Momento de Formação/ Reflexão
1. Analise a seguinte afirmação: “[...] a interdisciplinaridade implica uma vontade e um compromisso dos atores envolvidos de elaborar um contexto mais geral, no qual cada uma das disciplinas em contato é modificada e passa a depender claramente uma das outras” (p. 11).
2. A interdisciplinaridade se faz em torno de um processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, gerando a interação das disciplinas do currículo escolar não apenas entre si, mas, sobretudo, destas com a realidade, com vistas a superar a fragmentação e a formar integralmente os alunos (p. 11). Comentem essa afirmação.
3. O texto faz referência a necessidade de se pensar na seleção, organização e distribuição de conhecimentos relevantes para que todos os estudantes possam se apropriar deles, a fim de atuarem na mudança de seus contextos como sujeitos autônomos, críticos e criativos. Como isso é visto/percebido nas escolas? (p. 11-12)
4. Analisem a rotina semanal do 1º Ano desenvolvida pela professora Francisca Alves. A professora conseguiu trabalhar as áreas do conhecimento de forma integrada? (p. 12 e 13)
5. No texto, ao analisarem o relato da professora Francisca Alves, as autoras afirmam “tratar-se de trabalho que mostra a mudança de atitude na prática do professor, que precisa adaptar-se a uma rotina diferenciada, colocando-se, todos os dias, frente a um novo desafio, por considerar as práticas interdisciplinares em seu fazer pedagógico, o que o torna mais rico e dinâmico”(p. 17). Posicionem-se frente a essa afirmação.
6. Os autores ainda afirmam que “esse recorte nos apresenta uma possibilidade de prática pedagógica que leva à formação integral do educando, pois viabiliza construções intelectuais elevadas na perspectiva do letramento, mediante a apropriação de conceitos necessários à compreensão da realidade de vivência dos alunos e a consequente intervenção consciente nela”(p. 20). Discutam sobre essa afirmação.
7. Conforme o texto, “o trabalho por meio de sequências didáticas, projetos didáticos e rotinas mais flexíveis cria a possibilidade de atividades que possam ser integradas e desenvolvidas, na escola, pela perspectiva da interdisciplinaridade, apresentando-se como um caminho profícuo no processo de alfabetização e do letramento” (p.21). Acreditamos nessa proposta? É esse também o nosso entendimento/posicionamento e nossa prática? Já visualizamos práticas desenvolvidas dentro dessa perspectiva?
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