PREFEITURA
MUNICIPAL DE FRAIBURGO
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO
DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEXTO
CONSTRUÍDO PELAS PROFESSORAS DO PRÉ I
ESTIMULAÇÃO
SENSORIAL
Estimular
uma criança é criar alternativas para proporcionar seu
desenvolvimento de forma global e isso deve acontecer no tempo
correspondente respeitando seu ritmo e as fases do desenvolvimento.
É
nos primeiros anos da vida que ocorre o desenvolvimento do cérebro e
de suas conexões, desta maneira percebe-se a importância das
experiências vivenciadas pela criança. A falta ou a inadequação
de estimulação poderá causar perdas ou danos em funções que são
fundamentais para o desenvolvimento pleno, portando é necessário
que todo o profissional envolvido no trabalho infantil tenha
conhecimento da necessidade de proporcionar situações e
experiências que propiciem a estimulação.
A
estimulação dos sentidos proporciona o desenvolvimento cognitivo,
emocional, social e linguístico da criança. Oportunidades para
estimular os sentidos de visão e audição acontecem de maneira mais
fácil, mas os outros sentidos: paladar, olfato e tato devem ser
estimulados na mesma proporção . A estimulação sensorial é
extremamente importante desde o nascimento, pois as sinapses,
conexões entre os neurônios (células responsáveis pela formação
das sinapses) são formadas neste período.
Sabe-se
que as instituições de ensino estão cada vez mais preparadas para
acolher esses pequenos que deverão acima de tudo receber toda
atenção, carinho, oportunidades de estimulação e desenvolvimento
de suas habilidades . As crianças precisam de espaço para se
movimentar e também de alternativas e situações que lhes
possibilite se expressar e se comunicar. É preciso considerar que as
crianças encontrarão uma equipe de profissionais que deverão
propiciar-lhes as mais diversas situações de estímulos e
aprendizagem visando o seu desenvolvimento integral, abaixo algumas
sugestões de atividades.
- Circuito com muitos obstáculos;
- Pular corda;
- Amarelinha;
- Trabalhar em frente ao espelho, brincar de fazer caretas, observar características próprias;
- Esconder objeto, esconder um colega ( música zip,zip, zá);
- Batata quente
- Dança da cadeira,
- Dança da cadeira ( tirando a cadeira e as crianças sentam no colo do colega)
- Separar diversos materiais de tamanho pequeno;
- Brincadeiras de roda;
- Morto-vivo;
- Onça -jacaré;
- Dominó com números, formas geométricas, cores;
- Quebra-cabeças;
- Alinhavos;
- Brincadeiras com o corpo para trabalhar noções matemáticas;
- Rimas
- Músicas, cantos;
- Histórias, teatro, fantoches;
- Dramatização das histórias contadas; (caracterizar personagens, com roupas, mascaras, etc);
- Bambolê;
- Jogos diversos para associar números e quantidades;
- Jogos e brincadeiras para reconhecer o alfabeto,
- Chamada com fichas (Pega a sua e entrega as dos colegas);
- Pé- de- lata;
- Andar sobre a linha com traçados diversos;
- Arremessar a bola no cesto, alvo;
- Brincadeiras com bolas (quicar, chutar, jogar para cima, etc);
- Peteca;
- Calçar a cadeira (Com o calçado da criança e cada um acha seu par);
- Rukizuki (Expressão corporal, mão direita para dentro, girar a mão direita, sacudir, a mão direita, bater palmas e bater os pés e depois repete tudo com a mão esquerda, pé direito, pé esquerdo, a barriga, o bumbum, a cabeça, etc);
- Músicas e dança com gestos;
- Proporcionar oportunidades para a criança relatar notícias, fatos;
- Jogos e brincadeiras que utilizem sonorização de palavras;
- Gravar as falas das crianças e mostrar para elas;
- Brincadeira de mímica;
- Levar na biblioteca, manusear livros, fazer sua leitura;
- Fazer sons com o corpo;
- Dançar ritmos diversos;
- Manipular diversos materiais como tinta, cola areia, carvão, etc;
- Leitura de diversos gêneros textuais para as crianças;
- Atividades de colagem (montagem de cenários, mosaicos);
- Construir maquetes;
- Trabalhar expressões faciais;
- Nomear sequências de objetos;
- Comparar tamanhos (entre colegas, professora, cabelos, pés, mãos);
- Utilizar as crianças para trabalhar contagem, números;
- Brincadeira de esconde-esconde
- Pega-pega
- Coelhinho sai da toca;
- Observar o ambiente e encontrar formas geométricas, depois desenhar;
- Decorar e declamar quadrinhas, parlendas;
- Observar os fenômenos da natureza como dia e noite, a chuva, o sol, a Lua, as nuvens, as estrelas, estações do ano, o vento;
- Conhecer a importância da alimentação saudável e roupas adequadas conforme o clima;
- Conhecer a história da escrita;
- Acompanhar a germinação de sementes;
- Observar animais pequenos nos arredores da escola;
- Brincar de fazer bolhas de sabão;
- Apreciar e conhecer obras de arte(Fazer releituras, caracterizar as crianças);
- Contar e identificar letras de seu nome, de palavras diversas;
- Fazer massa de modelar caseira;
- Criar situações-problema e resolver com as crianças;
- Caça ao tesouro;
- Etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário