segunda-feira, 6 de maio de 2013

Entrevista com a Secretária de Educação Elionete Francescatto Konkol


O assunto do momento nas escolas de Fraiburgo é o mesmo, CONAE 2014, para explicar um pouco mais o que é a CONAE, conversamos com a Secretária de Educação, Elionete Francescatto Konkol.

O QUE É A CONAE?

A CONAE é uma Conferência Nacional de Educação e tem o objetivo de oportunizar a todos os envolvidos com a educação discutir, refletir e levantar propostas para a melhoria da educação em âmbito nacional. Esta é a Segunda Conferencia em esfera nacional, a primeira aconteceu em 2010 e deu origem ao Plano Nacional de Educação. Esta CONAE tem como tema Central o estudo do Plano Nacional de Educação, em resumo a qualidade da Educação.

QUEM ESTÁ ORGANIZANDO A CONAE?
O Fórum Nacional de Educação é quem dá as diretrizes. Aqui em Fraiburgo a SME tem articulado todas as ações, mas tem-se uma Comissão Organizadora que se reúne, discute e toma todas as decisões.

QUEM FAZ PARTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONAE?

Fazem parte da Comissão Organizadora representantes das mais diversas entidades educacionais organizadas. Como: Representantes de diretores do Ensino Fundamental, Representante de diretores da Educação Infantil, Representantes de pais de alunos, Representantes de professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, Representantes de todas as escolas estaduais do município, Representantes de alunos Jovens e Adultos, Representante do Sindicato dos trabalhadores de Fraiburgo, Representante do Conselho Municipal de Educação, Representantes da SME e da Prefeitura Municipal, Representante da APAE, do Instituto Federal de Santa Catarina, do Senai , Representante de Escola Particular, Representante da UNIARP e UNOESC. Pretende-se que no futuro seja criado o FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO como determina o Fórum Nacional, para que assim, futuras CONAE sejam organizadas por este órgão. O Fórum passará a se reunir para discutir as várias esferas da educação, como qualidade, avaliação, plano de carreira, formação continuada, financiamento da educação entre outros.

QUAIS AS ETAPAS DA CONAE?

A Comissão vem se reunindo a mais ou menos 1 mês e meio. Inicialmente na data de hoje acontece a CONAE ESCOLAR em todas as escolas, Centros de Educação Infantil, Universidades, tanto na rede municipal como estadual e particular. Em seguida teremos a etapa municipal que acontecerá no dia 22 de maio, durante todo o dia. Neste momento serão escolhidos 44 delegados os quais seguirão para a etapa estadual, levando consigo as metas e anseios da comunidade fraiburguense. Além da etapa estadual teremos a etapa nacional em Brasília no ano de 2014.

DESDE A SEMANA QUE PASSOU AS ESCOLAS ESTÃO MOBILIZADAS PARA ATIVIDADES REFERENTES À CONAE. FALE UM POUCO SOBRE ESTAS ATIVIDADES.

Nas escolas e CEI’s municipais esta etapa teve um momento de preparação no dia de ontem, aonde os diretores organizaram-se para repassar informações sobre a CONAE para professores, pais e alunos. Foi uma importante oportunidade para que todos os envolvidos conhecessem o Plano Nacional de Educação e refletissem sobre as ações que ainda faltam para atingirmos uma efetiva qualidade na educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário