Em nenhum outro
período de sua existência os seres humanos experimentam um
desenvolvimento tão intenso como nos primeiros anos de vida. Basta
observarmos a evolução que ocorre de 0 a 1 ano, quando os bebês
começam a dar seus primeiros passos iniciais.
Eles têm
necessidades específicas e características próprias que devem ser
consideradas. É importante não perdermos nenhuma oportunidade para
participar desse crescimento, criando situações propícias e
promovendo a estimulação. As atividades desenvolvidas devem buscar
“aproveitar” esse período privilegiado, quando as crianças têm
seu momento de maior desenvolvimento.
Bebês aprendem de
um modo muito diverso, principalmente pelos mecanismos da repetição,
da imitação e da exploração sensorial, por meio do brincar.
Por isso,
desenvolvemos atividades diversas com os bebês do berçário I e II,
com o intuito de estimular os sentidos e as percepções:
- Caminhar sobre o tapete das sensações, para através do tato sentir texturas diversas;
- Segurar objetos de texturas variadas;
- Observar gravuras de alimentos em revistas, rasgar as gravuras para montar painel;
- Sentir aromas diversos: perfumes, ervas aromáticas, alimentos;
- Experimentar alimentos, doces, salgados, amargos, azedo;
- Ouvir sons diversos identificando que som representa, entre outras...
Turmas
de Berçário I e II
Professoras:
Eliane
Reolon Degarraes,
Pedagoga, Pós graduada em Educação Infantil e anos iniciais , em
Educação Inclusiva e Práticas Interdisciplinares. JucéliAlberton
Mello,
Pedagoga, Pós graduada em Educação Infantil e anos iniciais , em
Educação Inclusiva e Práticas Interdisciplinares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário