quarta-feira, 20 de maio de 2015

As contribuições do lúdico no processo ensino e aprendizagem - CEM São Cristóvão

Compreender e ser compreendido por meio da escrita, eis a magia do ler e escrever”.

       Desde a educação Infantil as crianças tem acesso a linguagem escrita em seu dia a dia e estão inclusive em plena fase de investigação desse objeto de cultura nos mais diversos suportes (livros, revistas, placas nas ruas, nas tecnologias, etc.)
     A escrita está por toda a parte, sendo assim é preciso oportunizar as crianças a interação com o mundo das letras em situações reais de leitura e escrita, propiciando momentos de reflexão e aprendizagem, respeitando o direito de brincar e de aprender ludicamente.
     Durante o processo de aquisição do sistema de escrita, na alfabetização é importante oportunizar o conhecimento sistematizado, o padrão da escrita, requer também reconhecer sinais que modificam os sons das palavras, como o caso do til (~), sinal este que nasala a vogal a qual se sobre põe.
      Então, compreender que ensinar os alunos ler e escrever é uma das principais tarefas da escola, a qual tem início desde a Educação Infantil, uma vez que ler vai além de uma simples decodificação, é não somente um desafio, mas um compromisso quanto ao conhecimento que devemos disponibilizar, pois é a partir da leitura e da escrita que acontece o aprendizado em todas as disciplinas. Dessa forma precisamos ter em nossa proposta pedagógica um conjunto de práticas que estimulem e facilitem a consolidação dessas habilidades e competências em busca do saber e do sucesso no processo educativo.

TEMA: LEITURA E ESCRITA

Conceitos Trabalhados: Hipóteses de leitura e escrita, gêneros textuais, uso do sinal (til ~) e emprego em sílabas com (ã ou ão),variações dos sons, com a presença do sinal til (~) e cores
Competências cognitivas: Atenção, concentração, percepções auditivas e visuais, memória e expressões.
Observação: esta sequência foi aplicada na pré escola e primeiro ano do ensino fundamental.

DESENVOLVIMENTO

Tema: As contribuições do lúdico no processo de leitura e escrita

Subtema: O uso do sinal til (~) nas palavras


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

História: Bom dia todas as cores (Ruth Rocha)
Música: Segura o camaleão
Brincadeiras: Segura o camaleão, e girar baragandão
Contrução de brinquedo e jogo: Baragandão , jogo da memória e alfabeto móvel.
Hipóteses de leitura: De imagens, sílabas, palavras, frases , textos e histórias.
Hipóteses de escrita: Escrita da música: Segura o camaleão

     Iniciamos as atividades com a história: Bom dia todas as cores (Ruth Rocha) a qual foi acompanhada na lousa digital,na sequência montamos a palavra CAMALEÃO no alfabeto móvel. Após , fomos no pátio para brincar com a Música "Segura o camaleão”, a qual cantamos, brincamos e fizemos a escrita coletiva da música onde a professora foi a escriba. Logo a seguir na sala de aula construímos o brinquedo Baragandão , assim que ficou pronto retornamos ao pátio para girar os brinquedos. Após a brincadeira , fizemos a atividade de completar e colorir sobre o uso de sinal til (~) nas palavras com suas respectivas ilustrações. Ainda fizemos o sorteio de frases da caixinha ,cada grupo tentava descobrir o que estava escrito. Para finalizar essa sequencia didática fomos brincar com o jogo da memória de animais, cuja a escrita com terminação (ão).













AVALIAÇÃO

     Essa experiência com a sequência didática, foi muito valiosa para a verificação das hipóteses de leitura apresentadas pelos alunos, com ela também foi possível compreender a variação de sons quanto ao emprego do sinal (~) nas palavras, além de possibilitar o lúdico durante as aulas, tornou uma aprendizagem mais prazerosa e eficaz.
     Durante as diversas atividades realizadas, a leitura foi o foco principal o que percebeu - se, o quanto houve crescimento na mesma e ainda oportunizou ampliação dos conhecimentos . Sendo assim foi fundamental para entender um pouco mais sobre o sitema da leitura/escrita e sua importância.


Texto e atividades aplicadas: Professora Elisangela Maria Barbosa Dalagnol

Série: 1º ano CEM São Cristóvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário