sábado, 31 de agosto de 2013

Parabéns!





Cecília Regert Parabéns pelo seu dia e pelo seu trabalho dedicado com amor e responsabilidade em toda rede municipal de ensino.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Inscrições Abertas para a 7ª Edição do Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica.

As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil poderão ser realizadas via Internet, no período de 26 de agosto a 30 de outubro de 2013, por meio do site: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br 

Consulte o site da 7ª Edição do Prêmio Professores do Brasil e obtenha mais informações.     


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Parabéns Coordenadores Pedagógicos!


CANTINHO DE LEITURA

Queridas cursistas,

Os acervos recebidos por todas devem ser o ponto de partida para a criação de um Cantinho de Leitura em sala de aula.

Vejam algumas sugestões:








FOTOGRAFE SEU CANTINHO DE LEITURA E ENVIE PARA DIVULGARMOS NO BLOG!!

O que é um Canto de Leitura?

            O Cantinho de Leitura é um espaço, dentro da sala de aula, utilizado para, também, despertar nos alunos a prática da leitura. Nele, os alunos terão, de pronto, acesso às leituras diversas do conhecimento humano. Com este privilégio, além dos livros já disponíveis na Biblioteca da Escola, os alunos poderão aproveitar, a qualquer momento em que surgir a oportunidade, um bom momento de leitura.
  


  

Como planejar o Canto da Leitura?

O planejamento , ou a ampliação dos espaços de leitura em sala de aula, deve, em primeiro lugar,  considerar a opinião dos professores, dos estudantes e da comunidade escolar em geral.
Os espaços de leitura das salas de aula devem ser “construídos”, levando em conta a importância de atrair o estudante para o objeto livro. Inicialmente será necessário construir prateleiras e/ou sapateiras que possam acomodar o livro com a capa para frente e não visto pela lombada, como acontece na maioria das bibliotecas.
            O espaço foi pensado para que o livro fique “à mão” do estudante, ou seja, para que o estudante possa consultá-lo, e/ou acessá-lo sempre que quiser: nos intervalos das aulas, ao finalizar uma tarefa, para inspirá-lo ou contribuir para sua fundamentação em qualquer situação de aprendizagem que aconteça na sala de aula.
           
Como organizar o acervo?

Livros literários, revistas, gibis, jornais, dicionários, livros paradidáticos devem compor esse espaço. Um acervo diverso e atualizado, o suficiente, para subsidiar professores e alunos no desenvolvimento dos conteúdos e projetos em pauta naquele momento. Portanto o acervo deve ser dinâmico e construído coletivamente: pelos professores, apontando em suas coordenações coletivas os temas a serem trabalhados naquela semana, quinzena ou mês; pelos alunos, que podem sugerir publicações conhecidas por eles, que podem, ainda, buscar em grupos, na biblioteca, obras correlatas aos temas desenvolvidos, com a ajuda dos profissionais que lá atuam e /ou acompanhados por professores e coordenadores pedagógicos.


Como utilizar o Canto?

Uma vez organizados, os espaços de leitura podem ser utilizados das mais variadas maneiras:
a)    Subsidiando um trabalho em grupo;
b)    Numa roda de leitura / contação de história. O professor pode contar, os alunos também;
c)    Nos intervalos de aula;
d)    Assim que o aluno terminar uma tarefa, etc...

Canto de Leitura e Biblioteca

Os espaços de leitura das salas de aula devem se relacionar com a biblioteca escolar de uma forma muito intimista. Podemos dizer, até, de uma forma visceral. A Biblioteca Escolar deve ser a verdadeira fonte de onde brotarão as obras para o acervo dos espaços de leitura. O profissional que lá atua deve participar das reuniões coletivas pedagógicas e se adiantar no sentido de buscar, no acervo da biblioteca, obras que respondam às necessidades dos professores e estudantes. Deve facilitar ainda o acesso do corpo docente e discente ao mesmo, subsidiando-os.
 E, nesse sentido, acredita-se que os espaços de leitura contribuem para democratizar e favorecer o acesso ao livro.
Nunca é demais acrescentar que a leitura cabe sempre numa sala de aula, e uma leitura de qualidade só tem a somar no processo pedagógico.



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Saudades...

Na manhã de hoje a Prefeitura Municipal de Fraiburgo perde uma querida funcionária que por 19 anos dedicou-se à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. 

Adriana Wischneski Debortoli foi uma professora que colecionou muitas amizades entre seus colegas e muita admiração por parte de seus alunos e toda comunidade. Sua mensagem de luta, esperança e fé nos faz refletir sobre a importância de seguirmos em frente. 

Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, as Escolas Municipais não terão aula para que todos os colegas de trabalho possam se despedir da querida Professora Adriana. 

domingo, 18 de agosto de 2013

ATENÇÃO CURSISTAS

A PLATAFORMA NO SISPACTO ESTÁ ABERTA PARA REALIZARMOS A AVALIAÇÃO DE AGOSTO/2013. Não deixem de fazer!

PNAIC Santa Catarina: Desafios de ensinar em suas múltiplas linguagens (...

PNAIC Santa Catarina: Desafios de ensinar em suas múltiplas linguagens (...:             Com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o governo federal busca preparar professores e escolas a ensinar crianç...

Informativo do MEC sobre o PNAIC

Estamos encaminhando, mais uma vez, o Informativo do Pacto com alguns ajustes. Chamamos a atenção para o prazo de entrega de ofícios com os pedidos de \"Abertura de composição de turmas\". Finalizaremos o recebimento de ofícios e a \"Abertura de composição de turmas\" no dia 30 de agosto de 2013. Primeiramente, gostaríamos de salientar que a \"Abertura de composição de turmas\" se fez por meio de uma demanda de pedidos feitos por municípios que não haviam conseguido organizar suas turmas no tempo estipulado. Em segundo lugar, queremos deixar claro que o Pacto tem a necessidade de concluir essa demanda, pois precisamos organizar o fluxo entre a FORMAÇÃO e o recebimento de BOLSAS. Quanto mais tempo disponibilizarmos para a abertura da ABA turmas, mais atrasos teremos no pagamento de bolsas. Enfim, precisamos, agora no mês de agosto, deixar o sistema e a formação sem problemas pendentes. Estamos recebendo muitos ofícios solicitando \"correção e/ou substituição\" de CPFs errados no SISPACTO. Informamos que esta ação NÃO será permitida, tendo em vista que a base do SISPACTO é o Censo Escolar 2012. CPF errado no censo escolar ou em nome de qualquer outra pessoa (mesmo que seja o cônjuge) NÃO será substituído. É preciso que todos se atentem para essa questão, pois o recebimento indevido de bolsas por outra pessoa que não seja o próprio cursista será levado ao conhecimento das autoridades legais para averiguação dos fatos e responsabilização. A abertura de turmas só será autorizada para o município que ainda tiver vagas a preencher e nos casos em que o professor alfabetizador tenha comprovação de frequência desde o inicio da Formação. NÃO é possível substituir e excluir professor alfabetizador que já tenha recebido bolsas. A professora alfabetizadora que está de licença mate rnidade NÃO PODE FREQUENTAR O CURSO DE FORMAÇÃO NEM RECEBER BOLSAS!Lembramos a todos que a Formação do Professor Alfabetização exige que este esteja em sala de aula aplicando as atividades do curso. Se uma professora está de licença maternidade, ela deve lutar para garantir seu direito de ficar de LICENÇA. Se ela não estiver em sala de aula, não poderá ser avaliada em sua prática. Agradecemos a todos a atenção. Abraços Fraternos, Adail Santos Coordenador de Formação Continuada DAGE/SEB/MEC

Receita de Alfabetização

Ingredientes:
1 criança de 6 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha

Preparo: Pegue 1 criança de 6 anos, limpe bem, lave e enxágüe com cuidado. Enfie a criança dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula (decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como alimentação exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha a cartilha nas mãos da criança.Atenção:tome cuidado para que ela não se contamine com o contato de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos.Abra bem a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Depois de digeridas as vogais, mande-a mastigar uma a uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos.Mantenha a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercícios de cópia. Em seguida, faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.Ao fim do oitavo mês, espete a criança com um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas.Se isso acontecer considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para a série seguinte.Se isso não acontecer se a criança não devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios de prontidão. Repita a receita quantas vezes for necessário. Se não der resultado, ao fim de três anos enrole a criança em um papel pardo e coloque um rótulo: Aluno Renitente.Se não gostar da receita PARABÉNS.Nesse caso use a alfabetização sem receita.

Alfabetização sem Receita

Pegue uma criança de seis anos mais ou menos, no estado em que estiver, suja ou limpa, e coloque-a numa sala de aula onde existam muitas coisas escritas para olhar, manusear e examinar.Sirva jornais velhos, revistas, embalagens, anúncios publicitários, latas de óleo vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado, enfim, tudo o que estiver entulhando os armários de sua casa ou escola e que tenha coisas escritas.Convide a criança para brincar e ler, adivinhando o que está escrito. Você vai descobrir que ela sabe muita coisa!Converse com a criança, troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que gostam ou não. Depois escreva no quadro algumas coisas que forem ditas e leia para ela.Peça à criança que olhe as coisas escritas que existem por aí, nas ruas, nas lojas, na televisão. Escreva algumas dessas coisas no quadro.Deixe a criança cortar letras, palavras e frases dos jornais velhos. Não esqueça de pedir para que ela limpe a sala depois, explicando que assim a escola fica limpa.Todos os dias leia em voz alta alguma coisa interessante: historinhas, poesia, notícia de jornal, anedota, letra de música, adivinhação, convite, mostre numa nota fiscal algo que você comprou, procure um nome na lista telefônica. Mostre também algumas coisas escritas que talvez a criança não conheça: dicionário, telegrama, carta, livro de receitas.Desafie a criança a pensar sobre a escrita e pense você também. Quando a criança estiver tentando escrever, deixe-a perguntar ou ajudar o colega. Aceite a escrita da criança. Não se apavore se a criança estiver comendo letras. Até hoje não houve caso de indigestão alfabética?.Invente sua própria cartilha, selecione palavras, frases e textos interessantes e que tenham a ver com a realidade da criança. Use sua capacidade de observação, sua experiência e sua imaginação para ensinar a ler. Leia e estude sempre e muito.

BOM PROFESSOR


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Professores de Educação Física participam de formação continuada

No dia 09 de agosto de 2013, durante o período vespertino, na EEBM Padre Biagio Simonetti, os professores da disciplina de Educação Física iniciaram a formação continuada com a Oficina: “O Uso das Tecnologias nas Aulas de Educação Física”.
No encontro os professores tiveram o primeiro contato com o Software ActivInspire, o qual dá funcionalidade às Lousas Digitais disponíveis nas unidades escolares.
Na oportunidade, os professores conheceram alguns recursos que a Lousa Digital oferece para diversificar as aulas teóricas de Educação Física.



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Grupo Teatro Sim, Por Que Não?!!! continua projeto "Pathelin de A a Z" por mais 19 cidades e Fraiburgo é uma delas

ENTRADA FRANCA - CENSURA LIVRE 
CLUBE FLOR DE MAÇÃ - 18/08/2013 - 15 HORAS

A empreitada do grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!! de se apresentar em 24 cidades catarinense, uma para cada letra do alfabeto, finalmente chegará até o Z. O projeto “Pathelin de A a Z” começou no ano passado com as cidades de Águas Mornas, Bom Retiro, Correia Pinto, Descanso e Erval Velho, já que os recursos liberados pelo Funcultural na época não eram suficientes para completar todo o roteiro. Este ano, porém, a continuação do projeto foi aprovada e as dezenove cidades restantes receberão o espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin” até setembro. Apenas as letras "K" e "Y" não têm cidades correspondentes no Estado.

O lançamento da segunda etapa do projeto aconteceu no dia 10 de julho em Governador Celso Ramos, cidade escolhida pela proximidade com a Capital, base do grupo. Agora eles partem para Fraiburgo, Herval d´ Oeste, Irani, Jaborá, Luis Alves, Massaranduba, Navegantes, Orleans, Pedras Grandes, Quilombo, Rio das Antas, Salto Veloso, Turvo, Urussanga, Vitor Meireles, Witmarsum, Xavantina e Zortéa.

Segundo o produtor do grupo e diretor de “A Farsa do Advogado Pathelin”, Júlio Maurício, a experiência nas seis cidades por onde já passaram foi muito positiva. Em Descanso, cidade de 8,5 mil habitantes no Extremo Oeste do Estado, um público de 800 pessoas lotou o salão de um clube local para assistir à peça. “Se oferece uma opção cultural as pessoas vão, e essas cidades mais que qualquer outra têm carência”, diz Maurício.

Como o roteiro passa por cidades pequenas, muitas vezes sem estrutura cultural, o grupo se apresenta em pavilhões de igreja, centros sociais, clubes da terceira idade ou ginásios de esporte. A peça, que conta a história de um advogado empobrecido que tenta dar o calote em um vendedor de tecidos, tem como vantagem a versatilidade que permite adaptar-se a esses diferentes espaços. Além disso trata-se de um espetáculo para todas as idades, de fácil compreensão para quem não teve muito contato com o teatro antes.

Programação

18/7: Irani (20h no Salão Paroquial Pe. João Pollmann)
19/7: Quilombo (20h no Pavilhão Comunitário Igreja Matriz)
20/7: Xavantina (19h no Centro Comunitário de Linha das Palmeiras)
21/7: Jaborá (15h no Centro de Eventos Municipal de Jaborá)
27/7: Turvo (20h na Sede Social CERSUL)
28/7: Urussanga (20h no Auditório do Colégio Monsenhor)
9/8: Zortéa (19h no Pavilhão Escola Educação Básica Major Cipriano Rodrigues de Almeida)
10/8: Salto Veloso (20h no Centro de Eventos Antonio Ferronato)
11/8: Herval d’Oeste (15h no Centro de Eventos Unidos do Herval)
17/8: Rio das Antas (19h30 no Pavilhão Comunitário da Matriz Sto. Antonio)
18/8: Fraiburgo (15h no Clube Flor da Maçã)
24/8: Vitor Meireles (19h no Escola de Ed. Básica Victor Meirelles)
25/8: Witmarsum (15h no Salão da Igreja Matriz)
7/9: Orleans (19h no Centreventos Galliano Zomer, sede do Proart)
8/9: Pedras Grandes (15h no Salão Paroquial da Igreja São Gabriel)
13/9: Navegantes (20h no CIC – Centro Integrado de Cultura)
14/9: Massaranduba (18h no Pavilhão de Eventos de Massaranduba)
15/9: Luis Alves (15h, Sociedade Seral)

Fraiburgo é selecionado em Projeto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)


O projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia é uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), tem como objetivo a formação de agentes envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A ideia é formar profissionais capazes de promover hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental dentro das escolas a partir da horta escolar e da gastronomia.

Foram selecionados 300 municípios de todas as macrorregiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) para participação no projeto no período de agosto de 2013 a abril de 2014. O município de Fraiburgo foi um dos selecionados.

Os critérios de seleção das localidades foram:

· Estar com o CAE em situação regular junto ao FNDE;
· Ter realizado a prestação de contas do PNAE nos anos de 2011 e 2012;
· Possuir nutricionista Responsável Técnico (a) cadastrado (a) no FNDE;
· Possuir escolas atendidas pelo programa Mais Educação, especialmente cadastrados no macrocampo Meio Ambiente.
· Estar cadastrado no Pronacampo.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Curta Fraiburgo, cidade tem novos canais de comunicação para o turismo

Arte por Ney Athayde
O Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Fraiburgo lançou uma nova campanha de comunicação, Curta Fraiburgo, na quinta-feira (01/08). Canais digitais – blog, página no Facebook e canal de vídeos no Youtube – foram criados para divulgar a história, a cultura e o turismo na cidade.

O objetivo é manter os fraiburguenses e os visitantes informados sobre as atividades culturais, esportivas e turísticas no município. O projeto ainda pretende fazer um resgate histórico da cidade e destacar as belezas e os costumes da comunidade.

Com um trabalho colaborativo, a campanha conta a participação da população, que pode enviar agenda de eventos, fotos ou vídeos para o e-mail curtafraiburgo@gmail.com ou fazer o link diretamente nas redes.

Para conhecer, comentar e compartilhar, acesse: