terça-feira, 7 de julho de 2015

Alimentação saudável para as crianças - CEI Santo Antônio

A alimentação de uma criança é de vital importância, levando em conta que este é um período crucial para a formação de hábitos alimentares. Pensando na formação destes trabalhou-se com as crianças do pré I do CEI Santo Antonio desde o processo que alguns alimentos passam desde seu plantio até a chegada aos lares para serem servidos como alimentos, enfatizando a importância de alguns alimentos que oferecem nutrientes fundamentais no desenvolvimento das crianças:
Ferro
A deficiência em ferro é bastante comum nesta faixa etária, já que os requerimentos em ferro são elevados, e a ingestão de alimentos reduzida, especialmente em peixe ou carne. Alimentos ricos em vitamina C, ingerindo sucos, ajudam a absorção do ferro, por isso deve incluir um copo natural de laranja ao jantar, por exemplo.
Cálcio
Este mineral é vital para o crescimento de ossos e dentes, por isso é fundamental que a criança consuma leite e produtos derivados do leite em quantidade suficiente.
Vitaminas A, C e D
A vitamina A é necessária para uma pele saudável e desenvolvimento celular, não podendo faltar na alimentação de crianças nestas faixas etárias.
A vitamina C é importante para o sistema imunológico e crescimento. Ajuda a absorção de ferro, em particular de fontes vegetais. As frutas e legumes são excelentes fontes de vitamina C.

A vitamina D é essencial para o metabolismo do cálcio e pode até ser sintetizada pela ação do sol através da pele. No Inverno, se a criança está sempre coberta por roupas no exterior, assegure-se que inclui boas fontes de vitamina D, ou suplementos alimentares que contenham esta vitamina.



















C .E. I SANTO ANTONIO
DIRETORA: MARIANA BITTENCOURT
COORDENADORA DE UNIDADE: LUCIANE FABER DIDOMENICO
PROFESSORA RESPONSÁVEL PRÉ I: SANDRA MARIA HERMES LEMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário