terça-feira, 14 de julho de 2015

Festa Junina - CEI Arnoldo Frey

A comemoração da festa junina começou há muito tempo, com os povos persas e egípcios, pois eles tinham como prática de subsistência o cultivo da terra, e realizavam rituais de fertilidade para o crescimento das plantações, buscando uma boa colheita. Esses rituais aconteciam no início do ciclo agrícola. Na era cristã, mesmo que fossem considerados pagãos estes rituais permaneceram desde o século XIV.
Entre as comemorações mais se destacavam as queimadas das fogueiras que simbolizavam a vitória da luz e do calor, e a igreja resolveu colocar uma nova simbologia para as fogueiras. Juntamente com os fogos, vieram outros hábitos festivos, danças da quadrilha, com essa festa, um dos objetivos da igreja havia sido conquistado: unir o povo a religião, isto é, nos dias santificados, as ruas, casas e janelas eram enfeitadas, em consequência disso comemoram-se os dias de São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio, completando o ciclo de eventos festivos da igreja.
Hoje, essas festas já fazem parte da cultura brasileira, sendo assim a segunda festa mais comemorada no Brasil.
A festa junina é uma festa que traz muita arte popular com influencias própria dependo da região em que é comemorada. Os trajes trazem características locais, como chapéus de palha, tecidos floridos ou xadrez nas vestimentas, casamento caipira, discurso do padrinho, brincadeiras, comidas típicas, danças, músicas e muita alegria.
A festa junina é um tema que desperta interesse nos alunos, pois logo nos primeiros dias de junho já os professores começam a falar para as crianças sobre as festas de São João, e outros desse mês, e os alunos ficam eufóricos e ansiosos aguardando pela realização da festa no C.E.I.
Trabalhamos com os alunos do Berçário I - II e Maternal I, através dos diálogos explicamos quem são os santos, através de gravuras históricas, dança, cantos, músicas típicas, brincadeiras e comidas típicas, trajes da roça, fogueiras. E os cuidados que temos que ter com a fogueira.

Atividade realizada foi: confecções das bandeirinhas, casal caipira, fogueira, ensaio da dança e muitas cantigas e danças caipiras com objetivo sempre estimular a oralidade percepção, psicomotricidade e a socialização.

Professoras Berçário I e II e Maternal I: 

Soelene Moraes da Silva e
Ivone Verona











Nenhum comentário:

Postar um comentário