sexta-feira, 29 de abril de 2016

Professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino passam por Capacitação



Aconteceu no dia 25 de abril de 2016, às 13h30min, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação uma capacitação para os professores da disciplina de Ciências que trabalham com as turmas de séries finais do Ensino Fundamental. A referida capacitação teve como objetivo orientar os professores no trabalho com a Tabela Periódica. A mesma foi realizada pelo Professor José Carlos Gonçalves, autor da obra "Tabela Atômica" com 30 edições de 1981 a 2007 e Professor de Química desde 1976.



 


















O que é a Tabela Periódica?

A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. São muito úteis para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização.




quinta-feira, 28 de abril de 2016

Conselho Municipal de Educação realiza visitas nas escolas municipais

O Conselho Municipal de Educação reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 28, para realizar visitas em algumas unidades escolares. As visitas fazem parte das atribuições dos conselheiros e reforçam a importância do colegiado conhecer a realidade das unidades escolares. 

Foram visitadas:

EEBM Padre Biagio Simonetti
CEI São José
CEI Zenaide da Costa

Também foram  observadas obras nas unidades escolares:

EEF Bairro das Nações
EBM Santo Antônio
CEI Santo Antônio






terça-feira, 26 de abril de 2016

3º ENCONTRO FAMÍLIA E ESCOLA


Acontece no dia 04 de maio, às 19h30min, no Centro de Eventos “Sebastião Andrade dos Santos”, o 3º Encontro Família e Escola. O Encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e terá como abertura, a palestra com o tema:Família Feliz”, com o palestrante João Carlos de Oliveira, da cidade de Curitiba.

João Carlos de Oliveira é Pós-Graduado em Educação Não-Formal e Liderança de Equipe pelo HISTRADUT em Israel; Representante do IIDAC/UNICEF no Brasil para assuntos da juventude; Formado em Artes Cênicas pela FAP-PR; Consultor Empresarial na área motivacional e qualidade de vida em inúmeras empresas; Coordenador de projetos voltados à área cultural e qualidade de vida; Administrador de empresa e Diretor-Presidente da JC Oliveira Consultoria.

A referida palestra visa contribuir com um dos maiores segmentos da sociedade, a família. Dessa forma, o 3º Encontro Família e Escola é dirigido aos pais, professores, gestores e comunidade em geral.




ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ANCHIETA ATENDE EM NOVO ENDEREÇO

Desde o último dia 13 de abril, a Escola Municipal José de Anchieta atende em novo endereço, na Rua Emílio Vescovi, 111, antigas instalações do IFC. A Administração Municipal alugou o prédio diante da necessidade de ampliar as instalações do educandário e ceder o antigo espaço para os alunos do Centro de Educação Infantil São José, que está em reforma. 
Com área construída de 2.275,68 m2, o prédio conta com nove salas de aula, biblioteca, sala de professores, sala administrativa, sala de arte, recepção, auditório, banheiros, sala de informática, cozinha e passa por adequações para instalação do refeitório. Além disso, a Escola tem a disposição o Ginásio de Esportes do Bairro Jardim América, onde são executadas grande parte das atividades da disciplina de Educação Física. 
Desde 1985 a Escola existe no bairro Jardim América, mas somente em 1998, por meio de decreto municipal, passou a ser de responsabilidade municipal. 
Atualmente são atendidos 316 alunos do pré II ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino. A equipe pedagógica é composta por 17 professores, 4 auxiliares de sala, psicóloga, psicopedagoga e coordenadora pedagógica. Também integram a equipe duas auxiliares de alimentação, duas auxiliares de serviços gerais, diretora, e secretária.
Para que os pais se familiarizem com o novo ambiente, a direção da Escola inovou abrindo visitação para os pais no período noturno. De acordo com a diretora Sirlene Strapazzon de Mello na última semana vários pais compareceram e se mostraram satisfeitos com a mudança. Futuramente, assim que as mudanças estiveram concluídas, a direção programa retomar a visitação para os pais e comunidade interessada. 
A Escola José de Anchieta acumula os melhores índices de Desenvolvimento da Educação Básica registrados em âmbito municipal. Em 2009 e 2011 alcançou a marca histórica de 6,6, considerado um excelente nível pelo Ministério da Educação. 


Um pouco da história
A instituição teve sua origem na Escola Isolada Estadual Butiá Verde, na Fazenda Rocha, lá a escola se chamava Doutor Hercílio Luz. Em 1985 foi transferida para o Bairro Jardim América. Devido à falta de alunos houve alteração de localidade e nome, passando a denominar-se Escola Isolada José de Anchieta. No ano de 1989, com a edição do Decreto n. 21402, de 17 de fevereiro, a Escola passou a ser conhecida como Grupo Escolar José de Anchieta. 
No ano de 1991, todas as escolas isoladas Estaduais foram municipalizadas, passando o gerenciamento para a Prefeitura Municipal. Em 1998, sob o decreto nº. 032, a Escola passou a denominar-se Escola Municipal José de Anchieta, sob a total responsabilidade da Prefeitura Municipal.










Ascom - Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista


segunda-feira, 25 de abril de 2016

ENCONTROS DE ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Nos dias 14 e 15 de abril aconteceram os Encontros de Área com as professoras da Educação Infantil. Participaram dos referidos encontros, professoras das turmas de Berçário I , Berçário II, Maternal I , Maternal II, Pré I, Pré II e as professoras de Arte que trabalham com as crianças de Pré II.
Os Encontros contaram com a participação do professor Fernando Marques – Coordenador Pedagógico de Educação Física, que trabalhou com as professoras a importância de estimular o desenvolvimento das habilidades motoras, integrando Corpo e Movimento. O professor ressaltou a importância desse trabalho para o desenvolvimento do corpo em sua plenitude e também orientou e passou sugestões de como trabalhar com a LINHA MOVIMENTO, circuitos que todas as escolas e os Centros de Educação Infantil possuem.

Foram abordados assuntos referentes ao planejamento pedagógico, avaliação e orientações diversas sobre o material apostilado e outros assuntos relacionados ao trabalho nos Centros de Educação Infantil.

Durante os encontros, as professoras dos Centros de Educação Infantil Bela Vista e Antonio Porto Burda fizeram a apresentação de atividades realizadas com as crianças.

 








segunda-feira, 11 de abril de 2016

JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA 15 A 17 ANOS

JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA 15 A 17 ANOS



ACONTECEU NOS DIAS 6 E 7 DE ABRIL A FASE MUNICIPAL DOS JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA , AS ESCOLAS CLASSIFICADAS PARA A FASE MICRORREGIONAL SÃO:



FUTSAL FEMININO - EEB SÃO JOSÉ
FUTSAL MASCULINO - EEB GONÇALVES DIAS
HANDEBOL MASCULINO - EEB SÃO JOSÉ
VOLEIBOL MASCULINO - EEB GONÇALVES DIAS
BASQUETEBOL MASCULINO - EEB GONÇALVES DIAS






quarta-feira, 6 de abril de 2016

1ª FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO RECEBEU MAIS DE 4 MIL VISITANTES



1ª FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO RECEBEU MAIS DE 4 MIL VISITANTES


Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura aos alunos, professores e toda comunidade através de oficinas de contação de histórias, apresentação de peças teatrais e musicais passaram pela 1ª Feira Municipal do Livro mais de 4 mil pessoas, entre alunos, pais e público em geral. A Feira organizada pela Secretaria Municipal de Educação,Cultura e Esportes contou com o envolvimento de 102 alunos acompanhados de professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
Os visitantes ainda puderam assistir a peça teatral: "Branca de Neve e o Mestre", apresentada pela dupla de atores Kleber Ribeiro e Cristiane Zimmer da Empresa Click Produções Artísticas, da cidade de Videira. Nas duas noites da Feira, o público teve a oportunidade de prestigiar a apresentação do musical "Alice no País das Maravilhas”, apresentado pelos alunos do Departamento de Cultura, tendo como coreógrafa a professora Gislei Sagais Zornita.
Na avaliação da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Srª Claudete Gheller Mathias: "A 1ª Feira Municipal do Livro foi um sucesso em todos os sentidos, participação do público, envolvimento dos alunos e professores. Foi um momento único em que famílias e alunos puderam vivenciar a literatura através de atividades diversificadas, ampliando culturas importantes para o desenvolvimento integral do cidadão."
A Secretária ainda complementa, “agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso da 1ª Feira Municipal do Livro”.