sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CEI LAU MELLO CONSTRUINDO A AUTONOMIA

De um modo geral, o termo autonomia, em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é entendido como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio que norteia as atividades pedagógicas.
Para a consecução dos objetivos propostos, implica necessariamente que se pratique durante todo o processo ensino-aprendizagem, pois não é possível desenvolver uma capacidade sem exercê-la. A partir dessa afirmativa podemos dizer que a prática pedagógica é um instrumento de fundamental importância no desenvolvimento da autonomia, na medida em que possibilita e molda as relações que se estabelecem entre educadores e alunos, entre o conhecimento que se constroem no decorrer das atividades que realizam na instituição escolar, ou seja, para que o aluno possa refletir, participar e assumir responsabilidades.
Podemos então afirmar, que é este o sentido de autonomia enquanto princípio didático geral que se propõe nos PCN: autonomia como uma opção metodológica que leva em conta a atuação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos, valoriza suas experiências, busca a transferência paulatina do aluno de uma situação em que ele é dirigido por outrem para uma situação em que ele tenha condições de se autodirigir, auxiliando o aluno a desenvolver a alcançar comunicativa, cooperativa e coletivamente da vida em sociedade. Isto é, por autonomia entende-se uma relação emancipada, íntegra, com as mais variadas dimensões da vida, o que envolve aspectos intelectuais, morais, afetivos, sociais, políticos, entre outros. Onde a criança é a protagonista de seu próprio conhecimento, tendo gosto e valorizando suas experiências.
Para tanto, a coleção entrelinhas, traz muitas intervenções, orientações de atividades em que a criança é conduzida não só no agir, mas também a pensar de maneira autônoma.
E, portanto uma destas intervenções realizadas a pouco tempo, foi com a história da Rapunzel, onde em uma roda da conversa foram lançadas questões para possibilitar a imaginação de um novo desfecho para esta história. Todos participaram ativamente, e a professora ia anotando todas as ideias que iam surgindo e depois em uma segunda etapa as crianças escolheram dentre todas o novo desfecho que foi escrito em um cartaz. Através desta mediação fez-se com que as crianças pensassem em uma saída para o problema enfrentado por Rapunzel. E a qual foi realizada com sucesso.

Professora: Vera Lucia Mozzer de Oliveira.
CEI Lau Mello




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