As atividades do programa Mais Educação iniciaram em 23 de fevereiro de
2015, com 92 alunos das séries iniciais do ensino fundamental, sendo 45 no
período matutino e 47 no vespertino.
As ofertas formativas do Programa Mais Educação Santo Antonio
foram organizadas nos seguintes Macrocampos:
- Acompanhamento Pedagógico.
- Comunicação, Uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica.
- Esporte e Lazer.
- Promoção da saúde.
- Educação Ambiental, Desenvolvimento sustentável, Economia Solidária e Criativa
e Educação Econômica.
As atividades dos macrocampos são desenvolvidas de forma
interdisciplinar e respeitando o contexto social dos alunos. A metodologia utilizada
na maioria das atividades é a ludicidade, com atividades prazerosas ao aluno,
lembrando que o mesmo permanece período integral na escola.
O trabalho de monitoria é desempenhado por estudantes do
curso de pedagogia ou ensino médio.
O quadro de horário foi elaborado em conjunto com direção e
monitoras.
O relato das atividades desenvolvidas neste período será
descrita conforme os Macros campos, de forma resumida e anexado fotos de alguns
momentos que mereceram destaque.
ESPORTE E LAZER
Na primeira semana foi feito uma gincana com o objetivo de
criar momentos de integração entre as várias séries do programa, enfatizando a
importância da contribuição individual para o grupo, sentido de equipe,
solidariedade, vencer com humildade e saber perder com respeito.
O mês de março teve como ponto de partida, a promoção de
pequenas atividades baseadas em um mundo lúdico e esportivo, desenvolvidas com
algumas brincadeiras de pátio (coelhinho sai toca, negrinhos da África,). Brincadeiras
de roda (ovo choco, escravos de Jó, cachorro e seu dono), com música (estátua,
dança da cadeira). Neste mês também iniciamos as atividades no ginásio de
esporte da Escola Padre Biagio Simonetti. Sendo uma hora por semana para cada
turma. Este espaço permitiu iniciar noções e regras de alguns esportes a
começar pelo basquetebol.
PROMOÇÃO DA SAÚDE
As atividades do macrocampo Promoção da Saúde iniciaram-se
com alimentação saudável e equilibrada tendo como objetivo geral, permitir ao
aluno o reconhecimento e a conscientização de seus hábitos alimentares em casa
e no programa.
Como ponto de partida, através de
figuras e orientação da monitora foi identificado os grupos de alimentos que
fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas funções: açúcares, gorduras
proteínas, vitaminas, sais minerais e água.
No decorrer das atividades foram
elaborados cartazes, gráfico, desenhos e textos relacionados ao assunto.
ACOMPANHAMENTO
PEDAGÓGICO
Acompanhamento pedagógico foi trabalhado a leitura individual
e coletiva, as dificuldades na hora da leitura pelos alunos das séries iniciais,
possivelmente gerada pela falta de habito, visando dar subsídio para que os
alunos façam uma leitura correta de nossa língua e do mundo que nos cerca. Assim
foram utilizados diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura de forma
efetiva e eficaz. Na matemática as operações fundamentais, foram trabalhadas através
de jogos, simulando situações cotidianas que ajudam a contextualizar os
conteúdos, facilitando a tomada de consciência da utilidade da matemática na
resolução de situação problemas. Neste momento também, os alunos são auxiliados
em suas tarefas quando necessário.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Este macrocampo trabalhou em sincronia com a Promoção da saúde.
Foi combinado com os alunos que cada um traria um cartão de semente de algum
alimento que gosta e considera saudável, para plantar em um litro descartável,
cortado ao meio e acompanhar o desenvolvimento, com os devidos cuidados por
determinado período. O resultado foi gratificante, em especial no momento que
os alunos viram o crescimento das plantinhas e suas raízes. Devido ao pequeno
espaço do litro e a forma leiga de plantio, foi necessário mudar as plantas de
local, por falta de espaço apropriado em nosso ambiente, alguns alunos levaram
para sua casa e outras plantas trepadeiras, como chuchu e as que formam ramas
compridas como abóbora e moranga que não necessitam de tantos cuidados
especiais, foram plantadas em meio a um mato próximo do nosso local, para
podermos acompanhar coletivamente o desenvolvimento delas. Durante esta
experiência os alunos foram registrando o desenvolvimento das plantas e pesquisando
dúvidas que surgiram, desenhos e livrinhos com plantas também foram criados em
sala.
COMUNICAÇÃO
O macrocampo comunicação iniciou atividades com jornal, sendo
apresentados para os alunos diferentes jornais da cidade e região. Foram exploradas
as partes que formam um jornal. Em grupo criaram manchetes de assuntos que
encontram em jornais. As notícias policiais ganharam destaque na equipe dos
alunos de 4º e 5º ano ficando para o 1º e 2º moda e esporte. A propaganda
também foi um momento divertido em que os alunos com rótulos criaram frase ou
pequenos textos com ou sem rima para convencer o consumidor a comprar seus
produtos.
Para encerrar as atividades os alunos
dramatizaram um programa jornalístico com apresentadores e repórteres.
Opinião pessoal
Denilce Constantino - Coordenadora Programa Mais Educação |
Acredito no sucesso da
educação integral. Penso que ela veio para fortalecer o processo ensino aprendizagem
das escolas públicas, trazendo o aluno cada vez mais para dentro da escola,
contribuindo para a prevenção e
enfrentamento da situação de risco e vulnerabilidade social. Sabe-se que as
dificuldades de implantação de um novo programa pedagógico são inevitáveis
quando se trata de educação pública no Brasil, procuro enfrenta-las como forma
de desafio, pois tenho um compromisso com esses alunos e a sociedade, de
não só oportunizar o ingresso
dos alunos nas escolas de tempo integral como também dar suporte a sua
permanência nas mesmas.
Neste Programa tenho como função coordenar, com dedicação
exclusiva planejando e acompanhando o desenvolvimento das atividades, aplicadas
pelas monitoras. Sendo estas estudantes universitárias, ensino médio concluído
ou em fase de conclusão. As mesmas apresentam habilidades apropriadas e facilidade
de relacionamento com os alunos, promovendo um ambiente de integração e estudo.
Andressa Morsoletto dos Santos - Monitora Mais Educação |
O Programa Mais Educação para mim, foi uma surpresa muito
boa, pois imaginava que seria realizada qualquer atividade para simplesmente
preencher o tempo. Quando comecei no programa estava em dúvida quanto ao curso
superior que iria frequentar jornalismo ou pedagogia, logo nas primeiras semanas
tomei minha decisão e comecei o curso de pedagogia, convicta de quero seguir o
exemplo de minha mãe e ser uma profissional da educação. É bom de mais, ficar
na companhia de crianças de diferentes idades, trocando experiências recebendo
e dando muito amor. Planejar, aplicar e ver o resultado das atividades é muito
gratificante.
Taís Aparecida da Silva - Monitora Mais Educação |
Sobre o Programa Mais Educação pensei que fosse mais um
daqueles lugares que recolhe e cuida das crianças para os pais trabalharem. Mas
me surpreendi, pois aqui no Mais Educação Santo Antonio nosso objetivo é outro,
nos preocupamos com cada criança e seu aprendizado planejamos cada atividade
antes de aplicar e depois avaliamos o resultado e se alcançamos ou não os nosso
objetivos propostos. Estou cursando o último ano do magistério e adorando
trabalhar nesse programa que além de contribuir para meu curso e aprendizado de
vida me dá a certeza: _ Quero ser uma pedagoga dedicada e Apaixonada pelo que faz.
Jociele dos Santos Zonta Rösler - Monitora Mais Educação |
Já concluí o segundo grau não foi na área da educação, mas
cursei um ano do magistério e atuei como monitora no Programa Mais Educação no
município de Videira na localidade de Rio das Pedras por um ano, também já fui
estagiária em sala de aula. Gosto muito de trabalhar com crianças e este
programa está me motivando a voltar estudar e com certeza será um curso na área
da educação, pois sinto que tenho muito ainda o que aprender e ensinar.
Rosemere Pereira a responsável pela alimentação dos alunos e
Vera Lúcia Pereira dos Santos aquele que deixa tudo em ordem e limpinho em
nosso ambiente.
O Programa Mais Educação vem desenvolvendo suas atividades com dedicação, tendo como principal objetivo garantir a educação integral, valorizando e oportunizando uma aprendizagem significativa aos alunos.
Por: Denilce Constantino
Coordenadora Programa Mais Educação EBM Santo Antônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário