quinta-feira, 8 de maio de 2025

Cultura Indígena

 

Projeto: “Raízes que Vivem – Conhecendo e Valorizando a Cultura Indígena”


Escola: CEM JUVILIANO MANOEL PEDROSO

Professores: Cristiane, Monica e Gislaine.

           Durante o mês de abril, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental realizaram um projeto interdisciplinar com o objetivo de conhecer, valorizar e respeitar a cultura indígena brasileira. Com o apoio de seus professores, os alunos participaram de vivências significativas, explorando aspectos culturais como a culinária, o grafismo corporal e a pintura com tintas naturais.

                         1. Culinária Indígena – Sabores da Terra

 Os alunos conheceram os alimentos típicos da alimentação indígena, como a mandioca, o milho, o amendoim, a batata-doce e a pipoca. Conversamos sobre a importância desses ingredientes na cultura alimentar dos povos originários e sua presença até hoje em nossa alimentação. Também puderam degustar de alguns desses alimentos o amendoim torrado e o bolo de milho e de aipim feito especialmente para a ocasião, além da pipoca e da batata doce assada.

A vivência foi rica em sabores, histórias e curiosidades. Os alunos se mostraram bastantes interessados nos ingredientes e surpresos ao descobrir que muitos alimentos comuns em casa têm origem indígena. Essa atividade despertou a valorização dos saberes tradicionais e o reconhecimento da contribuição indígena para a nossa cultura alimentar.



               2. Grafismo Corporal – A Expressão do Povo

    Exploramos com os alunos o significado dos grafismos indígenas, utilizados no corpo para representar rituais, identidade, proteção e pertencimento. As crianças puderam observar exemplos reais de grafismos e, com auxílio dos professores, experimentaram desenhos no rosto usando tintas faciais.
      A atividade proporcionou momentos de aprendizado e encantamento. As crianças compreenderam que cada traço possui um sentido e que o corpo, para os povos indígenas, é também um espaço de comunicação. O respeito à simbologia e à tradição foi reforçado ao longo da prática.

3. Grafismo com Tintas Naturais – Cores que Vêm da Natureza

  Os alunos participaram de uma oficina de preparação de tintas naturais, utilizando elementos como açafrão, urucum, colorau e erva-mate. Com essas tintas, produziram grafismos em papel. A produção das tintas despertou a curiosidade e o encantamento das crianças. Elas observaram como é possível criar cores vibrantes com elementos da natureza, sem uso de produtos industrializados, cada aluno criou sua própria pintura.




                4. Instrumentos Musicais Indígenas – Sons que Contam Histórias
                Em mais uma etapa do projeto, os alunos aprenderam sobre os instrumentos tradicionais indígenas, como a maraca e o kabulete.

 A proposta foi confeccionar réplicas desses instrumentos utilizando materiais recicláveis, como garrafas Pet, rolos de papelão, grãos de pipoca, tampinhas e barbante. A construção dos instrumentos foi uma atividade riquíssima, pois uniu arte, música e sustentabilidade. As crianças participaram com entusiasmo, explorando sons, ritmos e aprendendo sobre o papel dos instrumentos nas celebrações indígenas. Após a confecção, tocaram juntos, simulando cantos e rituais, o que trouxe ainda mais envolvimento e significado à vivência.









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