O objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes para as boas práticas voltadas a preservação e cuidados com o meio ambiente de forma saudável, interativa e sustentável. Através da educação, o Projeto integra iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura entre outras que, somadas resultam em preservação dos recursos naturais, além de estimular os alunos para se tornarem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante o aprendizado.
Já foram realizadas várias etapas do Projeto entre elas, a capacitação dos profissionais da educação, que tem atuado como multiplicadores nas escolas; a apresentação do projeto para todos os alunos participantes e a entrega do material didático para os alunos. Além do estudo do conteúdo a proposta é incentivar as escolas a desenvolverem ações de benefício da comunidade, com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável norteadores definidos pela Organização Nacional das Nações Unidas – ONU, sendo eles: erradicação da fome, cidades e comunidades sustentáveis, consumo responsável, combate as mudanças climáticas e vida sobre a terra.
As escolas participantes estão engajadas na realização de atividades teóricas e práticas, desenvolvendo ações como reorganização do jardim e estufa da horta escolar para o plantio de hortaliças e flores, que foram recebidas neste dia 12 de agosto enviadas pela Coordenação do Projeto. Outras atividades vem sendo desenvolvidas como a colocação de placas de preservação e conscientização, limpeza aos arredores da escola, atividades artesanais com materiais recicláveis, calendário nutritivo, controle de desperdício da merenda escolar, palestra sobre direitos e deveres das crianças, uso consciente da água e energia elétrica, erradicação do trabalho infantil, conscientizando toda a comunidade sobre a preservação do meio ambiente.
No mês de outubro todas as ações desenvolvidas nas escolas participantes serão avaliadas pela equipe organizadora, onde será realizado a aplicação do “Voo do Conhecimento”, uma avaliação do resultado obtido pelos alunos em relação ao projeto. O encerramento do Projeto Escola no Campo 2019 está previsto para início de novembro, com a Formatura dos alunos e apresentações culturais dos municípios, com premiação aos vencedores e reconhecimento aos profissionais envolvidos da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário