O primeiro semestre de 2016 deve encerrar na educação municipal de Fraiburgo com uma notável conquista. A conclusão do projeto de implantação de lousas digitais em todas as salas de aula de Ensino Fundamental - do 1º ao 9º ano - totalizando mais de 100 lousas instaladas nas 17 escolas da rede, localizadas nas zonas urbana e rural.
Na última década o município de Fraiburgo acumula uma série de conquistas quando o assunto é tecnologia e educação. Foi o primeiro da região Meio-Oeste a apostar nas novas ferramentas informatizando as salas de aula, por meio de carteiras informatizadas, que agora são interligadas as lousas ampliando o leque de aprendizado.
Entre as justificativas do projeto a mais contundente afirma que o uso da lousa digital vem aprimorar a prática pedagógica. Em contrapartida busca, da mesma maneira, potencializar a dinâmica em sala de aula por meio dos recursos tecnológicos como vídeos, áudios e conteúdos que incentivem a participação, a curiosidade e a interatividade entre alunos e professores. O resultado direto tem sido o benefício a aproximadamente 4 mil alunos que hoje dispõem do método em sala.
“O mais relevante é que o projeto não se limita à aquisição de equipamentos. A prioridade é oportunizar ao aluno e ao professor da escola pública um processo de ensino e aprendizagem potencializado pela tecnologia presente no mundo moderno”, ponderou a secretária municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias.
Educação Infantil
Preparando os alunos desde a infância a Secretaria de Educação também investiu na inserção de novas tecnologias na Educação Infantil. Como lembrou a secretária “o primeiro passo consistiu na aquisição de computadores para uso exclusivo dos professores durante sua hora-atividade”. Fato que permite ao professor estar constantemente pesquisando e aprimorando o trabalho pedagógico.
Posteriormente, foram adquiridas mesas interativas conhecidas com “play table” estimulando o primeiro contato dos alunos com um material interativo e tecnológico. “As novas tecnologias têm um enorme potencial didático, podem motivar os jovens a aprender e são capazes de apresentar os conteúdos de forma inovadora e interativa. Esses novos recursos educacionais estão mudando a forma como ensinamos e aprendemos”, concluiu Claudete.
Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista
Postagem Destaque
- Página inicial
- Plano Municipal de Educação
- Equipe
- Contato Unidades Escolares
- Monitoramento do Plano Municipal de Educação
- Diretriz Curricular Ed. Infantil - Aprovado pelo CME - Resolução 005/2020
- Diretriz Curricular Ens. Fund.- Anos Iniciais - Aprovado pelo CME - Resolução 006/2020
- Educação Infantil - Fila Única
- Regimento Único Escolas Municipais
- FUNDEB
- Destinação de material bibliográfico
- BNCC
- Brincando e Aprendendo com o parque Ecológico René Frey
- Decreto Hora-atividade
- Permuta 2021
- Hino Fraiburgo OFICIAL mp3
- Educação em Tempo Integral
- Projeto Educação Financeira nas Escolas
- Plano de Atendimento Emergencial
- BUSCA ATIVA ESCOLAR
- Diretriz Curricular Ens. Fund.- Anos Finais - Aprovada CME Resolução 009/2020
- Calendário Escolar
- Plano Pedagógico de Retorno - PPR 2021
- Resoluções - CME
- Conselho de Alimentação Escolar - CAE
- Tutoriais de Ensino Digital e Gamificação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário