segunda-feira, 8 de junho de 2015

AS MOSCAS - que bicho é este? - EM Nossa Senhora Aparecida

Nas aulas de Língua Portuguesa, a turma do quarto ano, trabalhou com o texto informativo: COMO VIVEM AS MOSCAS? Após a leitura e o estudo do texto foi feita a releitura sobre o texto com a elaboração de um novo texto contendo as informações sobre as moscas, tão comuns em nosso ambiente, principalmente no verão.


AS MOSCAS - que bicho é este?

     As moscas são ativas durante o dia, dormem à noite e adoram ambientes sujos, onde exista matéria orgânica em decomposição, como o lixo, esgoto, aterros sanitários, cisternas de estrumes de animais entre outros...
     Elas vivem na imundície e levam a sujeira para todos os lugares por ondem passam. Quando elas pousam nos alimentos, podem contaminá-los com bactérias e outros microrganismos patogênicos, propagando doenças como a diarreia, cólera ou febre tifoide.
      Como seus colegas mosquitos, as moscas integram a ordem Díptera, que quer dizer “duas asas”, e estão divididas em cerca de 150 mil espécies, entre elas a mutuca, a mosca-varejeira, a mosca-das-frutas e a mosca-doméstica, uma das mais comuns no mundo.
     Para se alimentar, as moscas têm alguns truques. Já que não possuem dentes e não conseguem ingerir nada sólido têm algumas estratégias para traçar o alimento:
A mosca primeiro lança uma saliva sobre o alimento para decompô-lo, formando uma papa.      Em seguida, usa seu aparelho bucal, chamado probóscide, para lamber a gororoba. Outro truque é vomitar o alimento e voltar a ingeri-lo, mais amolecido.
    É difícil capturar uma mosca, e você sabe! Por que elas têm olhos grandes e multifacetados, formados por centenas ou milhares de lentes, que lhes permitem ver até 360 graus. Porém a sua visão não tem foco nem muitos detalhes.
    Sabe por que as moscas esfregam sempre as patinhas? É por questão de higiene. Os pelos das patas têm receptores de aroma e sabor e, por isso, precisam ficar limpos para que elas possam farejar seus alimentos prediletos. Isso é interessante, não acha?!
Se você já tinha nojo de moscas nos alimentos, acho que agora tem ainda mais, não é mesmo? Vamos ao combate!!!!!!

Turma do quarto ano “A”










Nenhum comentário:

Postar um comentário