ORIENTAÇÕES PARA SIMEC
Professor alfabetizador, temos alguns objetivos para cumprir dentro do SIMEC.
Você deve entrar no item ATIVIDADE OBRIGATÓRIA
AVALIAÇÃO 1 (BILHETE EM ANEXO PARA COLETAR INFORMAÇÕES COM OS PAIS)
Antes de preencher os dados você deve conferir se a turma cadastrada com o seu nome é a correta. Observem se é turno matutino ou vespertino e se o nome da Escola está correto. Caso alguma dessas informações esteja errada clique em DESVINCULAR A TURMA . O sistema vai lhe pedir uma justificativa e você escreve. Por exemplo: Troquei o turno de trabalho ou Estou trabalhando em outra Unidade Escolar. Se você excluiu uma turma deve INCLUIR TURMA . Em seguida você preencha com os dados coletados e clica em SALVAR.
OBS: Mesmo que continue na mesma unidade escolar mas a turma ou o turno seja diferente precisa desvincular a turma e INCLUIR outra turma pois estes dados vão ser confrontados com os do censo escolar.
ANEXO 1
PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Senhores pais, favor preencher corretamente com as informações a seguir.
Diagnóstico de classe de alfabetização – Avaliação 1
NOME DA CRIANÇA:_______________________________________
IDADE:___________________________________________________
SEU FILHO FREQUENTOU A CRECHE? ( ) SIM ( ) NÃO
SEU FILHO FREQUENTOU A PRÉ ESCOLA? ( ) SIM ( ) NÃO
SEU FILHO RECEBE BOLSA FAMÍLIA ? ( ) SIM ( ) NÃO
SUA CASA FICA LOCALIZADA NO MESMO BAIRRO DA ESCOLA? ( ) SIM ( ) NÃO
Agradecemos sua colaboração
ANEXO 2
PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Diagnóstico de classe de alfabetização – Avaliação 2 – Aprendizagem da turma MATEMÁTICA
Orientações para o Professor Alfabetizador
- Ler cada item e colocar o número de alunos referente aos seguintes conceitos:
SIM PARCIALMENTE NÃO
Salvar ao final
Associa a contagem de objetos (até 20), ordenados ou não, à sua respectiva representação numérica | |||
Associa a contagem de objetos (mais que 20), ordenados ou não, à sua respectiva representação numérica | |||
Compara e ordena números naturais | |||
Compõe e decompõe números com até 3 algarismos | |||
Resolve problemas que demandam as ações de juntar, separar, acrescentar e retirar quantidades | |||
Resolve problemas que demandam as ações de comparar e completar quantidades | |||
Efetua adições e subtrações com e sem agrupamento e desagrupamento | |||
Resolve problemas que envolvem as ideias da multiplicação (proporcionalidade, combinatória, | |||
Resolve problemas que envolvem as ideias da divisão (partição e repartição) | |||
Identifica figuras geométricas planas (quadrado, retângulo, triângulo, circunferência) | |||
Reconhece representações de figuras geométricas espaciais (pirâmide, paralelepípedo, cubo) e suas planificações | |||
Utiliza corretamente as ideias relacionais de direita de, esquerda de, acima de, abaixo de, dentro de, fora de. | |||
Compara e ordena comprimentos | |||
Identifica cédulas e moedas realizando composições, decomposições e efetua trocos. | |||
Identifica e faz leituras de passagem de tempo em relógios digitais e de ponteiro e em calendários | |||
Realiza medições e comparações de massa, comprimento e capacidade com unidades não padronizadas. | |||
Identifica informações apresentadas em tabelas e gráficos, fazendo inferências |
ANEXO 3
PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Diagnóstico de classe de alfabetização – Avaliação 3 – Aprendizagem da turma PORTUGUÊS
Orientações para o Professor Alfabetizador
- Ler cada item e colocar o número de alunos referente aos seguintes conceitos:
SIM PARCIALMENTE NÃO
Salvar ao final
Escreve o próprio nome. | |||
Reconhece as letras do alfabeto por seus nomes. | |||
Diferencia letras de números e outros símbolos. | |||
Utiliza letras na escrita das palavras. | |||
Escreve palavras estabelecendo algumas correspondências entre letras e seu valor sonoro, mesmo omitindo, mudando a ordem ou trocando as letras. | |||
Escreve palavras com diferentes estruturas silábicas, atendendo a algumas convenções ortográficas. | |||
Lê palavras formadas por diferentes estruturas silábicas. | |||
Lê textos de gêneros e temáticas familiares em voz alta. | |||
Compreende textos de gêneros, temáticas e vocabulário familiares. | |||
Produz textos escritos de gênero, temática e vocabulário familiares. | |||
Participa de situações produzindo e compreendendo textos orais de gêneros e temas familiares. ANEXO 4 PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Orientações para o Professor Alfabetizador SOBRE OS MATERIAIS : Em relação ao material de formação RESPONDER NÃO, pois ainda não recebemos nada para a formação. Tudo que temos usado são os xerox. Em relação ao CANTINHO DE LEITURA cada um responde de acordo com a sua realidade, lembrando sempre que o MEC sugeriu desde 2013 que todas as classes de alfabetização tenham cantinho de leitura. Qualquer dúvida falar com Tatiana |
Nenhum comentário:
Postar um comentário