terça-feira, 14 de julho de 2020

BUSCA ATIVA ESCOLAR É INTENSIFICADA DURANTE A PANDEMIA

         Com a suspensão das aulas, ocasionada pela pandemia do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação de Fraiburgo intensificou as ações do programa Busca Ativa Escolar. Entre elas, seguindo orientações do Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ)  e Undime foi destaque a edição da Instrução Normativa nº 011/2020, apresentada aos gestores escolares no último dia 13 de julho, por meio de reunião virtual. O objetivo da instrução é reforçar o que preconiza o programa Busca Ativa Escolar implementado em fevereiro deste ano, reduzindo os índices de evasão escolar e em contrapartida aumentado a participação nas atividades remotas, principalmente neste período. 
Pautado no direito de acesso a educação para todos, o Busca Ativa visa mapear alunos com idade entre 4 e 17 anos fora da escola. Já com aporte da Instrução Normativa estão sendo mapeados alunos que mesmos matriculados, não estejam participando ativamente das atividades remotas.
Na visão da secretária Municipal de Educação, Tânia da Silva Ferreira é fundamental o acompanhamento durante este período de suspensão das aulas. “Estamos direcionando nossos esforços para realizar esse trabalho, buscando por estudantes que se afastaram por completo, de toda e qualquer atividade remota. Nossa intenção é resgatar e manter o vínculo do aluno com a escola, a fim de minimizar os prejuízos no desenvolvimento escolar e fundamentalmente prevenir a evasão escolar”, ponderou a secretária.
O planejamento da Secretaria determina que nesta fase as ações da Busca Ativa Escolar, sejam de responsabilidade de toda equipe pedagógica de cada Unidade Escolar. “São eles os aliados da Secretaria neste processo, identificando as causas de possível inadimplência do aluno para a realização das atividades escolares e ao mesmo tempo orientando, oferecendo informações, alternativas para as famílias na solução das dificuldades apresentadas”, explicou a secretária.
Identificados os alunos, tem início a segunda fase do projeto, chamada de monitoramento de ações. A partir dela, sendo constatado que o inadimplemento na execução das atividades se manteve, a Equipe Gestora do Busca Ativa Escolar entra em cena. Esta equipe formada por Assistente Social e Assistente Administrativa tem autonomia para, inclusive, acionar a rede de proteção, caso seja identificado a existência de violações de direitos da criança ou adolescente.
Nas palavras da secretária, gestores, professores e toda equipe pedagógica das escolas e Centros de Educação Infantil municipais estão desenvolvendo incansavelmente este trabalho de monitoramento das atividades remotas. Porém, tem sido perceptível que muitos alunos não têm em casa um ambiente favorável para estudar ou se sentem desmotivados por não conseguirem responder as atividades ou por estarem distantes dos colegas. Por este motivo, este é um trabalho que também exige um nível de sensibilidade. “Cientes disso tudo, temos trabalhado com a responsabilidade de não deixar nenhum aluno para trás, seja em relação a garantia das matrículas e transferências para o destino das famílias, seja na execução de atividades remotas", concluiu a secretária.

Todas as Instruções Normativas elaboradas pela Secretaria de Educação estão disponíveis no Blog Conexão Fraiburgo Escola https://conexaofraiburgo.blogspot.com/p/tutoria.html








    
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário