Viver em sociedade significa lidar com
regras o tempo todo e na escola ou Centros de Educação Infantil,
não é diferente. Pois, desde pequeno é preciso conviver com normas
e regras estabelecidas pelo professor/direção ou criadas pelos
próprios alunos, sendo que esta última, em muitos momentos surgem
mais efeitos, pois foram eles que participaram e definiram as normas
e regras para gerenciar as suas ações.
Quando os alunos interagem e cumprem
o que foi definido em equipe, pode-se avaliar os benefícios desse
trabalho, pois eles têm clareza e definição do que eles mesmos
elaboraram, a resposta fica clara, percebe-se a própria criança
lembrando seu colega do que foi normatizado.
O professor tem o privilégio de
acompanhar a evolução de seus alunos nos momentos das brincadeiras
livres: (momento em que eles brincam com carrinhos, ferramentas,
ursos, bonecas, panelinhas, enfim, brinquedos diversos), onde eles
definem suas próprias regras, como quem é o pai, quem é a mãe,
quem é o filho ou a visita que chega na casa; interessante, que no
momento em que o colega não cumpre os papéis que definiram, sai da
brincadeira. Tem-se também, as brincadeiras dirigidas ou as de
faz-de-conta, como: Caçar Ursinho, Casa Sonolenta, Rabanete Gigante,
História da Serpente e outas, elas tem prazer em brincar e
automaticamente cumprem com todas as regras estabelecidas.
Outro momento riquíssimo que o
professor presencia, são os jogos coletivos ou em pequenos grupos,
pois quando se joga, é importante seguir as normas e regras
previamente estabelecidas, além de mostrar que as restrições podem
representar desafios divertidos e eles desenvolvem questões
importantes, como adequação a limites, a cooperação, a
socialização e esperar a sua vez, pois para a criança esperar a
vez é uma das determinações mais difícil de se cumprir. O
principal ponto, no início, é que as regras sejam compreendidas e
que todos se adaptem a elas. Assim, uma das satisfações da criança
é ela sentir-se ativa e participante e, é isso que determina o seu
interesse para um bom envolvimento e desenvolvimento pela atividade.
____________________________
*Angelita
dos Santos: Pedagoga com habilitação em Educação Infantil e
Séries iniciais. Especialista em: Educação Infantil e Séries
Iniciais; Gestão Escolar; Práticas Interdisciplinares com Ênfase
em Matemática e
Práticas Interdisciplinares com Ênfase em educação Especial e
Práticas Inclusivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário