sexta-feira, 13 de novembro de 2015

REGRAS, VALORES E SOCIALIZAÇÃO - CEI Arnoldo Frey

           Viver em sociedade significa lidar com regras o tempo todo e na escola ou Centros de Educação Infantil, não é diferente. Pois, desde pequeno é preciso conviver com normas e regras estabelecidas pelo professor/direção ou criadas pelos próprios alunos, sendo que esta última, em muitos momentos surgem mais efeitos, pois foram eles que participaram e definiram as normas e regras para gerenciar as suas ações.
          Quando os alunos interagem e cumprem o que foi definido em equipe, pode-se avaliar os benefícios desse trabalho, pois eles têm clareza e definição do que eles mesmos elaboraram, a resposta fica clara, percebe-se a própria criança lembrando seu colega do que foi normatizado.
          O professor tem o privilégio de acompanhar a evolução de seus alunos nos momentos das brincadeiras livres: (momento em que eles brincam com carrinhos, ferramentas, ursos, bonecas, panelinhas, enfim, brinquedos diversos), onde eles definem suas próprias regras, como quem é o pai, quem é a mãe, quem é o filho ou a visita que chega na casa; interessante, que no momento em que o colega não cumpre os papéis que definiram, sai da brincadeira. Tem-se também, as brincadeiras dirigidas ou as de faz-de-conta, como: Caçar Ursinho, Casa Sonolenta, Rabanete Gigante, História da Serpente e outas, elas tem prazer em brincar e automaticamente cumprem com todas as regras estabelecidas.
     Outro momento riquíssimo que o professor presencia, são os jogos coletivos ou em pequenos grupos, pois quando se joga, é importante seguir as normas e regras previamente estabelecidas, além de mostrar que as restrições podem representar desafios divertidos e eles desenvolvem questões importantes, como adequação a limites, a cooperação, a socialização e esperar a sua vez, pois para a criança esperar a vez é uma das determinações mais difícil de se cumprir. O principal ponto, no início, é que as regras sejam compreendidas e que todos se adaptem a elas. Assim, uma das satisfações da criança é ela sentir-se ativa e participante e, é isso que determina o seu interesse para um bom envolvimento e desenvolvimento pela atividade.
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*Angelita dos Santos: Pedagoga com habilitação em Educação Infantil e Séries iniciais. Especialista em: Educação Infantil e Séries Iniciais; Gestão Escolar; Práticas Interdisciplinares com Ênfase em Matemática e Práticas Interdisciplinares com Ênfase em educação Especial e Práticas Inclusivas.




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