quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

EDUCAÇÃO PARA O HOJE FOI O TEMA EM PAUTA EM EVENTO QUE ABRIU OFICIALMENTE ANO LETIVO

Aproximadamente 900 pessoas entre professores, diretores, agentes de serviços gerais e auxiliares de alimentação e nutrição lotados na Secretaria Municipal de Educação, participaram na manhã desta quarta-feira, 4/2, do evento que marcou a abertura do ano letivo 2015, realizado no Centro Municipal de Eventos.
Por mais de uma hora e meia o palestrante de renome nacional, Nailor Marques Junior abordou o tema ‘Educação para o hoje’. Na visão do professor aprender implica em quatro estágios, curiosidade (não sei que não sei), confusão (querer saber é uma arma contra o tédio), entendimento (sei que sei, mas preciso pensar) e excelência (sei sem precisar pensar). Neste sentido defendeu assertivas que devem ser levadas em conta para que se tenha qualidade no processo, tais como, sem sentido e confiança não há aprendizagem, ensinar é conectar tradição e contemporaneidade, o futuro é hoje, precisamos parar de prever o passado.
Fotos: Andrea Melo
Fotos: Andrea Melo
Fotos: Andrea Melo

Presente no evento, o prefeito Ivo Biazzolo ponderou que investimentos têm sido feitos para garantir que os fraiburguenses tenham sempre qualidade e que eles são sempre pensados também para o futuro. “Prefeitos vão e vem, mas a educação fica. É nisso que temos que pensar, em oferecer o melhor pela educação que deixaremos aos nossos filhos, netos e outras gerações”, concluiu.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Claudete Gheller Mathias considerou que, para garantir um bom aproveitamento o ano todo, é primordial que todos os funcionários estejam bem preparados para receber os estudantes. “Mais um ano letivo que se inicia, com ele novas expectativas, novos projetos, novos desejos que tudo aconteça dentro do esperado, mas para isso se faz necessária muita dedicação e acima de tudo planejamento”, ressaltou Claudete.
A secretária relembrou ainda que entre as metas da Secretaria Municipal está o foco nos quatro pilares da Educação, quais sejam, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, e aprender a ser. “Acrescento ainda as competências que defende o sociólogo suíço Philippe Perrenceud, saber cooperar em rede, conceber a escola como uma comunidade educativa , aprender a se sentir um membro efetivo da equipe. Se você domina esses conceitos já tem meio caminho andado para compreender as necessidades desse momento inicial e assim certamente irá ajudar a somar e não dividir o grupo”, concluiu.


Ascom Município de Fraiburgo - Jornalista: Andréa Melo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário