UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC
RELATÓRIO/SITUAÇÃO PROBLEMA
Tutora: Vera Lúcia Matos
Cursista: Ivonete Aparecida de Morais Antunes
Turma: 3º ano A e B
Jogo: Cubra e descubra
Este jogo trabalha a adição, a diferença entre os números, o antecessor é excelente para estimular o calculo mental.
O jogo é composto de uma placa com numeração de 0 a 5 em cada lateral em um dos lados no outro lado a numeração acontece 0 a 11 também nas laterais, 5 fichas para o primeiro lado e 11 para o segundo lado e 2 dados para ambos os jogos.
Como Jogar: Descobrir os números do tabuleiro, após jogar os dados e descobrir a diferença entre os números que apareceram na face voltada para cima. Jogo dois descobrir os números do tabuleiro, após jogar os dados, calcular a soma e marcar o antecessor.
Quando tirar o número que já estiver coberto passa a vez. Ganha quem descobrir primeiro, todas as casas, ou somam-se as casas fechadas (quem descobriu o maior número de casas, perdendo o mínimo de pontos, vence a jogada).
O jogo foi aplicado em uma das minhas turmas, observei que estavam eufóricos para jogar, alguns com maiores facilidades, realizavam os cálculos mentalmente porem outros ainda se utilizavam dos dedos e dois alunos com dificuldades de aprendizagem eram auxiliados pelos colegas.
· Posteriormente desenvolvemos duas situações problemas para cada jogo:
· 1ª Na sua vez de jogar, Tiago tirou 6 em um dado e cobriu o número 2. Qual é o valor tirado no outro dado?
· 2ª Quais são as possibilidades de você jogar o dado e obter zero em sua marcação?
· 3ª Gabriel jogou os dados e descobriu o numeral 8. Quais números podem ter saído nos dados?
· 4ª Fernando na sua vez de jogar tirou 4 em um dos dados e descobriu o numeral nove. Qual número saiu no outro dado?
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