terça-feira, 26 de maio de 2020

Atividades impressas chegam no interior de Fraiburgo


Uma das ações previstas no Plano de Atendimento Emergencial, é a entrega de materiais impressos nas comunidades do interior para famílias que não possuem condições de acessar as atividades on-line ou retirar as atividades impressas nas Unidades Escolares.

O Setor de Transporte da Secretaria de Educação, acompanhou os gestores escolares, na realização da entrega das atividades planejadas pelos professores em diversas comunidades do município, durante a semana de 18 a 22 de maio.

De acordo com o Plano de Atendimento Emergencial, a frequência da entrega de atividades pedagógicas no interior será definida pelos gestores e professores, podendo ser, semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com a realidade e necessidade de cada Unidade Escolar.

“Aos poucos estamos nos aproximando da realidade de todas as famílias, e assim, garantindo que todos os alunos estejam envolvidos com as atividades remotas.” destacou a Secretária de Educação, Tânia da Silva Ferreira.




segunda-feira, 25 de maio de 2020

Suporte Técnico

A Secretaria Municipal de Educação possui uma equipe técnica e pedagógica para dar suporte aos professores, coordenadores de unidade, equipe multidisciplinar e diretores quanto ao uso da plataforma e planejamento remoto. 
O atendimento pode ser realizado presencialmente com agendamentos de horário, evitando qualquer aglomeração de pessoas, ou via número de Waths App disponibilizado para este fim. 



Ensino Remoto - Obras de Giuseppe Arcimboldo

A professora de Arte Luana Caregnato propôs aos alunos do CEM Juviliano Manoel Pedroso uma atividade a partir da releitura das Obras de Giuseppe Arcimboldo.

A professora apresentou o pintor às crianças através da Plataforma Educar Web e áudio explicativo no WathsApp. Destacou que poderiam utilizar material reciclado, materiais da natureza e alimentos, sem desperdiçá-los.





sexta-feira, 15 de maio de 2020

Plano de Atendimento Emergencial da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Fraiburgo divulga o Plano de Atendimento Emergencial da rede municipal de ensino conforme determina a Resolução 004/2020 do Conselho Municipal de Educação.
O documento ficará disponível no Blog da Secretaria de Educação e no Blog de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação.

Para ter acesso ao documento: CLIQUE AQUI
Para ter acesso a Resolução 004/2020 : CLIQUE AQUI


quarta-feira, 13 de maio de 2020

Secretaria Municipal de Educação disponibilizou os livros da Coleção “Entrelinha para você” do Sistema Educacional SEFE




Para complementar as atividades desenvolvidas remotamente na Educação Infantil com as turmas de Pré I e Pré II, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou aos pais a entrega dos livros da Coleção “Entrelinha para você” do Sistema Educacional SEFE, compondo um Kit pedagógico, o qual auxiliará no desenvolvimento das atividades durante o isolamento social. Os livros farão relação com as atividades desenvolvidas pela orientação dos professores, utilizando-se de músicas, brincadeiras e histórias, proporcionando aos pais e as crianças momentos de interação e aprendizagem, de forma lúdica e prazerosa para todos.








A coordenação pedagógica municipal da Educação Infantil, ressalta que o material enviado faz parte de todo um contexto elaborado para a faixa etária, pois a Educação Infantil é pautada em interações e brincadeiras, bem como desenvolve pré requisitos para a alfabetização.






terça-feira, 12 de maio de 2020

Secretaria Municipal de Educação apresenta Plano de Atendimento Emergencial - Eixo Pedagógico ao Conselho Municipal de Educação


CLIQUE AQUI PARA
ACESSAR A APRESENTAÇÃO

Após várias semanas de estudo e discussões a Secretaria Municipal de Educação apresentou ao Conselho Municipal de Educação, na manhã da desta terça-feira, 12 de maio, o Plano de Atendimento Emergencial - Eixo Pedagógico.
A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e também foi transmitida no no formato digital aos Conselheiros. A Secretária de Educação, Tânia da Silva Ferreira, fez a abertura da reunião enfatizando o trabalho intenso realizado por toda a equipe visando apresentar um planejamento sólido aos professores e Conselheiros.


Na sequencia apresentou-se as principais diretrizes do plano aos Conselheiros, destacando que o Plano de Atendimento Emergencial para Educação, dispõe sobre o  regime  especial  de  ensino  remoto,  trazendo  ações  e  estratégias  que  demandam  o envolvimento  dos  atores  educacionais  e  comunidade  escolar,  a  fim  de  que  o  mesmo  seja implantado,  cumprindo  o  objetivo  de  subsidiar  o  desenvolvimento  de  aprendizagens  de todos os estudantes da rede municipal de ensino. 

As principais finalidades do plano são:
a) Garantir o acesso dos alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da  rede  municipal  de  ensino  de  Fraiburgo  aos  conteúdos  de  aula  mediante  ferramentas  de ensino remoto disponibilizando orientações pedagógicas diversificadas;
b)Fomentar meios  para  que  os  conteúdos  pedagógicos  sejam  oferecidos  ao maior número de alunos possível;
c)Desenvolver estratégias para que o ensino remoto possa alcançar alunos em contextos  socioeconômicos  mais  vulneráveis,  que  não  possuem  acesso  à  internet  ou  a outros equipamentos que a viabilizem;
d) Garantir aos estudantes as aprendizagens essenciais a cada nível, modalidade da  Educação  Básica,  sem  qualquer  prejuízo  acadêmico,  considerando  os  objetivos  de conhecimento  dispostos  nas  Diretrizes  Curriculares Municipais  e  no  Projeto  Político Pedagógico de cada Escola;
e)Apoiar   os   docentes   a   desenvolverem   conteúdo   e   atividades   remotas, promovendo e estimulando a aprendizagem dos alunos;
f)Considerar a realidade de acesso à internet e ferramentas digitais dos alunos e professores, constatada no diagnóstico realizado através de formulário on-line;
g)Reforçar  o  relacionamento  e  parceria   entre  escola,  professor,   aluno  e famílias/responsáveis;
h)Elaborar estratégias para garantir o cumprimento  da carga mínima  anual de 800 horas, a teor dos Arts.24,  I, §1º, 31,  II, da  LDB, e 1º, caput, da Medida Provisória n. 934/2020, e dos objetivos de aprendizagem nos currículos;
i)Regulamentar  o  aproveitamento  de  atividades remota se  o  cumprimento  da carga horária mínima anual,prevista no art. 1º, caput, da Medida Provisória n. 934/2020;
j)Proceder à distribuição  dos  alimentos  perecíveis  existentes  nas  escolas  das redes às famílias dos alunos, de acordo com as normativas preestabelecidas;
k)Adequar às despesas financeiras,  no  período  em que  as  escolas  estiverem fechadas,   buscando   evitar   desperdícios   e aplicação indevida de recursos públicos.
Também destacou-se que a Plataforma para registro do Planejamento do Professor e atividades on-line será a Educar Web, plataforma esta já utilizada pela Secretaria de Educação para a gestão das unidades escolares e que agora está disponível para professores e alunos.

Após a explanação, os conselheiros puderam se manifestar e aprovaram o referido plano através da Resolução 004/2020 a qual será publicada em Diário Oficial. 

segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATENÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta segunda-feira um número de telefone para agendamento de horário para os professores e profissionais da educação que necessitarem de suporte técnico para acesso e planejamento na Plataforma Educar Web.
Seguindo as normativas, os atendimentos serão individuais e o uso de máscara é obrigatório.


Secretaria Municipal de Educação disponibiliza apostilado de Língua Inglesa

A Secretaria Municipal de Educação de Fraiburgo implantou a disciplina de Língua Inglesa no currículo de 1º ao 5º Ano do ensino fundamental no ano de 2018, desde então vem disponibilizando para os alunos desta faixa etária material pedagógico (apostilado). O material está sendo entregue para os alunos compondo o Kit Pedagógico para a realização das atividades remotas durante a suspensão das aulas.
A Secretária de Educação, Tânia da Silva Ferreira, destaca que " para a Secretaria de Educação é de suma importância que os alunos tenham todo o material necessário para a realização das atividades remotas em suas casas, facilitando assim, todo o processo do planejamento do professor e consequentemente a execução das atividades". E completa, "a Língua Inglesa é um componente curricular complementar, mesmo assim, estamos fomentando o planejamento pedagógico de todas as disciplinas, acreditando que desta maneira, os alunos não perderão o ritmo escolar".