quarta-feira, 26 de abril de 2017

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANTONIO PORTO BURDA: CONHECENDO DIFERENTES PROFISSIONAIS.Partindo da p...

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANTONIO PORTO BURDA: CONHECENDO DIFERENTES PROFISSIONAIS.
Partindo da p...
: CONHECENDO DIFERENTES PROFISSIONAIS. Partindo da proposta curricular da educação infantil realizamos algumas experiências de aprendizag...

Escola Municipal Carlos Gomes: Atividade do Varal

Escola Municipal Carlos Gomes: Atividade do Varal: É através das brincadeiras livres que a criança se socializa e desenvolve sua identidade e autonomia . Alunos BI,BII e Maternal I Professora...

C.E.M. Antônio Porto Burda: Colheita na Horta Escolar

C.E.M. Antônio Porto Burda: Colheita na Horta Escolar: Fizemos uma colheita de alfaces na nossa Horta Escolar. Que bom ver a horta produzindo assim.

C.E.M. Antônio Porto Burda: Palestra Integral

C.E.M. Antônio Porto Burda: Palestra Integral: Aconteceu hoje em nossa Escola, nos períodos matutino e vespertino, a palestra com a Assistente Social (NASF) Maria Cristina Munaretto, na O...

C.E.M FAXINAL DOS CARVALHOS: Dia do Índio

C.E.M FAXINAL DOS CARVALHOS: Dia do Índio: O povo índio merece toda consideração, Pois ele foi dessa terra o primeiro guardião, Ou seja, o primeiro clã que habitou nosso chão. Ante...

segunda-feira, 17 de abril de 2017

EEF Bairro das Nações - ESCOLA NAÇÕES X PARCERIA COM AS EMPRESAS FISCHER E MAXIPLAST

A Escola de Ensino Fundamental Bairro das Nações vem trabalhando deste o ano de 2013 até o corrente ano com projeto Escola Sustentável - Desenvolvendo atitudes de respeito ao meio ambiente. Tendo como parceiros a Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal, Empresa Fischer e a Empresa Maxiplast da cidade de Caçador – SC.
    No dia 03 de abril de 2017 recebemos na escola os representantes da Empresa Fischer, o Senhor Reni Rocha e Fabiane Assunção, os quais fizeram a doação de jalecos, bonés, camisetas e uma máquina fragmentadora, onde os alunos multiplicadores desenvolverão atividades que envolvam o projeto e a horta escolar. Contando sempre com a participação de professores, alunos, pais, conselho escolar e a comunidade em geral.
    No dia 04 de abril do corrente ano representantes da escola e Conselho Escolar, foram convidados pela diretoria da Empresa Maxiplast para conhecer o projeto e ser parceiros da Escola. Neste dia firmaram parceria com a escola fazendo a doação de 600 bolsas de rafia. Com isso cada aluno levará para casa sua bolsa para separar o material alternativo e trazer até a escola. Este material será adquirido pela Empresa Lider, onde o retorno do valor será revertido em livros e materiais de consumo para horta.

                                 Entrega do material doado pela Empresa Fischer





                                        Visita na Empresa Maxiplast






ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SANTO ANTONIO: Água: O recurso natural mais precioso!

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SANTO ANTONIO: Água: O recurso natural mais precioso!: Pense em algo insubstituível e indispensável para a sua vida. A água é exatamente isso! Sem esse recurso tão importante, a vida na Terra nã...

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SANTO ANTONIO: Jogo dos Dados - Cálculo Mental

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SANTO ANTONIO: Jogo dos Dados - Cálculo Mental: O cálculo mental ajuda o aluno a organizar seu pensamento, agilizando o trabalho cognitivo, pois o aluno é estimulado a pensar rapidamente ...

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SANTO ANTONIO: Livros de Inglês

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SANTO ANTONIO: Livros de Inglês: Como este ano os alunos dos 4 º   anos e 5 º  anos estão tendo mais uma disciplina: "Inglês", portanto, no dia 29 de março os mes...

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SANTO ANTONIO: Sequência Didática - Descobrindo o corpo humano

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SANTO ANTONIO: Sequência Didática - Descobrindo o corpo humano: A partir de trabalhar o Eu - Minha Identidade como ser único na sociedade, iniciou o trabalho ''Descobrindo o Corpo Humano'&#3...

CEI Bela Vista - Experiências de Aprendizagem que contribuem para um melhor período de adaptação e socialização

“Os primeiros dias caracterizam um período de adaptação e acolhimento.Foram dias de muitas brincadeiras, alegria e diversão, cujo objetivo é integrar os alunos ao ambiente escolar e promover interações entre as diferentes turmas, professores e agentes”.

O primeiro dia na escola é sempre difícil. Adaptação dos filhos, que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. E adaptação dos pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina. Ao encontrar-se com o bebê a professora deve ter uma grande tranquilidade na aproximação, respeito e afeto sem ansiedade. A criança deve sentir-se acolhida por todos num clima de segurança afetiva individual e coletiva.
É neste momento onde há interação com o meio, que a criança explora, brinca, constrói, e expressa suas emoções,a partir da dança, da música e outras atividades. No momento da integração entre as salas todos os alunos se divertem muito,é um momento mágico, todos interagem participam e contribuem para construção do conhecimento.







CEI Amábile - Dia do Circo

O Dia do Circo é comemorado no Brasil no dia 27 de março, em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, Piolin, o pai dos palhaços como é conhecido, tinha uma grande habilidade como ginasta e equilibrista além da grande criatividade cômica, tinha o dom de fazer as pessoas rirem...

As professoras do Berçário II, passaram uma tarde muito divertida com as crianças, tudo muito colorido, com direito a palhaço, apresentação das professoras,  pintura no rosto desfile e muitas brincadeiras...
O tema é muito estimulante e encantador, tem cores e diversão...
As crianças participaram do momento, reconhecendo sua imagem e expressões no espelho.

Os papais receberem seus "palhacinhos" no final do dia com muita alegria.




CEM Antônio Porto Burda - Arte Rupestre

A arte rupestre compõe-se de diversas linguagens visuais, conceitos e símbolos com valores e crenças.
Os alunos dos 3º anos “A”, “B” e “C” realizaram um estudo com esse tema e finalizaram seu estudo com uma produção artística.
Para realização deste trabalho, os alunos desenharam com cola branca no papel “Paraná”. Após a cola secar fizeram uma pintura com giz de cera, desenhos estes que ficaram em alto-relevo.

PROFESSORA ROSANE BARBOSA LUCIANO











CEM Antônio Porto Burda - Horta Escolar

O CEM Antônio Porto Burda dá continuidade ao projeto de Horta Escolar contando com o serviço voluntário do amigo da escola Senhor Luis Neri.









CEM Antônio Porto Burda - Aula de Inglês

HAPPY EASTER!

Na manhã do dia 10 de abril, os alunos do 5º A e 5º B trabalharam na aula de Língua Inglesa um pouco sobre o significado da Páscoa. A professora Ana Paula Cordeiro passou um pequeno texto em inglês contando a história dessa data tão importante. Com isso os alunos ainda usaram as apostilas de estudo, onde tinha um cartão comemorativo sobre a Páscoa, e que será entregue as suas famílias.







TRABALHO DESENVOLVIDO POR PROFESSORA FRAIBUGUENSE INTEGRA COLEÇÃO DE RELATOS DO PNAIC

Nos dias 27 e 28 de março, as professoras da rede municipal Regina Lucas Antunes, Rose Mari Gaio Bianchi e Vera Lúcia Ribeiro de Matos participaram em Florianópolis do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/2016. O evento foi realizado no Centro de Cultura e Eventos – UFSC.
O seminário objetivou consolidar a formação realizada em 2016, da qual as professoras foram orientadoras no município de Fraiburgo,  e em contrapartida refletir sobre os resultados e evidenciar a importância da continuidade do programa para o desenvolvimento de metodologias de alfabetização que deem conta do aprendizado da leitura, da escrita, da matemática e dos demais componentes curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O evento também marcou o lançamento  dos volumes III, IV e V da Coleção Relatos de Experiências do PNAIC/UFSC e para Fraiburgo a coleção traz um significado especial. Como declarou a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Tânia da Silva Ferreira no volume IV da obra  foi destaque a publicação do trabalho “TANGRAM: Articulando com práticas de Leitura e Produção Textual”, de autoria da professora Aydir Fátima Balvedi. “Em nome de toda equipe parabenizo  todos os professores alfabetizadores, coordenadora local e orientadoras de estudos, pelo excelente trabalho e dedicação, o qual contribuiu para a melhoria dos processos de ensino da alfabetização em nossas escolas”, ressaltou a secretária.
A versão digital pode ser encontrada no endereço eletrônico: www.pnaic.ufsc.br

     


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IMPLANTA PROJETO XADREZ NA ESCOLA


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes implantou em 2017 o  Projeto Xadrez na Escola.  A iniciativa é voltada para alunos do pré II ao 5º ano de todas as escolas da rede municipal e consiste na prática de xadrez através de uma aula semanal, ministrada pelo professor de Educação Física. 
        O ensino do xadrez para os alunos têm como objetivo demonstrar na teoria e prática a importância do xadrez na educação infantil e no ensino fundamental, estimulando e despertando o interesse dos alunos para o jogo. O xadrez também incita habilidades  desenvolvendo a atenção, concentração e tomada de decisões, sendo utilizado como instrumento inter, multi e pluridisciplinar auxiliando no raciocínio lógico, dedução e indução, e memorização.
        Para implantar o projeto os professores foram capacitados e os novos profissionais que não integravam o quadro  no ano passado, recebem a capacitação este ano.