terça-feira, 19 de janeiro de 2016

FRAIBURGO COMEÇA ÀS DISCUSSÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

        O primeiro passo para implantação de um efetivo e eficaz Sistema Municipal de Cultura foi dado nesta segunda-feira, 18/01, em Fraiburgo. Em evento realizado na Casa da Cultura Lydia Frey, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o tema ‘A Cultura e suas dimensões simbólica, econômica e cidadã’ direcionou os trabalhos.
Num primeiro momento, a convidada presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura do Estado, Roselaine Vinhas, que atualmente é Secretaria Municipal de Cultura de Chapecó e integrante do Conselho Estadual de Cultura teceu considerações a respeito. Em seguida foi aberta a mesa-redonda mediada também pela secretária de Educação, Cultura e Esportes, Claudete Gheller Mathias, pelo integrante do Conselho Nacional de Políticas Culturais, Adriano Santos e pela gestora municipal de Cultura, Vânia Franceschi Vieira.
Durante o encontro, que reuniu aproximadamente 50 interessados, o conceito de cultura esteve em pauta, sendo previamente definido como um conjunto de três dimensões. A dimensão cidadã relacionada aos serviços e ações voltadas à valorização das manifestações e expressões culturais; a simbólica ligada a expressão e aos bens culturais de determinado grupo; e a econômica tida como as ações coletivas direcionadas ao planejamento, investimentos, organização e gestão, sendo essa dimensão o maior desafio na atualidade em Fraiburgo.
Na avaliação da secretária, Claudete o município de Fraiburgo nos seus 54 anos nunca focou suas ações na criação de um Sistema Municipal de Cultura que funcione de forma efetiva. Neste sentido, a gestora Vânia, complementa que este é o desejo da equipe que inicia este trabalho. “Queremos, assim como o Ministério da Cultura, que as pessoas possam se quiserem viver exclusivamente de cultura. O artista precisa saber o seu valor. Por que durante uma apresentação o técnico de luz, o técnico de som são remunerados e o artista se apresenta de forma gratuita?”, questionou. Na avaliação da gestora o encontro foi esclarecedor e motivador.
Roselaine que desenvolve um trabalho contínuo em Chapecó há quase uma década, apontou que enfrentar as dificuldades, como a falta de recursos que os municípios destinam para o setor, são o maior desafio. Por outro lado, com base nos resultados positivos apresentados este conceito vem mudando e os orçamentos têm sido mais confortáveis.
Até a edição da lei que instituirá o Sistema e do Plano Municipal de Cultura, o qual traçará as ações para o próximo decênio, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes realizará uma série de eventos para definir as diretrizes e metas do projeto. Nesse novo cenário a participação popular será fundamental. Assim, a equipe responsável pelos estudos criou o blog culturaemfraiburgo.blogspot.com no qual a comunidade já pode participar enviando sugestões que serão avaliadas e posteriormente irão compor o documento final que será levado a Câmara de Vereadores para aprovação.


Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista




Nenhum comentário:

Postar um comentário