Projeto:
“Raízes que Vivem – Conhecendo e Valorizando a Cultura Indígena”
Escola: CEM
JUVILIANO MANOEL PEDROSO
Professores:
Cristiane, Monica e Gislaine.
Durante o mês de abril, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental realizaram um projeto interdisciplinar com o objetivo de conhecer, valorizar e respeitar a cultura indígena brasileira. Com o apoio de seus professores, os alunos participaram de vivências significativas, explorando aspectos culturais como a culinária, o grafismo corporal e a pintura com tintas naturais.
1. Culinária Indígena – Sabores da Terra
Os alunos conheceram os
alimentos típicos da alimentação indígena, como a mandioca, o milho, o
amendoim, a batata-doce e a pipoca. Conversamos sobre a importância desses
ingredientes na cultura alimentar dos povos originários e sua presença até hoje
em nossa alimentação. Também puderam degustar de alguns desses alimentos o
amendoim torrado e o bolo de milho e de aipim feito especialmente para a
ocasião, além da pipoca e da batata doce assada.
2. Grafismo Corporal – A Expressão do Povo
Exploramos com os alunos o
significado dos grafismos indígenas, utilizados no corpo para representar
rituais, identidade, proteção e pertencimento. As crianças puderam observar
exemplos reais de grafismos e, com auxílio dos professores, experimentaram
desenhos no rosto usando tintas faciais.
A atividade proporcionou momentos
de aprendizado e encantamento. As crianças compreenderam que cada traço possui
um sentido e que o corpo, para os povos indígenas, é também um espaço de
comunicação. O respeito à simbologia e à tradição foi reforçado ao longo da
prática.
3. Grafismo com Tintas Naturais – Cores que Vêm da Natureza
Os alunos participaram de
uma oficina de preparação de tintas naturais, utilizando elementos como
açafrão, urucum, colorau e erva-mate. Com essas tintas, produziram grafismos em
papel. A produção das tintas despertou a curiosidade e o encantamento das
crianças. Elas observaram como é possível criar cores vibrantes com elementos
da natureza, sem uso de produtos industrializados, cada aluno criou sua própria
pintura.
A proposta foi confeccionar réplicas desses
instrumentos utilizando materiais recicláveis, como garrafas Pet, rolos de
papelão, grãos de pipoca, tampinhas e barbante. A construção dos instrumentos
foi uma atividade riquíssima, pois uniu arte, música e sustentabilidade. As
crianças participaram com entusiasmo, explorando sons, ritmos e aprendendo
sobre o papel dos instrumentos nas celebrações indígenas. Após a confecção,
tocaram juntos, simulando cantos e rituais, o que trouxe ainda mais
envolvimento e significado à vivência.
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