A
leitura de histórias infantis ajudam no desenvolvimento do
pensamento cultural e da personalidade das crianças. A literatura
infantil é um processo desafiador e motivador, que transforma uma
pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica.
A escola e a família devem estimular na
criança o hábito pela leitura. O gosto pela leitura se dá através de
dois fatores: a curiosidade e o exemplo (este que deve ser dado tanto
pelos professores quanto pelos pais).
A
contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza,
imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto
pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.
As
histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequência
lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a
atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estímulo
e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita, etc.
Por
este contexto, é que cada vez mais as escolas e os pais devem adotar
a literatura infantil para a educação das crianças, pois somente
assim formarão adultos competentes e responsáveis pela formação de um mundo melhor.
A atividade descrita é a história
de um castelo que
construímos em nossa sala de aula.
Essa
atividade foi desenvolvida pelas salas do PRÉ I “A” e PRÉ I
“B”, do livro Entrelinhas. Com a colaboração de todos os
alunos construímos um castelo com sucatas trazida pelos próprios alunos. Com castelo pronto os alunos com ajuda da família escreveram
a sua história partindo do castelo confeccionados por eles.Com as
histórias eles soltam sua imaginação e criatividade se sentindo os
donos do castelo. A professora conta as histórias a todos
os colegas em sala de aula. As crianças se sentem maravilhadas
sendo as donas do castelo. A cada dia um aluno leva para casa e usa a
imaginação para contar a sua história, e os demais alunos esperam ansiosos para chegar sua vez de escrever a sua história.
Turma Pré I"A" |
Castelo Pré I "A" |
Castelo Pré I "B" |
Turma Pré I "B" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário