terça-feira, 10 de março de 2020

Alimentação escolar é parte do processo de aprendizagem

É consenso que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos indivíduos. E as instituições educacionais são um espaço privilegiado, uma vez que acompanham as diversas fases do desenvolvimento desde a primeira infância, etapa em que começam a se moldar os hábitos alimentares que repercutirão por toda a vida.

Por isso, além de orientação, a formação dos hábitos alimentares saudáveis deve buscar o diálogo com os valores culturais, sociais e afetivos, além dos emocionais e comportamentais a cada proposta de mudança, somando ao desenvolvimento integral dos estudantes.

Pensando nisso, a nutricionista responsável pelos Centros de Educação Infantil da rede municipal propôs algumas mudanças no cardápio no mês de março, entre elas:

  • Inclusão de novos alimentos da agricultura familiar como o: morango, melão, espinafre, couve-flor, pão integral, pães coloridos, cupcake de aipim. 
  • Alimentos orgânicos: alface, tempero verde, repolho e alho. 
  • Novas receitas (molho nutritivo com beterraba e cenoura, bolinho assado de carne com aveia e espinafre, entre outras). 
Já para o segundo semestre as novidades terão como enfoque a utilização dos tempero naturais visando redução do sódio nas preparações e redução do açúcar. Incentivando novos hábitos em toda a comunidade escolar. 

As crianças do CEI Zenaide, CEI Estrelinha e CEI Bela Vista já aprovaram as mudanças. 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário