segunda-feira, 20 de julho de 2015

A MAGIA DA CONTAÇÃO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - CEI Estrelinha

A contação de história no desenvolvimento escolar e cognitivo favorece, aguça e ativa o conhecimento da criança por meio do imaginário, do criar e recriar, do conte outra vez. Faz a criança apropriar-se de um mundo mágico, com grandes possibilidades de viagem pelo mundo do encantamento, proporciona abertura de portas, permitindo um desenvolvimento linguístico a partir do enriquecimento do seu vocabulário, além de todo um contexto que envolve a reprodução da literatura ou contação de história vivenciada. A contação de história também traz a possibilidade de contextualizar o conteúdo escolar de uma forma interdisciplinar, lúdica e prazerosa, oportunizando um momento pedagógico.
Contar histórias não é tarefa difícil, o desafio está em contar histórias em diferentes práticas de leitura, como acontece na vida real. No CEI o contato com a língua materna e as práticas de leitura devem estar presentes no cotidiano das crianças desde bem cedo, devem ser o mais lúdicas, prazerosas e divertidas possível, para que, se desperte nelas o prazer pela leitura e o seu pleno desenvolvimento.
Longe de ser um modismo, utilizar materiais lúdicos como o avental de histórias, fantoches, dedoches, roupas e acessórios, podem ser uma estratégia muito útil para variar as práticas em sala, e são materiais que já tem sido explorado por vários professores. Por meio da leitura em voz alta e do movimento das ilustrações que acompanham as narrativas, dá para mostrar aos pequenos que é possível recontar histórias conhecidas com as próprias palavras e criar, que nunca serão contadas da mesma maneira.
O uso destes materiais, estimula a intervenção das crianças, que ficam quase que hipnotizadas com os cenários coloridos e com o movimento das personagens, bem próximos e ao alcance de suas mãos. E o melhor de tudo é que todos podem pegar e manipular as personagens, mudando muitas vezes, o desfecho das histórias.
Com a contação de histórias, seja ela realizada pelo uso de aventais, fantoches, livros ou outros materiais, acontecem o despertar da linguagem que é crescente e diariamente observado pelas professoras nas crianças pequenas, bem como o seu interesse pelas histórias. É assim, desde a primeira infância e de maneira lúdica, que se formam futuros leitores, autônomos, críticos, pensantes e não com a leitura passiva de histórias contadas e recontadas sempre do mesmo jeito.



Colaboração: Coordenadora Alessandra Zonta, habilitada em Educação Infantil e Series Iniciais, pós graduada em Educação Infantil e Series Iniciais, Alfabetização e Letramento e Educação Especial e Interdisciplinaridade; Professora Rosângela de Paula, formada em Pedagogia, Pós Graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais; Cheila kelen Schulze, Auxiliar de Sala.






sexta-feira, 17 de julho de 2015

Pesquisa com alunos do 9º ano CEM São Sebastião


O Continente Asiático apresenta grande diversidade natural e cultural, além de níveis de desenvolvimento econômico díspares, com países muito ricos como o Japão e outros pobres como Bangladesh.Com base nisso percebeu-se a importância de estudar e conhecer melhor a cultura desse continente, de maneira prática,diferenciada e diversificada. Assim os alunos do 9 º ano "B" organizaram-se em duplas e escolheram um país Asiático para desenvolverem sua pesquisa sobre a cultura, culinária, pontos turísticos entre outros. Posteriormente os alunos confeccionaram slides para apresentação do trabalho e também trouxeram um prato da culinária do país escolhido para compartilhar com os seus colegas da sala.

Disciplina: Geografia

Professora:Juliana Thibes Ribeiro Calais








quarta-feira, 15 de julho de 2015

CONHECIDOS OS VENCEDORES DA ETAPA MUNICIPAL DO 1º ENGLISH SPELLING

      Quando a Secretaria Municipal de Educação idealizou e incluiu o English Spelling (Soletrando em Inglês) na lista de projetos para 2015 não esperava o sucesso obtido na primeira edição, encerrada nesta terça-feira, 14/7, no auditório da EEF Bairro das Nações.
Com a finalidade de incentivar o estudo da Língua Inglesa a nova proposta iniciou em maio com a participação de alunos do 6º ao 9º ano de sete escolas municipais, sendo elas, EEF Bairro das Nações, CEM Dona Zenaide da Costa, EEBM Padre Biagio Simonetti, EMEF Profº Eurico Pinz, EBM Santo Antônio, CEM São Miguel e CEM São Sebastião.
Foram duas etapas envolvendo 1553 estudantes. Na primeira delas, denominada Etapa Escolar realizada dentro da instituição, cada aluno participante recebeu 300 palavras em Inglês para estudar durante 30 dias e assim ter condições em soletrá-las em inglês. Nessa fase cada escola elegeu o representante para Etapa Municipal.

Primeiro lugar na Etapa Escolar

Escola
Professora
Aluno
Série
EEF BAIRRO DAS NAÇÕES
Eliane de Mellos
PEDRO HENRIQUE BONETI SALVADOR
7º ANO A
CEM DONA ZENAIDE
Valdemir Persch Sobrinho
MARIANA SOUZA DOS SANTOS
7º ANO A
EEBM Pe BIAGIO SIMONETTI
Eletícia Marciane Dal Magro Perazzoli
EDINA ROBERTA MEIRA
9º ANO A
EMEF PROFº EURICO PINZ
Ana Paula Cordeiro
MARCELO BETTIOLO DOS SANTOS
8º ANO A
EBM SANTO ANTONIO
Carolina Meneghini Chechi
BRUNA GUSTMANN
9º ANO A
CEM SÃO MIGUEL
Fabiana das Graças de Oliveira
ANDRESSA LUZIA NUNES DA ROSA
6º ANO A
CEM SÃO SEBASTIÃO
Graziele Ap. Novakoski de Oliveira
LUCAS FERNANDO ZANELA MELLO
9º ANO B


Os sete competidores finalistas receberam outras 50 palavras e tempo de estudos de sete dias, totalizando 350 palavras na segunda etapa. Para surpresa da organização, após 40 rodadas dois finalistas se mantinham firmes na disputa, o que levou a organização a premiar os dois alunos em primeiro lugar, sendo eles, Marcelo Bettiolo dos Santos, aluno do 8o ano A, da EMEF Prof. Eurico Pinz e Pedro Henrique Boneti Salvador, aluno do 7º Ano A, da EED Bairro das Nações. O segundo lugar ficou com a aluna Bruna Gustmann, do 9º ano B, da EBM Santo Antônio e em terceiro a aluna Edina Roberta Meira, do 9º ano A, da EEBM Padre Biagio Simonetti.
Para a secretária Municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias o sucesso da iniciativa é resultado do empenho dos professores da disciplina de Língua Inglesa, “que conseguiram incentivar seus alunos a estudar e participar de uma competição saudável, uma competição em prol da aprendizagem”. A secretária também destacou o excelente nível demonstrado entre os sete competidores finalistas, evidenciado o retorno positivo do processo de ensino e aprendizagem.
Ascom Município de Fraiburgo
Jornalista: Andréa Melo
Fotos: Secretaria Municipal de Educação 









 

terça-feira, 14 de julho de 2015

Festa Junina - CEI Arnoldo Frey

A comemoração da festa junina começou há muito tempo, com os povos persas e egípcios, pois eles tinham como prática de subsistência o cultivo da terra, e realizavam rituais de fertilidade para o crescimento das plantações, buscando uma boa colheita. Esses rituais aconteciam no início do ciclo agrícola. Na era cristã, mesmo que fossem considerados pagãos estes rituais permaneceram desde o século XIV.
Entre as comemorações mais se destacavam as queimadas das fogueiras que simbolizavam a vitória da luz e do calor, e a igreja resolveu colocar uma nova simbologia para as fogueiras. Juntamente com os fogos, vieram outros hábitos festivos, danças da quadrilha, com essa festa, um dos objetivos da igreja havia sido conquistado: unir o povo a religião, isto é, nos dias santificados, as ruas, casas e janelas eram enfeitadas, em consequência disso comemoram-se os dias de São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio, completando o ciclo de eventos festivos da igreja.
Hoje, essas festas já fazem parte da cultura brasileira, sendo assim a segunda festa mais comemorada no Brasil.
A festa junina é uma festa que traz muita arte popular com influencias própria dependo da região em que é comemorada. Os trajes trazem características locais, como chapéus de palha, tecidos floridos ou xadrez nas vestimentas, casamento caipira, discurso do padrinho, brincadeiras, comidas típicas, danças, músicas e muita alegria.
A festa junina é um tema que desperta interesse nos alunos, pois logo nos primeiros dias de junho já os professores começam a falar para as crianças sobre as festas de São João, e outros desse mês, e os alunos ficam eufóricos e ansiosos aguardando pela realização da festa no C.E.I.
Trabalhamos com os alunos do Berçário I - II e Maternal I, através dos diálogos explicamos quem são os santos, através de gravuras históricas, dança, cantos, músicas típicas, brincadeiras e comidas típicas, trajes da roça, fogueiras. E os cuidados que temos que ter com a fogueira.

Atividade realizada foi: confecções das bandeirinhas, casal caipira, fogueira, ensaio da dança e muitas cantigas e danças caipiras com objetivo sempre estimular a oralidade percepção, psicomotricidade e a socialização.

Professoras Berçário I e II e Maternal I: 

Soelene Moraes da Silva e
Ivone Verona











segunda-feira, 13 de julho de 2015

PROFESSORES CONCLUÍRAM ETAPA DE CAPACITAÇÃO DO JEPP

      A Secretaria Municipal de Educação realizou em junho mais uma etapa de capacitação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP. O projeto, resultado de parceria com o Sebrae, é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora.
Nesta etapa os professores do ensino fundamental - Anos Iniciais e Finais vivenciaram na prática a metodologia do programa para posterior aplicação em sala de aula.
O JEPP é um projeto direcionado para alunos do 1º ao 9º ano e tem como objetivo principal despertar e fortalecer o espírito empreendedor nos alunos através de uma metodologia que desperta no educando a interação, a vontade e o interesse em planejar e empreender. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).
Além disso, de maneira transversal o trabalho também é voltado para a cultura da cooperação, a cultura da inovação, sustentabilidade, ética e cidadania.


Com informações da Secretaria Municipal de Educação

Ascom Município de Fraiburgo
Jornalista- Andréa Melo