Entre os dias 03 a 07 de junho na Secretaria de Educação das 14 horas às 17 horas estarão abertas as inscrições para assistentes de alfabetização voluntários, no Programa Mais Alfabetização. Ao todo, 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental serão contempladas pelo programa e contarão com o auxílio dos assistentes nas ações pedagógicas definidas pelo professor regente.
Para participar, é preciso ter licenciatura em Pedagogia, estar cursando Pedagogia ou Ensino Médio na modalidade Magistério. As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria de Educação, de acordo com os pré-requisitos descritos no Edital.
Com inicio em 2018 na Rede Municipal de Ensino de Fraiburgo o Programa Mais Alfabetização – PMALFA, uma estratégia do Ministério da Educação Nacional – MEC, para fortalecimento e apoio escolar no processo de alfabetização, será estendido para o ano letivo de 2019.
O PMALFA atua nas disciplinas de Língua Portuguesa – leitura e escrita e Matemática dos estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental.
Nas diretrizes do PMALFA está o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados do programa, com a realização das avaliações diagnostica, de percurso e final, aplicadas aos alunos nesta ordem.
Ambas as avaliações, são exames de caráter formativo, que visam ajudar professores, assistentes de alfabetização e os gestores escolares a identificarem os avanços e as dificuldades de aprendizagem que ainda persistem no processo de alfabetização e assim oferecer suporte ao replanejamento pedagógico.
O Programa
O Mais Alfabetização visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização– para fins de leitura, escrita e matemática – dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O Mais Alfabetização será financiado com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), específicos para o custeio de materiais pedagógicos como para o ressarcimento dos assistentes de alfabetização que atuarão como voluntários, conforme Lei Federal nº 9.608 de 18 de janeiro de 1998.
A proposta consiste em reforçar o trabalho do professor com a participação de um assistente, a fim de aprimorar a experiência dos estudantes nas áreas de leitura, escrita e matemática.
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