quarta-feira, 3 de junho de 2015

Estimulando os sentidos no Berçário...CEM Lau Mello


Em nenhum outro período de sua existência os seres humanos experimentam um desenvolvimento tão intenso como nos primeiros anos de vida. Basta observarmos a evolução que ocorre de 0 a 1 ano, quando os bebês começam a dar seus primeiros passos iniciais.
Eles têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas. É importante não perdermos nenhuma oportunidade para participar desse crescimento, criando situações propícias e promovendo a estimulação. As atividades desenvolvidas devem buscar “aproveitar” esse período privilegiado, quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento.
Bebês aprendem de um modo muito diverso, principalmente pelos mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial, por meio do brincar.
Por isso, desenvolvemos atividades diversas com os bebês do berçário I e II, com o intuito de estimular os sentidos e as percepções:
  • Caminhar sobre o tapete das sensações, para através do tato sentir texturas diversas;
  • Segurar objetos de texturas variadas;
  • Observar gravuras de alimentos em revistas, rasgar as gravuras para montar painel;
  • Sentir aromas diversos: perfumes, ervas aromáticas, alimentos;
  • Experimentar alimentos, doces, salgados, amargos, azedo;
  • Ouvir sons diversos identificando que som representa, entre outras...
Turmas de Berçário I e II
Professoras: Eliane Reolon Degarraes, Pedagoga, Pós graduada em Educação Infantil e anos iniciais , em Educação Inclusiva e Práticas Interdisciplinares. JucéliAlberton Mello, Pedagoga, Pós graduada em Educação Infantil e anos iniciais , em Educação Inclusiva e Práticas Interdisciplinares.













Nenhum comentário:

Postar um comentário