segunda-feira, 14 de julho de 2014

Atividades Obrigatórias dentro do SIMEC

ORIENTAÇÕES PARA SIMEC

Professor alfabetizador, temos alguns objetivos para cumprir dentro do SIMEC.

Você deve entrar no item ATIVIDADE OBRIGATÓRIA

AVALIAÇÃO 1 (BILHETE EM ANEXO PARA COLETAR INFORMAÇÕES COM OS PAIS)

Antes de preencher  os dados você deve conferir se a turma cadastrada com o seu nome é a correta. Observem se é turno matutino ou vespertino e se o nome da Escola está correto. Caso alguma dessas informações esteja errada clique em DESVINCULAR A TURMA . O sistema vai lhe pedir uma justificativa e você escreve. Por exemplo: Troquei o turno de trabalho ou Estou trabalhando em outra Unidade Escolar. Se você excluiu uma turma deve INCLUIR TURMA . Em seguida você preencha com os dados coletados e clica em SALVAR.

OBS: Mesmo que continue na mesma unidade escolar mas a turma ou o turno seja diferente precisa desvincular a turma e INCLUIR outra turma pois estes dados vão ser confrontados com os do censo escolar.

ANEXO 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Senhores pais, favor preencher corretamente com as informações a seguir.

Diagnóstico de classe de alfabetização – Avaliação 1

NOME DA CRIANÇA:_______________________________________

IDADE:___________________________________________________

SEU FILHO FREQUENTOU A CRECHE? ( ) SIM ( ) NÃO

SEU FILHO FREQUENTOU A PRÉ ESCOLA? ( ) SIM ( ) NÃO

SEU FILHO RECEBE BOLSA FAMÍLIA ? ( ) SIM ( ) NÃO

SUA CASA FICA LOCALIZADA NO MESMO BAIRRO DA ESCOLA? ( ) SIM ( ) NÃO

Agradecemos sua colaboração

ANEXO 2

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


Diagnóstico de classe de alfabetização – Avaliação 2 – Aprendizagem da turma MATEMÁTICA

Orientações para o Professor Alfabetizador

  • Ler cada item e colocar o número de alunos referente aos seguintes conceitos:

SIM                                       PARCIALMENTE                                                 NÃO

Salvar ao final


Associa a contagem de objetos (até 20), ordenados ou não, à sua respectiva representação numérica

Associa a contagem de objetos (mais que 20), ordenados ou não, à sua respectiva representação numérica

Compara e ordena números naturais

Compõe e decompõe números com até 3 algarismos

Resolve problemas que demandam as ações de juntar, separar, acrescentar e retirar quantidades

Resolve problemas que demandam as ações de comparar e completar quantidades

Efetua adições e subtrações com e sem agrupamento e desagrupamento

Resolve problemas que envolvem as ideias da multiplicação (proporcionalidade, combinatória,

Resolve problemas que envolvem as ideias da divisão (partição e repartição)

Identifica figuras geométricas planas (quadrado, retângulo, triângulo, circunferência)

Reconhece representações de figuras geométricas espaciais (pirâmide, paralelepípedo, cubo) e suas planificações

Utiliza corretamente as ideias relacionais de direita de, esquerda de, acima de, abaixo de, dentro de, fora de.

Compara e ordena comprimentos

Identifica cédulas e moedas realizando composições, decomposições e efetua trocos.

Identifica e faz leituras de passagem de tempo em relógios digitais e de ponteiro e em calendários

Realiza medições e comparações de massa, comprimento e capacidade com unidades não padronizadas.

Identifica informações apresentadas em tabelas e gráficos, fazendo inferências

ANEXO 3

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


Diagnóstico de classe de alfabetização – Avaliação 3 – Aprendizagem da turma PORTUGUÊS

Orientações para o Professor Alfabetizador

  • Ler cada item e colocar o número de alunos referente aos seguintes conceitos:

SIM                                        PARCIALMENTE                                            NÃO

Salvar ao final



Escreve o próprio nome.

Reconhece as letras do alfabeto por seus nomes.

Diferencia letras de números e outros símbolos.

Utiliza letras na escrita das palavras.

Escreve palavras estabelecendo algumas correspondências entre letras e seu valor sonoro, mesmo omitindo, mudando a ordem ou trocando as letras.

Escreve palavras com diferentes estruturas silábicas, atendendo a algumas convenções ortográficas.

Lê palavras formadas por diferentes estruturas silábicas.

Lê textos de gêneros e temáticas familiares em voz alta.

Compreende textos de gêneros, temáticas e vocabulário familiares.

Produz textos escritos de gênero, temática e vocabulário familiares.

Participa de situações produzindo e compreendendo textos orais de gêneros e temas familiares.

ANEXO 4 

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Orientações para o Professor Alfabetizador

SOBRE OS MATERIAIS :

Em relação ao material de formação RESPONDER NÃO, pois ainda não recebemos nada para a formação. Tudo que temos usado são os xerox.

Em relação ao CANTINHO DE LEITURA cada um responde de acordo com a sua realidade, lembrando sempre que o MEC sugeriu desde 2013 que todas as classes de alfabetização tenham cantinho de leitura.

Qualquer dúvida falar com Tatiana




Nenhum comentário:

Postar um comentário