A Educação Infantil da rede municipal de ensino valoriza muito atividades em que a criança possa “vivenciar o brincar”. Desta maneira as crianças percebem que brincar é um instrumento de sobrevivência e também propulsor do conhecimento. Portanto, brincar é “coisa séria” no que se refere à sua importância para a educação.
Durante as atividades é possível perceber que todos se entregaram ao material, explorando um mundo de fantasias, ludicidade e faz de conta. Nas mãos das crianças as panelas e caixas viram vários brinquedos ao mesmo tempo, isso mostra que as possibilidades das crianças vão além do que simplesmente oferecer um brinquedo pronto.
Esse processo nos faz refletir sobre a relação das crianças com o aprender e o brincar. Muitas vezes percebemos que elas trazem para o momento da brincadeira o conteúdo que foi aprendido em sala de aula. Isso sustenta a ideia de que “brincar é algo sério” no sentido da grande importância que tem para construção do conhecimento.
”Brincar cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. A criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário... É como se ela fosse maior do que é na realidade. Como foco de uma lente de aumento, o brincar contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo, ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento”. VYGOTSKY, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário