentir um membro efetivo da equipe. Se você domina esses conceitos já tem meio caminho andado para compreender as necessidades desse momento inicial e assim certamente irá ajudar a somar e não dividir o grupo”, concluiu.


Ascom Município de Fraiburgo - Jornalista: Andréa Melo
 

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Abertura Ano Letivo

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes tem a honra de convidar a todos os funcionários da Educação, do Departamento de Cultura e Fundação Municipal de Esportes para participar deste momento importante que vem oficializar o início das atividades em 2015.