terça-feira, 31 de março de 2015

EDUCAÇÃO NO CAMPO - MUNICÍPIO FARÁ ADESÃO AO PROGRAMA ESCOLA ATIVA



Conforme dados do Ministério da Educação, apesar de o campo abrigar a menor porcentagem dos estudantes brasileiros, metade das escolas do Brasil estão localizadas na esfera rural. Essa realidade também atinge Fraiburgo. Atualmente das 17 escolas municipais, 10 são consideradas escolas rurais segundo o Censo Escolar.
O número eleva-se para 11, se considerada uma escola Estadual nesta categoria, sendo elas, CEM Arnoldo Frey, EM Carlos Gomes, CEM Faxinal dos Carvalhos, CEM Macieira, CEM São Cristóvão, EM 24 de Junho, EM Nossa Senhora ,CEM Lau Mello, CEI LIberata e CEI Arnoldo Frey.
A Educação de Fraiburgo tem sido referência nos últimos anos pelos constantes investimentos que abrangem toda a Rede Básica de Ensino. De acordo com a secretária municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias, “Fraiburgo destaca-se por oferecer à Educação do Campo as mesmas condições físicas necessárias a uma aprendizagem de qualidade, seja na área de infraestrutura, seja na área de tecnologias educacionais”.
Os professores das escolas do campo participam de cursos de formação continuada, além dos encontros de área. A equipe multidisciplinar também é assegurada para as escolas do campo, das quais, três destas, passarão a contar com Sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE a partir do segundo semestre de 2015, não sendo mais necessário o deslocamento dos alunos que necessitam deste atendimento até escolas da zona urbana. “O profissional capacitado que irá até elas”, ponderou a secretária.
CLASSES MULTISSERIADAS
Uma das características da Educação feita em regiões rurais é a organização da turma em classes multisseriadas. Por causa das grandes distâncias entre as propriedades e do baixo número de crianças em cada ciclo ou série, é comum encontrar as que estão em fase de alfabetização estudando com quem já sabe ler e escrever – e todos sob a orientação de um só professor. Isso não é diferente em nossa região, e no município de Fraiburgo, aonde podemos encontrar algumas classes multisseriadas ativas.
“Há aqueles que acreditem e percebam somente os pontos negativos deste processo. Na realidade, classes multisseriadas possibilitam as crianças conviverem num ambiente de cooperação e aprendizagem coletiva, facilitando a socialização dos conhecimentos criando um ambiente favorável à aprendizagem”, ressaltou a secretária.
Aliado a isso, o Governo Federal, percebendo a importância do fortalecimento da educação do campo e a situação inevitável das secretarias de educação ao organizarem algumas classes multisseriadas, desenvolveu o Programa Escola Ativa que visa melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo.A Secretaria Municipal de Educação fará a adesão através do novo PAR – Plano de Ações Articuladas que estará disponível em breve.
Vale ressaltar que a Educação Escolar do Campo está assegurada no art. 28, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e deve ser oferecida pelos sistemas de ensino de modo que atenda às peculiaridades da vida rural de cada região, especialmente aos conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural.

Com informações da Secretaria Municipal de Educação

Ascom Município de Fraiburgo - Jornalista: Andréa Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário