quinta-feira, 17 de agosto de 2017

CEM PROFESSOR JUVILIANO APRESENTARÁ FANFARRA MIRIM NO DESFILE CÍVICO

      Implantada no primeiro semestre desse ano a Fanfarra Mirim idealizada pela direção do CEM Professor Juviliano Pedroso fará a estreia no próximo dia 7, durante o Desfile Cívico. A proposta visa a inclusão social dos alunos, como forma de resgatar e estimular o comprometimento escolar para que assim o processo de aprendizagem ocorra de forma mais eficaz.
Antes de se tornar realidade o projeto foi apresentado ao Conselho da Comunidade, vinculado à Comarca de Fraiburgo. Através da doação feita pelo Conselho, a escola foi contemplada com 32 instrumentos e 20 flautas doces que são utilizadas no projeto Orquestra de Flautas, que é desenvolvido no contraturno escolar. 
Para o diretor do CEM Juviliano, Paulo Rampon Cendron a experiência vivenciada na escola é incrível, “por que o aluno é incentivado a desenvolver sua criatividade, a iniciativa, a reflexão, a autodisciplina e a solidariedade. Ver o sorriso no rosto de cada aluno, o comprometimento com o projeto, é algo maravilhoso”, afirma o diretor. 
A secretária da Educação, Tânia da Silva Ferreira também acredita que a participação dos alunos nestas atividades “os mantêm em uma ocupação saudável, cultural e educativa, proporcionando um ambiente favorável a sua formação como cidadão, desenvolvendo o interesse pela música e fortalecendo o ciclo de amizade e companheirismo.” 

Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Educação

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista 

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DA XV FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA


         Os alunos do 8º ano Centro de Educação Municipal Zenaide da Costa, Matheus Kauê Fernandes Suzin e Andriele Rinaldi Conte marcaram presença na XV Feira Regional de Matemática no município de Iomerê, no último dia 11 de agosto.  A dupla, orientada pela professora Adriana Denardi, pela coordenadora Pedagógica, Enezita Melo Perazzolli e pelo auxiliar de Ensino Fundamental, Geraldo Felipe Vargas, apresentou o projeto Matemática do Lixo. 
       Conforme explicou a professora Adriana o projeto surgiu da necessidade de conhecer o destino do lixo no município de Fraiburgo, com visitas ao Aterro Sanitário Municipal e a Estação de Separação do Lixo, para que os alunos entendam o processo que passa o lixo coletado no município. “Em sala de aula foi organizado uma explanação objetivando a compressão dos tipos de lixo gerados pela sociedade e as formas de decomposição e reciclagem, bem como a importância de separar os resíduos”, relembrou. 
Durante o tempo do projeto os alunos também aplicaram um questionário sobre o destino do lixo nas residências dos alunos, abordando questões sobre a separação do lixo orgânico e reciclável e a quantidade de lixo produzido diariamente pela família. 
Todo esse processo contou com a colaboração do operador de ETA/ETE da Sanefrai, Henrique Dias que auxiliou na coleta de informações sobre a capacidade do Aterro Sanitário e a média de lixo produzido diariamente pelos fraiburguenses. 
     



Ao fim do estudo, após muitos cálculos e projeções os alunos chegaram a conclusão que a população precisa reduzir a produção de lixo por dia, para que a vida útil do aterro sanitário ocorra como o planejado. Diminuindo assim o custo para o município. “De acordo com a pesquisa realizada com os alunos a produção de lixo diária por pessoa é de 540 gramas, é necessário baixar para 396 gramas, ou seja, uma redução de 144 gramas/dia”, ressaltou a professora.


Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Educação

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

terça-feira, 15 de agosto de 2017

INAUGURADO CEI SÃO JOSÉ

        Num espaço curto de tempo a Secretaria de Educação inaugurou mais um Centro de Educação Infantil. Com a ampliação e reforma desta obra o município de Fraiburgo cumpre uma das metas do Plano Municipal de Educação, que é ampliar a oferta de Educação Infantil.O Centro de Educação Infantil São José foi criado em 09 de agosto de 1990, com o objetivo de atender cerca de 70 crianças e foi ampliado com recursos municipais, possibilitando o atendimento de aproximadamente 200 crianças.
A prefeita Claudete Gheller Mathias declarou durante pronunciamento que a Educação Infantil é a fase mais importante no desenvolvimento da criança, tendo papel fundamental na formação do indivíduo, pois é justamente no período da infância que a criança desenvolve habilidades que são importantes para toda a vida. 
"A Educação Infantil é uma das áreas educacionais cuja demanda tem sido crescente, em que o espaço e ambientes devem ser adequados ao desempenho das atividades, tornando-se um dos elementos fundamentais para um atendimento de qualidade", complementou a secretária de e Educação, Tânia da Silva Ferreira.
O evento contou com a presença da Prefeita Municipal, Claudete Gheller Mathias, da Secretária de Educação, Tânia da Silva Ferreira, além de vereadores, autoridades locais e diversos pais, que foram conferir de perto as novas instalações.


As informações são da Secretaria Municipal de Educação - fotos de Wilson Malinoski

















quinta-feira, 10 de agosto de 2017

CEI SÃO JOSÉ SERÁ INAUGURADO NESSA SEXTA


A Administração Municipal de Fraiburgo por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes inaugura nessa sexta-feira, 11 de agosto, às 18h30, as novas instalações do Centro de Educação Infantil São José, localizado na Rua Adalberto Burda. 

As obras iniciaram em janeiro de 2016 e resultam do investimento de aproximadamente R$ 800 mil, custeados com recursos próprios. Com a ampliação de 554,66 m², o CEI passou a contar com novas salas de aula, pátio coberto, secretaria e sala de professores. Além disso, a estrutura existente de aproximadamente 337 m² passou por reformas, convertidas em melhorias nas salas de aula existentes, banheiros, cozinha e refeitório. 
Com capacidade para atender até 200 crianças, mais que o dobro da anterior, o novo Centro de Educação Infantil São José ainda oferecerá aos alunos um amplo parque infantil, com grama sintética. 
A Administração Municipal também investiu em segurança com a
construção de muros, colocação de cercas, instalação de câmeras de
monitoramento e estacionamento. 

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista


Capacitação xadrez para professores


Encerrou ontem o 2° Curso de xadrez para capacitação dos professores de educação física da rede municipal de Fraiburgo, ministrado pela professora Thaís Moraes Zonta
Foram 32 horas de curso, divididos em 8 encontros.
O objetivo do curso é capacitar os professores para incluírem o xadrez em suas aulas de educação física, utilizando o jogo como uma importante ferramenta pedagógica contribuindo na evolução dos alunos, principalmente nas áreas cognitivas, tais como: memória, imaginação, concentração, inteligência e tomada de decisões.

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PARA ALUNOS DE 8º E 9º ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO PARA O PROJETO DE VIDA JUVENIL

A Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação, Mavis Gislaine S.Cezar Borszcz, que coordena o programa APÓIA – Aviso por infrequência escolar na rede municipal de ensino, iniciou neste segundo semestre do ano letivo, um programa de orientação ao adolescente para prevenção de faltas escolares e sobre a importância dos estudos para o seu projeto de vida.
Inicialmente o programa está sendo desenvolvido na Escola Professor Eurico Pinz e na Escola Padre Biagio Simonetti, abrangendo um total de 241 alunos. Tem um cronograma planejado para 5 aulas por turma; sendo uma aula por semana. Tem como estratégias, provocar o debate e a participação do aluno sobre o tema, utilização de recursos audio-visual sobre histórias de sucesso através da educação que mudou a vida de pessoas, aplicação de questionário inicial e final como exercício de reflexão pessoal e observação de mudança ou não do pensamento inicial e ao final elaboração de compromisso e projeto pessoal do aluno.

A Assistente Social relata que a maior incidência de faltas sem justificativa ou tentativa de abandono escolar ocorre nesta fase, a partir dos 14 anos, sendo este grupo mais vulnerável. Comenta ainda, que felizmente o índice de infrequência é muito pequeno, comparado ao número de alunos que frequentam a rede municipal. Mas, mesmo assim, objetiva fortalecer o vínculo do aluno com a escola e estimular a continuidade dos estudos além do ensino fundamental básico, sendo a educação um importante recurso para melhoria da qualidade de vida.