Encerrou na última sexta-feira, 31/7, a Semana Pedagógica de Formação Continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação, entre os dias 27 e 31, tendo como alvo todos os colaboradores da área, lotados no município. As atividades integraram uma das metas do Plano Municipal de Educação, que é o fortalecimento da Formação Continuada de Professores e Gestores.
Na avaliação da secretária municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias, logo na abertura oficial, no dia 28/7, o evento se mostrou grandioso, tendo contado com a presença do prefeito, Ivo Biazzolo, do presidente da UNIARP, Sandoval Caramori, do vice-reitor de Administração e Planejamento da UNIARP, Paulo Cezar de Campos, da coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, Ilze Chiarello, da coordenadora da UNIARP de Fraiburgo, Angelita Fadani e do presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo, Gerson de Matia.
Na terça-feira, (28), diretores, coordenadores, professores e equipe multidisciplinar participaram de duas palestras. A primeira delas tratou do tema “Educação Especial – Enfoque do MEC”, trazendo informações importantes sobre a legislação nacional e os desafios da inclusão. Em seguida, as formas diferenciadas de avaliação estiveram em pauta na palestra “Avaliação Geral – Por quê? Como?”.
A semana também foi marcada por dez oficinas temáticas que se realizaram nas dependências da UNIARP. Os ambientes proporcionaram aos professores momentos de reflexão sobre a prática em sala de aula, os desafios e metodologias para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça.
Nas dependências da EEF Bairro das Nações foram sediadas as oficinas do material apostilado do Sistema SEFE utilizado nas turmas de Pré I, Pré II e 1° ano. Também participam professores de Educação Física e Artes.
Simultaneamente, no SENAI, as Agentes de Serviços Gerais participaram de curso motivacional.
Na visão da secretária Claudete a reciclagem e a troca de conhecimentos é medida que se impõe, visto que a prática e o ato de reflexão exercida no espaço da sala de aula, contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem. “O professor deve assumir o papel de facilitador e mediador do conhecimento, um participante ativo da aprendizagem dos alunos. Dessa forma, podemos perceber a importância do professor na sua própria formação e na formação dos educandos, comentou a Secretária de Educação”, concluiu a secretária.
Oficinas realizadas:
→ Avaliação
→ Capacitações SEFE
→ Contação de Histórias – Parabolé
→ Didáticas em Sala de aula
→ Educação Especial
→ Gêneros Textuais
→ Jogos Matemáticos
→ Material Dourado
→ Oficina Motivação – para ASG
→ Produção e Interpretação de Textos
Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Educação
Ascom Município de Fraiburgo
Jornalista- Andréa Melo
Postagem Destaque
- Página inicial
- Plano Municipal de Educação
- Equipe
- Contato Unidades Escolares
- Monitoramento do Plano Municipal de Educação
- Diretriz Curricular Ed. Infantil - Aprovado pelo CME - Resolução 005/2020
- Diretriz Curricular Ens. Fund.- Anos Iniciais - Aprovado pelo CME - Resolução 006/2020
- Educação Infantil - Fila Única
- Regimento Único Escolas Municipais
- FUNDEB
- Destinação de material bibliográfico
- BNCC
- Brincando e Aprendendo com o parque Ecológico René Frey
- Decreto Hora-atividade
- Permuta 2021
- Hino Fraiburgo OFICIAL mp3
- Educação em Tempo Integral
- Projeto Educação Financeira nas Escolas
- Plano de Atendimento Emergencial
- BUSCA ATIVA ESCOLAR
- Diretriz Curricular Ens. Fund.- Anos Finais - Aprovada CME Resolução 009/2020
- Calendário Escolar
- Plano Pedagógico de Retorno - PPR 2021
- Resoluções - CME
- Conselho de Alimentação Escolar - CAE
- Tutoriais de Ensino Digital e Gamificação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário