Desde o último dia 13 de abril, a Escola Municipal José de Anchieta atende em novo endereço, na Rua Emílio Vescovi, 111, antigas instalações do IFC. A Administração Municipal alugou o prédio diante da necessidade de ampliar as instalações do educandário e ceder o antigo espaço para os alunos do Centro de Educação Infantil São José, que está em reforma.
Com área construída de 2.275,68 m2, o prédio conta com nove salas de aula, biblioteca, sala de professores, sala administrativa, sala de arte, recepção, auditório, banheiros, sala de informática, cozinha e passa por adequações para instalação do refeitório. Além disso, a Escola tem a disposição o Ginásio de Esportes do Bairro Jardim América, onde são executadas grande parte das atividades da disciplina de Educação Física.
Desde 1985 a Escola existe no bairro Jardim América, mas somente em 1998, por meio de decreto municipal, passou a ser de responsabilidade municipal.
Atualmente são atendidos 316 alunos do pré II ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino. A equipe pedagógica é composta por 17 professores, 4 auxiliares de sala, psicóloga, psicopedagoga e coordenadora pedagógica. Também integram a equipe duas auxiliares de alimentação, duas auxiliares de serviços gerais, diretora, e secretária.
Para que os pais se familiarizem com o novo ambiente, a direção da Escola inovou abrindo visitação para os pais no período noturno. De acordo com a diretora Sirlene Strapazzon de Mello na última semana vários pais compareceram e se mostraram satisfeitos com a mudança. Futuramente, assim que as mudanças estiveram concluídas, a direção programa retomar a visitação para os pais e comunidade interessada.
A Escola José de Anchieta acumula os melhores índices de Desenvolvimento da Educação Básica registrados em âmbito municipal. Em 2009 e 2011 alcançou a marca histórica de 6,6, considerado um excelente nível pelo Ministério da Educação.
Um pouco da história
A instituição teve sua origem na Escola Isolada Estadual Butiá Verde, na Fazenda Rocha, lá a escola se chamava Doutor Hercílio Luz. Em 1985 foi transferida para o Bairro Jardim América. Devido à falta de alunos houve alteração de localidade e nome, passando a denominar-se Escola Isolada José de Anchieta. No ano de 1989, com a edição do Decreto n. 21402, de 17 de fevereiro, a Escola passou a ser conhecida como Grupo Escolar José de Anchieta.
No ano de 1991, todas as escolas isoladas Estaduais foram municipalizadas, passando o gerenciamento para a Prefeitura Municipal. Em 1998, sob o decreto nº. 032, a Escola passou a denominar-se Escola Municipal José de Anchieta, sob a total responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Ascom - Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista
Postagem Destaque
- Página inicial
- Plano Municipal de Educação
- Equipe
- Contato Unidades Escolares
- Monitoramento do Plano Municipal de Educação
- Diretriz Curricular Ed. Infantil - Aprovado pelo CME - Resolução 005/2020
- Diretriz Curricular Ens. Fund.- Anos Iniciais - Aprovado pelo CME - Resolução 006/2020
- Educação Infantil - Fila Única
- Regimento Único Escolas Municipais
- FUNDEB
- Destinação de material bibliográfico
- BNCC
- Brincando e Aprendendo com o parque Ecológico René Frey
- Decreto Hora-atividade
- Permuta 2021
- Hino Fraiburgo OFICIAL mp3
- Educação em Tempo Integral
- Projeto Educação Financeira nas Escolas
- Plano de Atendimento Emergencial
- BUSCA ATIVA ESCOLAR
- Diretriz Curricular Ens. Fund.- Anos Finais - Aprovada CME Resolução 009/2020
- Calendário Escolar
- Plano Pedagógico de Retorno - PPR 2021
- Resoluções - CME
- Conselho de Alimentação Escolar - CAE
- Tutoriais de Ensino Digital e Gamificação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário