sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mais Educação - EBM Santo Antônio

Atividades desenvolvidas no Mais Educação - EBM Santo Antônio

SEMANA DE 01 A 04 DE SETEMBRO DE 2015

Nesta semana, continuaram as atividades finais do Projeto do MPT.

SEMANA DE 08 A 11 DE SETEMBRO DE 2015

 A monitora Tais Aparecida da Silva começou o estágio do Curso de Ensino Médio com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O projeto aplicado foi referente a cores e formas, identificando-as no ambiente natural e artificial. 

SUPORTE PEDAGÓGICO: Leitura da história do Tangram, distribuição do texto digitado, levantamento do vocabulário, interpretação oral, recorte do tangram e fixação no papel cartão.


ESPORTE: Com o objetivo de desenvolver um novo olhar sobre o mundo formado por cores e formas identificando-as no ambiente natural e artificial, os alunos fizeram a leitura e interpretação do texto Bola de meia, bola de gude. Após o texto, identificaram em diferentes ambientes formas geométricas. Em duplas fizeram, uma esfera com balão e papel higiênico ou de meia. Feitas as bolas foram organizadas brincadeiras no pátio e no ginásio de esporte.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A partir da bola de meia surgiu a ideia de fazer o boneco de cabeça de alpiste, sendo abordado temas como a importância da água para os seres vivos, como a semente germina, como as atividades humanas podem interferir no meio ambiente, por que o meio ambiente depende de nós e principalmente trabalhar a responsabilidade, pois cada criança regou todo dia seu boneco para o cabelo dele crescer.

COMUNICAÇÃO: Leitura e interpretação do texto Geometria e arte de Mílton Dacosta. Responderam algumas questões referente ao texto. Escolheram uma das pinturas de Mílton e representaram. As Mais votadas foram as figuras humanas usando as formas geométricas.


SAÚDE: Com o objetivo de mostrar ao aluno que praticas corporais, constituem-se em manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, danças, ginásticas, esportes, artes marciais e acrobacias, entre outras. As quais produzem saúde e qualidade de vida. Foram realizadas algumas atividades físicas todos os dias da semana logo que chegaram no programa.


SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO DE 2015.

SUPORTE PEDAGÓGICO: Descobriram o significado da palavra origami. Copiaram a definição e comentaram o assunto com os colegas. Cada aluno recebeu um pedaço de papel branco para fazer alguma dobradura que já conhecia.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A partir das dobraduras feitas entre os animais, surgiu uma borboleta, que despertou o interesse para um estudo das principais características desse inseto. A ordem a que pertence, sua anatomia, metamorfose, mimetismo, polinização e para encerrar todos fizeram a dobradura de uma borboleta, e o poema As borboletas de Vinícius de Morais.


SAÚDE: Continuidade das práticas corporais, com acrobacias, performances de destreza corporal comuns em circos. Foram realizadas algumas atividades com os movimentos básicos da ginástica acrobática, para aprender a desenvolver a percepção do se próprio corpo em relação ao tempo, espaço e o outro.


Esporte: Ginástica acrobática no ginásio de esporte na grama e no salão. Amistosos de basquete, com times misto de meninas e meninos.


COMUNICAÇÃO: Os meios de comunicação social de massa invadem nossas casas diariamente. Eles influenciam a maneira de pensarmos, sentirmos e de nos comportamos, o apelo para o consumo exagerado e outros. Através de pesquisa o meio de comunicação mais utilizado nas famílias dos alunos é o rádio. Considerando isso iniciou um estudo sobre a história do rádio e seus inventores, noções de como funciona uma emissora de rádio e confecção de algumas tecnologias.



SEMANA DE 21 A 25 DE SETEMBRO DE 2015


EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Comentários sobre o dia da árvore por que e como é comemorado no Brasil e no mundo. Foi relembrado que a árvore é o maior símbolo da natureza, e o que ela proporciona para os demais seres vivos. Pesquisa das árvores predominantes em cada região. Carimbo das diferentes folhas coletadas nas proximidades da escola.


SAÚDE: Com o objetivo de reconhecer que o lixo orgânico pode ser decomposto gerando adubo, foi feito uma pesquisa sobre a decomposição da matéria orgânica e o tempo necessário para que ela se torne adubo e registrado no caderno. Ficou combinado que os alunos armazenariam compostos orgânicos em suas casas, mas em embalagens fechadas (pote de sorvete, por exemplo), para evitar odores e, também, atrair insetos ou animais. Após três dias de coleta trouxeram os compostos para escola e coletivamente organizaram uma compostagem.



COMUNICAÇÃO: Pesquisa dos diferentes programas de rádio e as diferentes emissoras que conseguimos sintonizar em nosso município. Diferença entre rádio AM e FM. Ouvir um programa de rádio e apresentar um criado pelos alunos.



ESPORTE: Atividades no pátio com brincadeiras direcionadas e no miniparque.
 SUPORTE PEDAGÓGICO: Formar frases com a palavra árvore, escrever uma carta imaginando que cada é um tipo de árvore. Produzir um texto coletivo pedindo as pessoas para cuidar e plantar mais árvores registrando a importância das mesmas.

SEMANA DE 27 A 02 DE OUTUBRO

SUPORTE PEDAGÓGICO: Acróstico coma palavra primavera, leitura, interpretação e atividades gramaticais do poema A primavera chegou de Cecilia Bueno Dos Reis. A hora leitura foi um texto informativo sobre o girassol. Problemas matemáticos sobre a atual estação do ano.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Pesquisa quando inicia e termina a primavera, o que acontece com as plantas e qual a principal função das flores, mudanças climáticas da estação duração da noite e do dia e as flores que se destacam na primavera. Mural com o desenho delas.





COMUNICAÇÃO: Dando continuidade ao conteúdo emissoras de rádio os alunos fizeram leituras de poemas e versos sobre a primavera imaginando estar na Radio Fraiburgo. Foi também criado propagandas comerciais relacionadas a primavera.


SAÚDE: Informações sobre as alergias sazonais, geralmente causadas na primavera, devido à presença dos polens. Apesar de haver polens no ar atmosférico durante todo o ano, é na Primavera que as concentrações são mais elevadas. Principais sintomas e cuidados


ESPORTE: Atividades direcionadas com diferentes tipos de bolas, com corda, bastão e arco. Campeonato de queimada com rei e rainha.


Encerramos o mês com a culminância do projeto MPT. No dia 01/10/2015 nas dependências do Programa Mais Educação tivemos a honra de receber o coordenador Pedagógico Fernando André Marques representando a Secretaria Municipal de Educação, Diretora da Escola Márcia Cruz Antunes, Assistente social Mavis. Na oportunidade os mais de cinquenta pais e ou responsáveis ouviram alguns esclarecimentos a respeito dos direitos e deveres das crianças e adolescentes e assistiram apresentações referentes ao projeto desenvolvido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário