De
um modo geral, o termo autonomia, em relação aos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) é entendido como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e
como princípio que norteia as atividades pedagógicas.
Para
a consecução dos objetivos propostos, implica necessariamente que se pratique
durante todo o processo ensino-aprendizagem, pois não é possível desenvolver
uma capacidade sem exercê-la. A partir dessa afirmativa podemos dizer que a
prática pedagógica é um instrumento de fundamental importância no
desenvolvimento da autonomia, na medida em que possibilita e molda as relações
que se estabelecem entre educadores e alunos, entre o conhecimento que se
constroem no decorrer das atividades que realizam na instituição escolar, ou seja,
para que o aluno possa refletir, participar e assumir responsabilidades.
Podemos
então afirmar, que é este o sentido de autonomia enquanto princípio didático
geral que se propõe nos PCN: autonomia como uma opção metodológica que leva em
conta a atuação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos, valoriza
suas experiências, busca a transferência paulatina do aluno de uma situação em
que ele é dirigido por outrem para uma situação em que ele tenha condições de
se autodirigir, auxiliando o aluno a desenvolver a alcançar comunicativa,
cooperativa e coletivamente da vida em sociedade. Isto é, por autonomia
entende-se uma relação emancipada, íntegra, com as mais variadas dimensões da
vida, o que envolve aspectos intelectuais, morais, afetivos, sociais,
políticos, entre outros. Onde a criança é a protagonista de seu próprio
conhecimento, tendo gosto e valorizando suas experiências.
Para
tanto, a coleção entrelinhas, traz muitas intervenções, orientações de
atividades em que a criança é conduzida não só no agir, mas também a pensar de
maneira autônoma.
E,
portanto uma destas intervenções realizadas a pouco tempo, foi com a história
da Rapunzel, onde em uma roda da conversa foram lançadas questões para
possibilitar a imaginação de um novo desfecho para esta história. Todos
participaram ativamente, e a professora ia anotando todas as ideias que iam
surgindo e depois em uma segunda etapa as crianças escolheram dentre todas o
novo desfecho que foi escrito em um cartaz. Através desta mediação fez-se com
que as crianças pensassem em uma saída para o problema enfrentado por Rapunzel.
E a qual foi realizada com sucesso.
Professora:
Vera Lucia Mozzer de Oliveira.
CEI
Lau Mello
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