A
contação de história no desenvolvimento escolar e cognitivo
favorece, aguça e ativa o conhecimento da criança por meio do
imaginário, do criar e recriar, do conte outra vez. Faz a criança
apropriar-se de um mundo mágico, com grandes possibilidades de
viagem pelo mundo do encantamento, proporciona abertura de portas,
permitindo um desenvolvimento linguístico a partir do enriquecimento
do seu vocabulário, além de todo um contexto que envolve a
reprodução da literatura ou contação de história vivenciada. A
contação de história também traz a possibilidade de
contextualizar o conteúdo escolar de uma forma interdisciplinar,
lúdica e prazerosa, oportunizando um momento pedagógico.
Contar histórias não é tarefa difícil, o desafio está em contar histórias em diferentes práticas de leitura, como acontece na vida real. No CEI o contato com a língua materna e as práticas de leitura devem estar presentes no cotidiano das crianças desde bem cedo, devem ser o mais lúdicas, prazerosas e divertidas possível, para que, se desperte nelas o prazer pela leitura e o seu pleno desenvolvimento.
Contar histórias não é tarefa difícil, o desafio está em contar histórias em diferentes práticas de leitura, como acontece na vida real. No CEI o contato com a língua materna e as práticas de leitura devem estar presentes no cotidiano das crianças desde bem cedo, devem ser o mais lúdicas, prazerosas e divertidas possível, para que, se desperte nelas o prazer pela leitura e o seu pleno desenvolvimento.
Longe
de ser um modismo, utilizar materiais lúdicos como o avental de
histórias, fantoches, dedoches, roupas e acessórios, podem ser uma
estratégia muito útil para variar as práticas em sala, e são
materiais que já tem sido explorado por vários professores. Por
meio da leitura em voz alta e do movimento das ilustrações que
acompanham as narrativas, dá para mostrar aos pequenos que é
possível recontar histórias conhecidas com as próprias palavras e
criar, que nunca serão contadas da mesma maneira.
O
uso destes materiais, estimula a intervenção das crianças, que
ficam quase que hipnotizadas com os cenários coloridos e com o
movimento das personagens, bem próximos e ao alcance de suas mãos.
E o melhor de tudo é que todos podem pegar e manipular as
personagens, mudando muitas vezes, o desfecho das histórias.
Com
a contação de histórias, seja ela realizada pelo uso de aventais,
fantoches, livros ou outros materiais, acontecem o despertar da
linguagem que é crescente e diariamente observado pelas professoras
nas crianças pequenas, bem como o seu interesse pelas histórias. É
assim, desde a primeira infância e de maneira lúdica, que se formam
futuros leitores, autônomos, críticos, pensantes e não com a
leitura passiva de histórias contadas e recontadas sempre do mesmo
jeito.
Colaboração:
Coordenadora Alessandra Zonta, habilitada em Educação Infantil e
Series Iniciais, pós graduada em Educação Infantil e Series
Iniciais, Alfabetização e Letramento e Educação Especial e
Interdisciplinaridade; Professora Rosângela de Paula, formada em
Pedagogia, Pós Graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais;
Cheila kelen Schulze, Auxiliar de Sala.
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