quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Nutricionista promoveu a aplicação do Teste de Aceitabilidade no Ensino Fundamental,


           O FNDE, responsável pelo Programa de Alimentação Escolar (PNAE), ao publicar a Resolução CD/FNDE no 15 de 25/08/2000 e, posteriormente, revisada pela Medida Provisória no 2178-36 de 2001 estabeleceu como um dos procedimentos para o controle de qualidade da alimentação servida aos escolares a aplicação de testes de aceitabilidade por parte das entidades executoras. O teste deve ser aplicado sempre que a nutricionista introduzir no cardápio um alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente. 

        Cumprindo as legislações vigentes, no dia 23/10, a Nutricionista Responsável Técnica, Nathália Primon Candeia promoveu a aplicação do Teste de Aceitabilidade no Ensino Fundamental, a fim de verificar a aceitação do produto "Sanduíche de frango fit" na merenda escolar. A amostra de alunos que participaram do Teste foram das escolas: E.M. José de Anchieta, C.E.M São Sebastião e C. E. M. Professor Juviliano. O novo produto foi aprovado com 85,91% de aceitação. 
Portando, o sanduíche de frango fit fará parte do cardápio do Ensino Fundamental 

          "Com a ajuda dos diretores, secretários e professores das unidades escolares, do Estagiário de Nutrição e principalmente com o comprometimento das cozinheiras, o fornecimento do novo lanche foi aprovado com sucesso, inclusive nas Escolas que não participaram do Teste de aceitabilidade. A aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados"






















Nathália Primon Candeia
Secretaria de Educação, Cultura e Esport e
Nutricionista Responsável Técnica (Ensino Fundamental, Ed Integral, Departamento de Cultura e Eja)
CRN10 4848

Nenhum comentário:

Postar um comentário