terça-feira, 16 de abril de 2013

Fraiburgo participa do lançamento da Conferência Estadual de Educação



O estado de Santa Catarina lançou na tarde desta segunda-feira (15), no auditório Deputada Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, a Conferência Estadual de Educação, que debaterá o papel do Plano Nacional de Educação na articulação do sistema nacional de educação, considerando a participação popular, a cooperação federativa e um regime de colaboração entre estados e municípios.

Fraiburgo esteve presente no evento, representado por Tatiana Carla Scalabrin (Diretora da Coordenação Escolar), Dulcinéia Rosa Melo (Coordenadora Pedagógica de Educação Física), Maria Aparecida de Barros Balestrin (Coordenadora Pedagógica de Educação Inclusiva), Marciana Teresinha de Oliveira Ozorio Gemo (Agente Administrativo) e Marcelo Saldanha (Comunicação da Secretaria de Educação).

Para o coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas, as conferências municipais, estaduais e nacional foram concebidas pelo governo federal, mas são uma conquista do estado brasileiro. “Por isso precisa de pluralidade, está aqui a CUT, os conselhos de educação, professores, gestores, pais, estudantes, essa pluralidade é característica da educação nacional”, defendeu.

O secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, destacou que o estudante será transformado se tiver em torno de si um professor que inspire, motivado, preparado, atualizado e, no entorno do professor, práticas pedagógicas eficazes. Ele reconheceu o papel da estrutura física e da gestão eficiente. “Um gestor que faz a diferença tem um papel fundamental no sucesso da escola”, afirmou. Por último, reivindicou uma articulação mais afinada entre municípios, estados e União, “para trabalhar de maneira integrada”.

O professor Genuíno Bordignon, consultor do MEC, ressaltou a necessidade de articular o sistema educacional e propôs a participação da comunidade “em comunhão, para ajudar a construir a educação que o Brasil precisa”. Bordignon convocou os catarinenses “a acreditar na possibilidade da cidadania e da construção democrática, de que nós temos o poder”.

Na abertura do evento, o Coral Encantos, do Instituto Estadual de Educação (IEE), interpretou a canção “A paz”, de Michael Jackson, versão do grupo Roupa Nova, e levou todos a cantar que “só o amor muda o que já se fez e que a força da paz junta todos outra vez, para fazer a terra inteira feliz”.

Prestigiaram o lançamento o secretário de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, o deputado federal Pedro Uczai (PT), os deputados Antonio Aguiar (PMDB), presidente da Comissão de Educação, Dirceu Dresch (PT) e Luciane Carminatti (PT), diretores e gerentes da Secretaria de Estado da Educação, além de secretários de educação de Balneário Piçarras, Macieira, Capão Alto, Abdon Batista, Sombrio, Ibirama, Santa Rosa do Sul, Bom Retiro, Turvo, São Miguel do Oeste, Guaraciaba e São José do Cerrito.

CONAE na Escola
De acordo com a coordenadora estadual da Conae, Elza Moretto, no dia 24 de abril em todas as escolas públicas será realizado o “Dia do Conae na Escola”. Já a conferência estadual acontecerá em Florianópolis, de 4 a 6 de outubro deste ano.

Temas que serão debatidos nas Conferências Municipais de Educação

- O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
- Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos
- Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente
- Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem
- Gestão democrática, participação popular e controle social
- Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho
- Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário