quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mais Cultura - visita professores de Arte

O professor Renato Goetten do Centro Cultura Egon Frey vem trabalhando na CEM Macieira, através do Programa Mais Cultura, oficinas musicais envolvendo professores e alunos. A professora Claudete Tibes Zonta também participa das formações, podendo em breve, atuar como multiplicadora do projeto nas escolas da rede municipal.

Neste semestre os professores de Arte tiveram a oportunidade de participar de um momento de formação observando o trabalho realizado com os alunos além de produzirem materiais alternativos para aulas de música na escola. 

O encontro foi regado a muito entusiasmo, além da troca de ideias que sempre muito rica é essencial para o surgimento de novas metodologias.



































REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS EM FRAIBURGO

           O município de Fraiburgo através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com o Centro Cultural Egon Frey realizou no Auditório da Secretaria dia 24 de setembro de 2015 encontro com as pessoas envolvidas com a Cultura da região do meio-oeste de Santa Catarina.
            Neste encontro foi discutido sobre as eleições do Conselho Nacional de Políticas Culturais com os representantes da sociedade civil, da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Fraiburgo Claudete Gheller Mathias, do Conselho Nacional de Políticas Culturais Vânia Franceschi Vieira, do Conselho Estadual de Cultura através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira Maria Miria Rambo da Silva e Rosimar Bertoncello e do do Centro Cultural Egon Frey Renato Goetten e Aldani da Rocha Frey.
      O Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC neste ano renovará o conselho com representantes do poder público e da sociedade civil em 17 setoriais: Arquitetura e Urbanismo, Dança, Culturas Populares, Cultura Afrobrasileira, Cultura Indígena, Teatro, Artes Visuais, Arte Digital, Design, Moda, Música, Literatura, livro e leitura, Arquivos, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Circo.
        Estas setoriais discutirão sobre as políticas públicas com as pessoas que diretamente estão trabalhando com a cultura em suas áreas de acordo com o Sistema Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Cultura.
        Estão concorrendo a delegados por Santa Catarina e que são da nossa região: DESIGN – ADRIANO SANTOS - Fraiburgo, MÚSICA – MOZARA LENZI – Curitibanos e TEATRO – KLEBER RIBEIRO – Arroio Trinta.

        Daí a importância da participação de todos que querem ver suas áreas desenvolvendo culturalmente e economicamente.





segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Biblioteca Itinerante visita a CEM Antonio Porto Burda


No dia 28 de agosto de 2015, a Secretaria da Educação de Fraiburgo, proporcionou aos alunos da Escola Antônio Porto Burda a Biblioteca Itinerante, onde fizeram uma viagem ao mundo dos livros, num ambiente agradável e descontraído, fora de suas salas de aula. Esse momento foi muito agradável e os alunos ficaram fascinados diante das várias opções de literatura que agradaram as diferentes preferências dos leitores, sendo as histórias em quadrinhos o gênero mais procurado. Esse momento proporcionou um mundo de descobertas e prazer, onde eles se divertiram, ficaram informados, estimularam a imaginação, a fantasia e a criatividade. Espera-se que a Biblioteca Itinerante volte logo a essa instituição, pois os alunos aguardam ansiosos .
Para a leitura não tem hora, não tem idade, nem mesmo lugar.
Sempre é tempo de Ler.


Bibliotecária Thaiza Dos Santos.







sábado, 26 de setembro de 2015

Releitura da Obra de Diego Maria Rivera - CEM Antônio Porto Burda



  A turma do Pré C, da professora Marcia Savian realizou um trabalho interdisciplinar com a professora de Arte Alvina Souza, através da releitura da obra “ Vendedora de Flores”, do pintor mexicano Diego Maria Rivera. Para realizar a atividade proposta, os alunos moldaram o copo de leite em folhas sulfite A4 pintadas e fizeram colagem de papéis crepom, papéis recortados e carimbos com os dedos, reproduzindo a obra. Por meio dessa atividade, eles fizeram comparações de cores, formas e textura, discutindo a relação entre a flor e sua forma.




Primavera: A mais bela das estações- CEM Antonio Porto Burda

A professora regente Rosimar A. Scapinello Pitt e a professora de Arte Alvina Souza, da turma do Pré B, para complementar o material do livro Entrelinhas, optaram em trabalhar a obra de arte Os Girassóis, de Van Gogh, usando como materiais: papel Paraná, tinta guache para fazer textura com bucha vegetal; rolinho de papel higiênico trazido pelas crianças e revistas velhas.
Através dessa atividade foi comemorado a chegada da Primavera.

Professoras: Rosimar A. Scapinello Pitt e Alvina Souza.






terça-feira, 22 de setembro de 2015

3° Encontro

Realizou-se nas dependências da EEF Bairro das Nações na noite de 21 de setembro o 3° encontro de Formação PNAIC/2015.

O texto utilizado encontra-se na página 34 a 45.

Tema: O tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como ele integrador do ensino.






segunda-feira, 21 de setembro de 2015

REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS

              

          O município de Fraiburgo através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com o Centro Cultural Egon Frey estará realizando no município  reunião com todas as pessoas envolvidas com a Cultura da região do meio-oeste de Santa Catarina.
         Dia  24 de setembro às 18:00h no auditório da Secretaria de Educação estarão falando sobre o Conselho Nacional de Políticas Culturais e Economia Criativa a representante deste Conselho  Vânia Franceschi Vieira e um representante do Conselho Estadual de Cultura .
        O Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC neste ano renovará o conselho com representantes do poder público e da sociedade civil em 17 setoriais: Arquitetura e Urbanismo, Dança, Culturas Populares, Cultura Afrobrasileira, Cultura Indígena, Teatro, Artes Visuais,  Arte Digital, Design, Moda, Música, Literatura, Arquivos, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Circo.
          Estas setoriais discutem as políticas públicas  com as pessoas que diretamente estão trabalhando com a cultura em suas áreas de acordo com o Sistema Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Cultura.
        Daí a importância da participação de todos que querem ver suas áreas desenvolvendo culturalmente e econômicamente.
          Santa Catarina estará mobilizada em todo estado durante esta semana para que as pessoas tomem conhecimento do processo eleitoral do Conselho Nacional de Políticas Culturais para que aumente a representatividade do estado junto ao Conselho.
       Este é o momento de participar para que a região e Santa Catarina consolidem suas práticas culturais em termos de políticas públicas de Cultura.
       A Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Fraiburgo, Claudete Gheller Mathias convida a todos que participam de associações culturais, são artistas ou trabalham com a cultura de alguma forma para que participem desta reunião do dia 24 de setembro às 18:00, em Fraiburgo.