segunda-feira, 13 de julho de 2015

ESTIMULAÇÃO SENSORIAL- TEXTO CONSTRUÍDO PELAS PROFESSORAS DO PRÉ I

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 
COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

TEXTO CONSTRUÍDO PELAS PROFESSORAS DO PRÉ I

ESTIMULAÇÃO SENSORIAL

Estimular uma criança é criar alternativas para proporcionar seu desenvolvimento de forma global e isso deve acontecer no tempo correspondente respeitando seu ritmo e as fases do desenvolvimento.

É nos primeiros anos da vida que ocorre o desenvolvimento do cérebro e de suas conexões, desta maneira percebe-se a importância das experiências vivenciadas pela criança. A falta ou a inadequação de estimulação poderá causar perdas ou danos em funções que são fundamentais para o desenvolvimento pleno, portando é necessário que todo o profissional envolvido no trabalho infantil tenha conhecimento da necessidade de proporcionar situações e experiências que propiciem a estimulação.

A estimulação dos sentidos proporciona o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e linguístico da criança. Oportunidades para estimular os sentidos de visão e audição acontecem de maneira mais fácil, mas os outros sentidos: paladar, olfato e tato devem ser estimulados na mesma proporção . A estimulação sensorial é extremamente importante desde o nascimento, pois as sinapses, conexões entre os neurônios (células responsáveis pela formação das sinapses) são formadas neste período.

Sabe-se que as instituições de ensino estão cada vez mais preparadas para acolher esses pequenos que deverão acima de tudo receber toda atenção, carinho, oportunidades de estimulação e desenvolvimento de suas habilidades . As crianças precisam de espaço para se movimentar e também de alternativas e situações que lhes possibilite se expressar e se comunicar. É preciso considerar que as crianças encontrarão uma equipe de profissionais que deverão propiciar-lhes as mais diversas situações de estímulos e aprendizagem visando o seu desenvolvimento integral, abaixo algumas sugestões de atividades.

  • Circuito com muitos obstáculos;
  • Pular corda;
  • Amarelinha;
  • Trabalhar em frente ao espelho, brincar de fazer caretas, observar características próprias;
  • Esconder objeto, esconder um colega ( música zip,zip, zá);
  • Batata quente
  • Dança da cadeira,
  • Dança da cadeira ( tirando a cadeira e as crianças sentam no colo do colega)
  • Separar diversos materiais de tamanho pequeno;
  • Brincadeiras de roda;
  • Morto-vivo;
  • Onça -jacaré;
  • Dominó com números, formas geométricas, cores;
  • Quebra-cabeças;
  • Alinhavos;
  • Brincadeiras com o corpo para trabalhar noções matemáticas;
  • Rimas
  • Músicas, cantos;
  • Histórias, teatro, fantoches;
  • Dramatização das histórias contadas; (caracterizar personagens, com roupas, mascaras, etc);
  • Bambolê;
  • Jogos diversos para associar números e quantidades;
  • Jogos e brincadeiras para reconhecer o alfabeto,
  • Chamada com fichas (Pega a sua e entrega as dos colegas);
  • Pé- de- lata;
  • Andar sobre a linha com traçados diversos;
  • Arremessar a bola no cesto, alvo;
  • Brincadeiras com bolas (quicar, chutar, jogar para cima, etc);
  • Peteca;
  • Calçar a cadeira (Com o calçado da criança e cada um acha seu par);
  • Rukizuki (Expressão corporal, mão direita para dentro, girar a mão direita, sacudir, a mão direita, bater palmas e bater os pés e depois repete tudo com a mão esquerda, pé direito, pé esquerdo, a barriga, o bumbum, a cabeça, etc);
  • Músicas e dança com gestos;
  • Proporcionar oportunidades para a criança relatar notícias, fatos;
  • Jogos e brincadeiras que utilizem sonorização de palavras;
  • Gravar as falas das crianças e mostrar para elas;
  • Brincadeira de mímica;
  • Levar na biblioteca, manusear livros, fazer sua leitura;
  • Fazer sons com o corpo;
  • Dançar ritmos diversos;
  • Manipular diversos materiais como tinta, cola areia, carvão, etc;
  • Leitura de diversos gêneros textuais para as crianças;
  • Atividades de colagem (montagem de cenários, mosaicos);
  • Construir maquetes;
  • Trabalhar expressões faciais;
  • Nomear sequências de objetos;
  • Comparar tamanhos (entre colegas, professora, cabelos, pés, mãos);
  • Utilizar as crianças para trabalhar contagem, números;
  • Brincadeira de esconde-esconde
  • Pega-pega
  • Coelhinho sai da toca;
  • Observar o ambiente e encontrar formas geométricas, depois desenhar;
  • Decorar e declamar quadrinhas, parlendas;
  • Observar os fenômenos da natureza como dia e noite, a chuva, o sol, a Lua, as nuvens, as estrelas, estações do ano, o vento;
  • Conhecer a importância da alimentação saudável e roupas adequadas conforme o clima;
  • Conhecer a história da escrita;
  • Acompanhar a germinação de sementes;
  • Observar animais pequenos nos arredores da escola;
  • Brincar de fazer bolhas de sabão;
  • Apreciar e conhecer obras de arte(Fazer releituras, caracterizar as crianças);
  • Contar e identificar letras de seu nome, de palavras diversas;
  • Fazer massa de modelar caseira;
  • Criar situações-problema e resolver com as crianças;
  • Caça ao tesouro;
  • Etc.












Nenhum comentário:

Postar um comentário