terça-feira, 28 de maio de 2013

Sanefrai lança programa para coleta de óleo de cozinha usado


A Autarquia Municipal de Saneamento de Fraiburgo - SANEFRAI, lança o programa da coleta de óleo de cozinha usado. A campanha prevê a entrega de embalagens fechadas com o óleo de cozinha usado em estabelecimentos credenciados, objetivando proteger o meio ambiente e promover a logística reversa.

Com o apoio da Secretaria de Educação de Fraiburgo, o projeto também prevê a realização de workshops nas escolas da rede municipal, com o intuito de divulgar, de forma sócio-educativa a problemática causada pelo descarte indevido deste resíduo no meio ambiente, bem como estimular a política dos 5 R's. Será creditado para as escolas participantes o valor de R$0,30 por litro de óleo de cozinha usado entregue pelos alunos e comunidade em geral, para troca por materiais escolares.

De acordo com o Presidente da SANEFRAI, Elói Regalin, o objetivo principal do programa é dar a destinação correta ao óleo doméstico, grande poluidor do solo e das águas. “Nosso objetivo é, por meio da sensibilização e da educação ambiental, incentivar o descarte correto desse resíduo, o qual se torna matéria-prima para outros processos produtivos. Esse resíduo, quando descartado incorretamente, provoca entupimentos nas redes de esgoto e o óleo também causa a poluição das águas superficiais e subterrâneas", disse Regalin.

Os pontos de entrega voluntária serão instalados nas escolas do município, postos de combustíveis e unidades da SANEFRAI, a qual encaminhará todo o óleo para a Unidade de Saneamento Ambiental no Jardim América, sendo a empresa NutriSeara a responsável pelo processamento e a reutilização na forma de biodiesel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário