domingo, 29 de março de 2015

Programa Mais Educação EBM Santo Antonio

As atividades do programa Mais Educação iniciaram em 23 de fevereiro de 2015, com 92 alunos das séries iniciais do ensino fundamental, sendo 45 no período matutino e 47 no vespertino.

As ofertas formativas do Programa Mais Educação Santo Antonio foram organizadas nos seguintes Macrocampos:
- Acompanhamento Pedagógico.
- Comunicação, Uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica.
- Esporte e Lazer.
- Promoção da saúde.
- Educação Ambiental, Desenvolvimento sustentável, Economia Solidária e Criativa e Educação Econômica.

As atividades dos macrocampos são desenvolvidas de forma interdisciplinar e respeitando o contexto social dos alunos. A metodologia utilizada na maioria das atividades é a ludicidade, com atividades prazerosas ao aluno, lembrando que o mesmo permanece período integral na escola.

O trabalho de monitoria é desempenhado por estudantes do curso de pedagogia ou  ensino médio. 

O quadro de horário foi elaborado em conjunto com direção e monitoras.

O relato das atividades desenvolvidas neste período será descrita conforme os Macros campos, de forma resumida e anexado fotos de alguns momentos que mereceram destaque.

ESPORTE E LAZER

Na primeira semana foi feito uma gincana com o objetivo de criar momentos de integração entre as várias séries do programa, enfatizando a importância da contribuição individual para o grupo, sentido de equipe, solidariedade, vencer com humildade e saber perder com respeito.


O mês de março teve como ponto de partida, a promoção de pequenas atividades baseadas em um mundo lúdico e esportivo, desenvolvidas com algumas brincadeiras de pátio (coelhinho sai toca, negrinhos da África,). Brincadeiras de roda (ovo choco, escravos de Jó, cachorro e seu dono), com música (estátua, dança da cadeira). Neste mês também iniciamos as atividades no ginásio de esporte da Escola Padre Biagio Simonetti. Sendo uma hora por semana para cada turma. Este espaço permitiu iniciar noções e regras de alguns esportes a começar pelo basquetebol.




PROMOÇÃO DA SAÚDE

As atividades do macrocampo Promoção da Saúde iniciaram-se com alimentação saudável e equilibrada tendo como objetivo geral, permitir ao aluno o reconhecimento e a conscientização de seus hábitos alimentares em casa e no programa.
Como ponto de partida, através de figuras e orientação da monitora foi identificado os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas funções: açúcares, gorduras proteínas, vitaminas, sais minerais e água.
No decorrer das atividades foram elaborados cartazes, gráfico, desenhos e textos relacionados ao assunto.




ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO


Acompanhamento pedagógico foi trabalhado a leitura individual e coletiva, as dificuldades na hora da leitura pelos alunos das séries iniciais, possivelmente gerada pela falta de habito, visando dar subsídio para que os alunos façam uma leitura correta de nossa língua e do mundo que nos cerca. Assim foram utilizados diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura de forma efetiva e eficaz. Na matemática as operações fundamentais, foram trabalhadas através de jogos, simulando situações cotidianas que ajudam a contextualizar os conteúdos, facilitando a tomada de consciência da utilidade da matemática na resolução de situação problemas. Neste momento também, os alunos são auxiliados em suas tarefas quando necessário.




EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Este macrocampo trabalhou em sincronia com a Promoção da saúde. Foi combinado com os alunos que cada um traria um cartão de semente de algum alimento que gosta e considera saudável, para plantar em um litro descartável, cortado ao meio e acompanhar o desenvolvimento, com os devidos cuidados por determinado período. O resultado foi gratificante, em especial no momento que os alunos viram o crescimento das plantinhas e suas raízes. Devido ao pequeno espaço do litro e a forma leiga de plantio, foi necessário mudar as plantas de local, por falta de espaço apropriado em nosso ambiente, alguns alunos levaram para sua casa e outras plantas trepadeiras, como chuchu e as que formam ramas compridas como abóbora e moranga que não necessitam de tantos cuidados especiais, foram plantadas em meio a um mato próximo do nosso local, para podermos acompanhar coletivamente o desenvolvimento delas. Durante esta experiência os alunos foram registrando o desenvolvimento das plantas e pesquisando dúvidas que surgiram, desenhos e livrinhos com plantas também foram criados em sala.







COMUNICAÇÃO

O macrocampo comunicação iniciou atividades com jornal, sendo apresentados para os alunos diferentes jornais da cidade e região. Foram exploradas as partes que formam um jornal. Em grupo criaram manchetes de assuntos que encontram em jornais. As notícias policiais ganharam destaque na equipe dos alunos de 4º e 5º ano ficando para o 1º e 2º moda e esporte. A propaganda também foi um momento divertido em que os alunos com rótulos criaram frase ou pequenos textos com ou sem rima para convencer o consumidor a comprar seus produtos.
Para encerrar as atividades os alunos dramatizaram um programa jornalístico com apresentadores e repórteres. 






Opinião pessoal

Denilce Constantino - Coordenadora Programa Mais Educação
 Acredito no sucesso da educação integral. Penso que ela veio para fortalecer o processo ensino aprendizagem das escolas públicas, trazendo o aluno cada vez mais para dentro da escola, contribuindo para a prevenção e enfrentamento da situação de risco e vulnerabilidade social. Sabe-se que as dificuldades de implantação de um novo programa pedagógico são inevitáveis quando se trata de educação pública no Brasil, procuro enfrenta-las como forma de desafio, pois tenho um compromisso com esses alunos e a sociedade, de não só oportunizar o ingresso dos alunos nas escolas de tempo integral como também dar suporte a sua permanência nas mesmas.
Neste Programa tenho como função coordenar, com dedicação exclusiva planejando e acompanhando o desenvolvimento das atividades, aplicadas pelas monitoras. Sendo estas estudantes universitárias, ensino médio concluído ou em fase de conclusão. As mesmas apresentam habilidades apropriadas e facilidade de relacionamento com os alunos, promovendo um ambiente de integração e estudo. 

Andressa Morsoletto dos Santos - Monitora Mais Educação
O Programa Mais Educação para mim, foi uma surpresa muito boa, pois imaginava que seria realizada qualquer atividade para simplesmente preencher o tempo. Quando comecei no programa estava em dúvida quanto ao curso superior que iria frequentar jornalismo ou pedagogia, logo nas primeiras semanas tomei minha decisão e comecei o curso de pedagogia, convicta de quero seguir o exemplo de minha mãe e ser uma profissional da educação. É bom de mais, ficar na companhia de crianças de diferentes idades, trocando experiências recebendo e dando muito amor. Planejar, aplicar e ver o resultado das atividades é muito gratificante.

Taís Aparecida da Silva - Monitora Mais Educação
Sobre o Programa Mais Educação pensei que fosse mais um daqueles lugares que recolhe e cuida das crianças para os pais trabalharem. Mas me surpreendi, pois aqui no Mais Educação Santo Antonio nosso objetivo é outro, nos preocupamos com cada criança e seu aprendizado planejamos cada atividade antes de aplicar e depois avaliamos o resultado e se alcançamos ou não os nosso objetivos propostos. Estou cursando o último ano do magistério e adorando trabalhar nesse programa que além de contribuir para meu curso e aprendizado de vida me dá a certeza: _ Quero ser uma pedagoga dedicada e Apaixonada pelo que faz.  


Jociele dos Santos Zonta Rösler - Monitora Mais Educação


 Já concluí o segundo grau não foi na área da educação, mas cursei um ano do magistério e atuei como monitora no Programa Mais Educação no município de Videira na localidade de Rio das Pedras por um ano, também já fui estagiária em sala de aula. Gosto muito de trabalhar com crianças e este programa está me motivando a voltar estudar e com certeza será um curso na área da educação, pois sinto que tenho muito ainda o que aprender e ensinar.


Rosemere Pereira a responsável pela alimentação dos alunos e Vera Lúcia Pereira dos Santos aquele que deixa tudo em ordem e limpinho em nosso ambiente.


O Programa Mais Educação vem desenvolvendo suas atividades com dedicação, tendo como principal objetivo garantir a educação integral, valorizando e oportunizando uma aprendizagem significativa aos alunos.

Por: Denilce Constantino
       Coordenadora Programa Mais Educação EBM Santo Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário