segunda-feira, 14 de setembro de 2015

RBS TV grava em Fraiburgo

Fraiburgo (SC) investe em mesa digital como ferramenta ludopedagógica

A RBS TV realizou uma gravação nas dependências da EEF Bairro das Nações destacando o uso da Play Table com crianças do atendimento Educacional Especializado.









PlayTable apoia o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças que necessitam de atendimento especializado no meio-oeste catarinense

Em dezembro de 2014, a rede municipal de educação de Fraiburgo (SC) fez a aquisição de mesas digitais com jogos educativos, que funcionam como ferramenta ludopedagógica e apoiam o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças que frequentam, principalmente, o Atendimento Educacional Especializado (AEE). No total, a Secretaria de Educação Municipal comprou 15 PlayTables e distribuiu os equipamentos nas Escolas de Educação Básica Nações, Santo Antônio, Padre Biagio, São Sebastião, São Miguel, Antônio Porto Burda, Faxinal dos Carvalhos, Carlos Gomes e São Cristóvão, Juviliano Manoel Pedroso e José de Anchieta.

De acordo com a secretária de Educação do município, Claudete Gheller Mathias, os professores que atuam nas salas de AEE recorrem à formação continuada para trabalhar tanto com os materiais disponibilizados pelo MEC como para conhecer e discutir a legislação referente à educação especial. "Para facilitar a assimilação da mesa digital como ferramenta, a coordenação pedagógica, os professores do atendimento especializado e as psicopedagogas participaram de uma capacitação promovida pela Playmove, que desenvolve a PlayTable”, conta.

A importância da inclusão social de pessoas com deficiência tem sensibilizado cada vez mais pessoas e organizações. No campo da educação, os avanços se dão por meios institucionais, como a assinatura da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e também no campo legal, com a Lei Federal 12.796/2013, que atualiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96).

Tecnologia e ludopedagogia combinadas para incluir
O principal objetivo da mesa digital para a educação do município é auxiliar os professores a explorarem habilidades de raciocínio, concentração, memória, compreensão e coordenação motora fina das crianças. A ferramenta também serve como estímulo cognitivo e motivacional e, de acordo com Claudete, destaca-se pela simplicidade de manuseio. "Os jogos são adequados para ajudar a superar as dificuldades de aprendizagem. Por isso, acredito que podemos avançar em várias frentes", afirma.

Segundo o especialista em ludopedagogia da Playmove, Cristiano Sieves, o planejamento de ações de inclusão no ambiente escolar depende basicamente de três fatores:

  1. Mapeamento das necessidades de adaptação dos estudantes;
  2. Infraestrutura escolar;
  3. Um modelo pedagógico e um plano de ensino que sejam de fato inclusivos.

A ludicidade tem papel importante na educação e na socialização de crianças com necessidades especiais, mas incluir essas pessoas na dinâmica da sala de aula ainda é um desafio. Entre os caminhos possíveis, estão os jogos e brincadeiras que permitem a interação entre todas as crianças e outras adaptações metodológicas”, finaliza Sieves.

Sobre a Playmove
Empresa de Blumenau (SC), fundada em 2013, focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil e ensino fundamental. Criadora e desenvolvedora da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, utilizada em escolas públicas e privadas no país. A PlayTable é uma mesa interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras dos pequenos. A tecnologia touch screen se caracteriza pela fácil usabilidade, inclusive, por ser acessível a crianças com deficiência.

Um comentário:

  1. Saiu na RBS.

    http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/escola-publica-de-fraiburgo-conta-com-a-tecnologia-para-ajudar-na-inclusao/4480208/

    ResponderExcluir